Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Fé, a livre resposta a Deus
Pedro Melo

Resumo:
Um texto que nos mostra, baseado no Catecismo da Igreja Católica, na Bíblia,no dicionário, no Compêndio do Catecismo e na Tradição da Igreja, o que é a fé, como encontrá-la, e qual é a livre resposta do ser-humano a Deus.

"A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem” . O Dicionário nos ensina que a fé nada mais é do que:
“Crença religiosa, conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto, a primeira virtude teologal: adesão e anuência pessoal a Deus, seus desígnios e manifestações e confiança”.
Segundo o compendio do Catecismo da Igreja Católica a fé é a resposta e confiança completa a Deus, confiar plenamente nas formas que Ele usa para sua autorrevelação e em suas verdades reveladas. A fé é necessária para a nossa salvação, e somente a tem quem pede, de forma humilde, este grandioso e sobrenatural dom divino. O ato de ter fé é algo completamente humano, ou seja, da inteligência humana, só pode ter fé aquele capaz de ter razão – no contexto de Faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar e de ponderar ideias universais- e mesmo com todo o lado racional, a fé supera a razão e se baseia na Palavra de Deus, porem é injustificável que haja uma oposição entre fé e razão, pois ambas foram criadas por Deus, então para auxiliar nossa fé e nossa razão Deus nos deu sinais, provas exteriores de sua Revelação, isso explica de forma racional o motivo de Deus se encarnar, e de Jesus operar milagres na vida das pessoas e até mesmo os milagres ocorridos pela intercessão dos Santos.
“Por sua Revelação, "o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos, e com eles se entretém para os convidar à comunhão consigo e nela os receber". A resposta adequada a este convite é a fé.” Temos exemplos bíblicos que nos mostram a aceitação de tal convite, como é o caso da Virgem Maria, que acreditou na promessa do Arcanjo Gabriel de que ela conceberia uma criança vinda do Espírito de Deus sem que ela conhecesse homem algum. Sendo assim “Durante toda a sua vida e até sua última provação, quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, sua fé não vacilou. Maria não deixou de crer "no cumprimento" da Palavra de Deus. Por isso a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé.” , outro exemplo de fé, no AT, é Abraão o Pai da Fé - modelo de fé e o pai de todos os que creem - ele creu, "esperando contra toda esperança". A fé, como foi visto, supera a razão e isso se deve ao fato de que tal virtude é baseada na palavra de Deus, e Deus não pode mentir e nem omitir, enquanto a razão pode, por vezes, nos impor algumas armadilhas; realmente às verdades reveladas pode parecer obscuras à razão e à experiência humana, porem a certeza dada pela luz divina é maior que a que é dada pela luz da razão natural.
É típico dos homens terem a vontade de conhecer completamente Aquele que é “digno” de sua fé, por exemplo: Os eleitores do Candidato João têm o desejo, a ânsia de conhecê-lo e de saber quais os seus projetos que serão desenvolvidos em sua gestão. Quando temos essa vontade de conhecer a Deus, de conhecer seu plano salvífico, ou mesmo de se aprofundar em seu amor “um conhecimento mais penetrante despertará por sua vez uma fé maior, cada vez mais ardente de amor”   e com isso a frase de Santo Agostinho nos auxilia a compreensão: "eu creio para compreender, e compreendo para melhor crer”. Porém é necessário ser vigilante e prudente para não perder este inestimável dom, São Paulo em sua carta a Timóteo já alerta acerca de tal perda “Eis aqui uma recomendação que te dou meu filho Timóteo, de acordo com aquelas profecias que foram feitas a teu respeito: amparado nelas, sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé” .
Em suma podemos ver que a fé é um ato humano de livre resposta a Deus, que não deve ser forçado, pois é algo natural, voluntário. Para alcançar a salvação é necessário crer em Cristo e em Seu Pai, Deus; "sem fé é impossível agradar a Deus” . Para viver, crescer e perseverar até o fim na fé, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus; devemos implorar ao Senhor que a aumente; ela deve "agir pela caridade" , ser carregada pela esperança e estar enraizada na fé da Igreja.







Aluno do Seminário Propedêutico São José – Diocese de Franca
Cf Hb 11,1
Novo Aurélio (Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0 que corresponde à 3ª. edição, 1ª. impressão da Editora Positivo
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica parag. 25
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica parag. 27
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica parag. 28
IDEM
Catecismo da Igreja Católica - CIC 156
CIC 142
Cf Lc 1,38
CIC 149
Cf Rm 4,18
CIC 158
Cf 1Tm 1,18-19
Cf Hb 11,6
Cf Gl 5,6


Biografia:
Graduado em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia - IAF, Formado em Técnico de Administração pela Escola Doutor Júlio Cardoso, e Técnico em Publicidade e Propaganda - Uni Facef.
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MINORIAS SOCIAIS Pedro Melo
Artigos A SOCIEDADE E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Pedro Melo
Ensaios A Escolha por Deus Pedro Melo
Resenhas QUANDO O SER DIVINIZADO ESTÁ LOUCO Pedro Melo
Artigos A Sociedade do Aquário Pedro Melo
Poesias Fé, a livre resposta a Deus Pedro Melo
Artigos Concílio Vaticano II Pedro Melo
Artigos São Bernardo - Resumo e crítica Pedro Melo
Artigos A Porta da Fé e o testemunho de nossa própria caridade Pedro Melo
Artigos Mito da Caverna, o que é? Pedro Melo


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55014 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54888 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54789 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54689 Visitas

Páginas: Próxima Última