Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
a Magia se Renova com Nilto Maciel
Tânia Du Bois


      Inspiração é a expressão que me faz acreditar que a boa literatura me ensina a viver neste mundo e a sobreviver na expressão literária como força libertadora. Como exemplo, a magia se renovou com os autores que lutaram pela liberdade de expressão: Carlos Drummond de Andrade; José de Alencar; Guimarães Rosa; Augusto dos Anjos e, agora, com Nilto Maciel no livro Gregotins de desaprendiz.
     Nilto Maciel é feito de palavras: a magia com ele se renova no instante de ser a transparência das palavras; na transformação do pensamento em desejos, para revelar escritores que tem a palavra como bandeira da liberdade de expressão e da liberalização dos costumes em favor da cultura, como “Alheio à palavra de ordem “poesia deve ser um jeito de denúncia”. (Capítulo: Outros Poetas do Ceará)
     A magia se renova quando Nilto, em Gregotins de desaprendiz, abre as portas
para o leitor conhecer quem sustenta a boa literatura e assim, a poesia e a prosa ficam como instrumento de sedução, onde o estilo e a inspiração oferecem ao leitor a imediata sensação de bem estar, até porque o bom leitor procura por novidades. E, a redescoberta por Nilto de tantos escritores esquecidos, desconhecidos e desconsiderados pelo mundo editorial, enriquece e espalha pelo mundo a mágica renovada em “padrão” de textos consagrados, fazendo do leitor o seu ponto de encontro. “Por extensão, a palavra é, ainda, pedra no meio do caminho e nela o poeta tropeça para descobri-la. A palavra existe em abundância e ao poeta cabe alcançá-la”. (Capítulo: Joanyr de Oliveira: um poeta quase Bíblico)
     É efeito e tanto; fatia da literatura para enfrentar a realidade diária. Esse tipo de postura gera impasses: emoção versus razão e liberdade versus criação, onde a magia se renova.
     Nilto Maciel, ao desenhar palavras que sente e reapresentar autores que considera, rompe com a norma e a transgride na literatura e, algumas vezes, no comportamento, porque ao criar mostra diversas nuances ao mesmo tempo, que revelam a sua manifestação cultural. “Até onde ou quando somos sempre outros?” (Capítulo: Socorro Trindad: Misturando o joio e o trigo. Ele      renova a magia com as observações e personifica sua escrita no desvelar autores e transmitir suas sensações, que variam de acordo com o momento da leitura e da época, como expressa W. J. Solha: A Lucidez Possível.
     Nesse sentido, o livro Gregotins de desaprendiz é dinâmica de inspiração, onde Nilto Maciel registra aquilo em que acredita: obras com liberdade de expressão onde a magia se renova. Ainda, mostra que mesmo as coisas mais simples podem se tornar sublimes na escrita.
     A magia se renova nesse livro, porque tem o que dizer sobre todos os tempos; resgata emoções e recupera valores em épocas de incertezas. Nilto deixa claro que o escritor mais indicado é aquele que consegue conter a alma da obra e refletir os sonhos na literatura.     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O BELO É SENTIR O HOJE Tânia Du Bois
Artigos Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA Tânia Du Bois
Artigos O SIGNIFICANTE EM CARMEM PRESOTTO Tânia Du Bois
Crônicas “O QUE VALE É A AMIZADE” Tânia Du Bois
Artigos O TEMPO NÃO APAGOU Tânia Du Bois
Artigos A CIDADE DE JOÃO NINGUÉM Tânia Du Bois
Artigos O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? Tânia Du Bois
Artigos COMO O AVULSO DAS LUZES DO SOL Tânia Du Bois
Artigos ERA UMA VEZ... O UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PORTAS ABERTAS Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 331 até 340 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Rapunzel - Paula Vianna 52819 Visitas
O BOM HOMEM E A MULHER SONHADORA - orivaldo grandizoli 52819 Visitas
INVENÇÃO - orivaldo grandizoli 52819 Visitas
O TAO RETRÁTIL - DIRCEU DETROZ 52819 Visitas
Não insista em mim - Tanny Tarquínio 52819 Visitas
Quem é Voce - Almir Dantonio 52819 Visitas
TESOURO - orivaldo grandizoli 52819 Visitas
O MELHOR DA VIDA - orivaldo grandizoli 52819 Visitas
MIL ETERNIDADES - orivaldo grandizoli 52819 Visitas
Carinho de Dedos - Sua Margarida 52819 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última