Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O monstro, a ciência e as reflexões
DIRCEU DETROZ

Seria comédia uma raça de arrogantes ser apavorada por um monstro só visível no microscópio. Um vírus fez o planeta curvar-se e ficar de joelhos. Impensável, escreveu-se o enredo da escolha: Os que deveriam morrer e os que deveriam viver. É trágico.

Esse monstro foi responsável por outras epidemias. Se a Covid-19 começou na China, nas redes sociais começaram as criadas pelos humanos. Mesmo isolados fomos infectados por epidemias de conspirações. Por epidemias de negações. Por epidemias extremistas. Juntando todas, as redes sociais criaram o monstro perfeito da ignorância. Um bichinho de estimação. Quem quiser pode ter um. A procura é grande.

A ciência foi a primeira a ir ao campo de batalha enfrentar o monstro. Apesar de ser posta em xeque por mitos extremistas, a ciência jamais se permitiu deixar o front. Numa analogia com o título do livro escrito por Erich Maria Remarque, agora já existem novidades no front. Isto não significa que a vitória contra o monstro esteja próxima. Ele já surfa numa segunda onda.

Essas novidades estão na reportagem de capa da revista Veja desta semana: “As respostas da ciência”. Separada dos mitos, a ciência já deu o seu grande primeiro passo para entender o funcionamento do monstro. Os diagnósticos, os tratamentos, os riscos de morte, a contaminação, a prevenção, as mutações do monstro. As possibilidades de vacinas eficazes e quando elas estarão disponíveis.

Também isolados, os pensadores da atualidade dão opiniões e fazem reflexões sobre as causas, as consequências e o mundo pós-pandemia. As causas é onde há mais consenso. Os humanos estão alterando drasticamente o planeta. A sede por progresso e riquezas estão nos fazendo invadir habitats que não deveriam nos pertencer. Uma certeza. Teremos de enfrentar outros monstros invisíveis.

Num artigo transformado em livreto, Yuval Noah Harari chama a atenção para a falta de líderes e os perigos da ascensão dos populistas: “Se a epidemia resultar em maior desunião e maior desconfiança entre os humanos, o vírus terá aí sua grande vitória. Quando os humanos batem boca os vírus se multiplicam”, diz Yuval.

Olhando para o mundo pós-pandemia a palavra que surge é a “cooperação”. Ela é usada tanto por Harari quanto pelo físico Fritjof Capra, autor dos livros “O Tao da Física” e “Ponto de mutação”. Capra ataca a divindade do PIB e as ideologias: “Justiça social não é uma disputa política de direita ou esquerda, mas uma questão de vida ou morte”.

Para o peruano Mario Garcia Llosa Nobel de Literatura, no pós-pandemia o “mundo sairá melhor”. O mesmo Llosa, num artigo chamou o autoritarismo de medieval e culpado pelos riscos de “retornar o mundo à Idade Média”. Por um mundo melhor, é preciso derrotar outros monstros perigosos. Monstros visíveis sem microscópios.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52924


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54696 Visitas

Páginas: Próxima Última