Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É POSSÍVEL FINGIR OUTRA VEZ
DIRCEU DETROZ

Fingindo uma inocência que beira ingenuidade infantil, um tipo de roupa que não cabe em adultos, o ex-presidente Lula se finge de inocente. Diz até ser um “honesto supremo”. Levando uma legião a acreditar. E não pensem que são só aqueles das manifestações nas ruas. As legiões que acreditam em Lula são muito maiores.

Dilma, outra ex-presidente vestiu a mesma roupa do seu criador. Desde as pedaladas que abreviaram seu segundo mandato, se diz uma inocente contumaz. De repente, os criminosos e cínicos são os publicitários e os empresários, que até pouco tempo tinham passe livre pela morada da presidente. Algumas legiões acreditam na sua inocência.

Desde a divulgação da conversa gravada entre o presidente e o agora “criminoso e bandido” da JBS, foi a vez de Michel Temer sair às pressas comprar sua roupa de ingenuidade. Seu grito de inocência ecoando parece estar gerando crenças.

E desta vez, as legiões que começam a acreditar na inocência de Michel Temer não precisam sair às ruas para aparecer. Na verdade, elas nem querem aparecer. Preferem ficar nos “porões escuros”. Santa inocência foi acreditar que o PMDB sairia ileso.

Falo da elite brasileira. Aquela que verdadeiramente governa o Brasil. Muitos ovacionando nossa democracia, acreditam que foi o povo nas ruas que derrubou Dilma do poder. É uma ilusão. Dilma apostou que poderia bater de frente com a elite brasileira e perdeu.

Se pudéssemos ouvir o pensamento da elite brasileira agora haveria gritos de “golpe”. Desde que assumiu o poder, Michel Temer tratou de governar exclusivamente pelo bem das elites. O que já foi aprovado e as reformas propostas não visam o bem do povo. Apenas o enriquecimento das elites. No controle da inflação e juros simulam melhoras.

É possível fingir outra vez? Acredito que sim. A razão é simples. A elite tem a capacidade de acreditar e tratar a “ingenuidade” ainda com mais vigor. Eles têm nas mãos as ferramentas próprias para momentos como este.

Não tenho bola de cristal. É possível que Michel Temer caia. Torço imensamente por este desfecho. Por outro lado, conheço bem o poder das elites. Permeada por uma mistura de corruptos e lucros disponíveis para compra e venda.

Desde quinta-feira a elite não discute o futuro de Michel Temer. Nas entrelinhas da mídia percebe-se claramente que a discussão da elite é sua permanência no poder.

Se não existir um plano B confiável, será preferível para a elite assumir a cumplicidade de um crime e manter Temer desta vez, não como um fantoche. Como um zumbi. Todos sabem estarem nus num lamaçal de vergonha. E que esta nudez não será castigada.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52838


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54698 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54607 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54568 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54396 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54358 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54335 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54294 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54216 Visitas
Amores! - 54172 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54139 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última