Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A sabedoria do conselho
Patrícia

“O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.” Provérbios 13.10


Somos orientados biblicamente a buscar e ouvir conselhos. Nossas interpretações e conclusões a respeito das questões cotidianas são limitadas e viciadas. Não enxergamos o que deveríamos e não ponderamos sensatamente. Em Provérbios 14.12 está escrito: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” Somos enganados por nossas emoções, precipitações, ansiedades, desejos equivocados e aquilo que parece bom é, na verdade, muito mau. Além disso, a sabedoria não habita por completo em cada indivíduo. Ela está completamente em Deus e o Espírito Santo que habita em cada filho de Deus dá sabedoria a cada um, repartindo-a entre todos. Precisamos uns dos outros, da sabedoria de cada um, da cumplicidade, do encorajamento e, também, das repreensões e alertas. Em Provérbios 16.18 lemos que:“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Um coração humilde recebe e busca o conselho para não seguir por caminhos de destruição e queda.
O conselho envolve vários aspectos, como: compromisso com o próximo, querendo seu bem-estar e sua proximidade com Deus, não o afastamento; profundidade, pois a análise da questão deve se basear na Bíblia, não apenas em suposições; responsabilidade com as consequências à sua adesão, visto que vivemos a Lei da Semeadura e ela não falha. Essencialmente, o conselho é baseado em amor. Tomando o texto de 1 Coríntios 13. 4-5, lemos: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”, pode-se aplicar todos esses adjetivos ao conselheiro que fala baseado em amor. Esse conselheiro é paciente com as dúvidas e inquietações do próximo, ele é bondoso, dispondo-se a auxiliar e doar seu tempo e palavras. Não sente inveja das oportunidades e benefícios que seu conselho trará ao outro, não se vangloria da ajuda que ministra e não se orgulha de sua sabedoria. Esse conselheiro não é vaidoso, pois reconhece que não é sábio em si mesmo e que a verdadeira sabedoria vem do alto, conforme está escrito em Tiago 3.17: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” Ele também não trata mal, com grosserias, é amável em suas maneiras e palavras. Não é egoísta e não busca proveito próprio por meio dos conselhos que dá. Não fica irritado facilmente com o aconselhado, é calmo e acalma. Finalizando, o conselheiro não fica magoado se os seus conselhos não forem acatados. Ele sabe que está servindo ao próximo com aquilo que recebeu de Deus. Lendo o texto bíblico pode-se identificar o bom conselheiro por essas qualidades.
Que sejamos humildes para buscar o conselho e que possamos aconselhar a quem necessita, usando a Palavra de Deus como fonte de todo direcionamento e o amor de cristo como expressão de sabedoria.


Biografia:
Sou cristã, escritora e curitibana. Formada em Letras, com diversos cursos teológicos. Vamos trocar ideias e aproveitar as palavras para expressar as maravilhas da vida.
Número de vezes que este texto foi lido: 52837


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios "Mas longe esteja de mim gloriar-me" Patrícia
Ensaios O que é vaidade? Patrícia
Ensaios A sabedoria do conselho Patrícia
Ensaios Perseverança ou teimosia Patrícia
Ensaios Firme fé Patrícia
Ensaios Pilatos e a imparcialidade Patrícia
Ensaios Deus e o fogo do sofrimento Patrícia
Ensaios As aflições e o suicídio Patrícia
Ensaios Diga não e vença! Patrícia
Ensaios Ser fraco é ser forte! Patrícia

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 43.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54695 Visitas

Páginas: Próxima Última