Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sofrimento e Fé
Patrícia

“Por que não morri ao nascer, e não pereci quando saí do ventre?” (Jó 3.11)

O livro de Jó fala de um homem considerado bom por Deus. Esse homem enfrentou sofrimento em três áreas da vida (financeira/material, familiar e física). Ele perdeu muito. Perdeu bens materiais, filhos e sua saúde. Porém, não perdeu tudo: a fé em Deus. Diante do sofrimento intenso e sem identificar a causa do seu sofrer, Jó perseverou. Jó adorou a Deus. Em tudo ele viu a operação divina, conforme Jó 1.21 (…) “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”.
As notícias trágicas espalharam-se, e é incrível como tais notícias se espalham velozmente! Então, três amigos de Jó vieram de suas terras para prestar apoio. Eles simplificaram a causa daquele sofrimento todo em uma única justificativa: infidelidade a Deus. Estavam enganados. Seria melhor que tivessem ficado em silêncio, pois acrescentaram dor ao amigo. Deus mesmo testificou da retidão de Jó. O sofrimento deve ser olhado dentro da perspectiva divina. Se não temos respostas para o sofrimento de acordo com algum propósito de Deus, é melhor silenciar. Os três amigos usaram muitos argumentos aparentemente corretos contra Jó, mas desvinculados do propósito divino. Portanto, não eram as respostas de Deus para o amigo sofredor.
Muitas vezes, quem sofre não sabe o porque disso e quem o cerca, muito menos. Assim, o conselho somente é válido se for dado com amor e compaixão. Jó não pecou ao externar sua tristeza profunda, mas seus amigos pecaram ao julgar a causa de seu sofrimento de maneira errada. O desabafo não significa que buscava respostas: consolo é uma coisa e resposta/sentença é outra. Eles viam e ouviam, mas não o compreendiam. O silêncio seria melhor.
Deus não revelou a Jó o motivo dos dolorosos acontecimentos. Ao leitor, sim, é revelado. Por isso, mais importante que conhecer a motivação do sofrimento é confiar em Deus. O sofrimento de Jó não era punição, mas plano divino. Para que? Abençoá-lo!
Jó desperdiçou muito tempo justificando-se para seus amigos, enquanto devia concentrar-se apenas em crer em Deus. Em Romanos 8.33 Paulo diz: “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.”
Quando o mal inesperado surge e o desespero quer dominar os sentimentos, temos em Jesus descanso e consolo verdadeiros, ainda que tudo pareça sem sentido ou injusto. Segundo João 14.27: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” Jesus é a resposta certa para todos os sofrimentos, pois Ele os venceu na cruz.


Biografia:
Sou cristã, escritora e curitibana. Formada em Letras, com diversos cursos teológicos. Vamos trocar ideias e aproveitar as palavras para expressar as maravilhas da vida.
Número de vezes que este texto foi lido: 246


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios As misericórdias são inesgotáveis Patrícia
Ensaios Jesus Cristo e os desafios Patrícia
Poesias Palavra poderosa Patrícia
Ensaios Deus me conhece Patrícia
Ensaios Plano de Deus Patrícia
Ensaios Deus nos formou com muito amor Patrícia
Ensaios Infidelidade Patrícia
Ensaios Voltando ao assunto Patrícia
Ensaios Deus e a minha oração Patrícia
Ensaios Deus e nossa esperança Patrícia

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 29.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184885 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 160211 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 160000 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130112 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 113376 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 75274 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69339 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 63398 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 59537 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55156 Visitas

Páginas: Próxima Última