Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESPETACULARIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Flora Fernweh

De acordo com o pensador francês Guy Debord, no mundo realmente revirado, o verdadeiro é um momento falso. Vive-se na contemporaneidade o fenômeno de massificação de imagens, que exercem um domínio significativo no cotidiano de muitos indivíduos. Essa situação facilita a disseminação de uma visão figurada diante do real e pode agravar efeitos negativos que afetam a saúde física e mental, a circulação de informações verídicas, e a sociedade que passa atravessa deste modo, por um processo de espetacularização.
     O excesso de informações divulgadas em um mundo marcado pela globalização e pelo fluxo de dados, superou os limites dos filtros que captam aquilo que se considera mais relevante, o veículo de divulgação mais expressivo é a internet, que revolucionou o planeta com seu potencial de informações, somada a ela, as redes sociais firmam suas bases em uma sociedade cujo pilar de sustentação é o olhar idealizado perante o real. É nítida por exemplo, a padronização ditada pela cultura de massa, teorizada por Adorno e Horkheimer, estudiosos da Escola de Frankfurt. Tornou-se naturalizado o hábito de apresentar situações e sentimentos por meio de imagens, que não condizem com o que é de fato vivido, e recorrente a necessidade de não sentir-se um sujeito invisível.
     O capitalismo em sua face mais genérica é um dos elementos que impulsiona e o modo teatral em que se apresenta o real, o modo consumista de viver propõe a ostentação de todo bem material e aliado a essa premissa, cria um cenário de felicidade irreal e transitória notadamente marcada pela influência do poder aquisitivo. No Brasil, analisa-se uma linha tênue entre espetáculo e fake news, é perceptível que a manifestação desses eventos relaciona-se às áreas de maior balbúrdia e atrito, como a política, por exemplo. No âmbito financeiro, o país atravessa uma etapa de liberalização econômica, que o aproxima de grandes mercados, como os Estados Unidos, aliada a isso, está a difusão do "American way of life".
     O desejo da fama e da admiração é indissociável da natureza humana, e mostrar-se superior através dos recursos que a internet proporciona é uma das formas encontradas nos dias atuais para sentir-se bem e imponente. Contudo, é fundamental conscientizar-se à respeito dos grandes estigmas que permeiam a sociedade, entre eles estão a baixa auto-estima, a ganância, o culto ao corpo e o racismo. A cautela frente às publicações é essencial, visto que mesmo de forma indireta e despretensiosa, não é incomum que desrespeitemos um indivíduo pelo o que ele é, por meio da tentativa de mostrar aquilo que não temos.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 788


Outros títulos do mesmo autor

Artigos ESPETACULARIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA Flora Fernweh
Crônicas SER POETA Flora Fernweh
Poesias COVID Flora Fernweh
Frases ANTIGUIDADE Flora Fernweh
Artigos IDENTIDADE NEGRA Flora Fernweh
Cartas AO COLEGA DA CASA VERDE (O ALIENISTA- MACHADO DE ASSIS) Flora Fernweh
Frases PRAIANA Flora Fernweh
Frases SILÊNCIOS Flora Fernweh
Poesias O QUE SOU? Flora Fernweh
Frases POEMA E POESIA Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 108.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
Vivo com.. - 34538 Visitas
eu sei quem sou - 33412 Visitas
camaro amarelo - 33361 Visitas
sei quem sou? - 33226 Visitas
MENINA - 33177 Visitas
CÉREBRO HUMANO - Tércio Sthal 33175 Visitas
A menina e o desenho - 33087 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 33076 Visitas
viramundo vai a frança - 33032 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 32942 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última