Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A TECNOLOGIA DEPOIS DE AMANHÃ
DIRCEU DETROZ

Faz pouco tempo que a internet chamou minha atenção para dois best-sellers mundiais. “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, e “Homo Deus: Uma breve história do amanhã”.

As duas obras foram escritas pelo professor de História, o israelense Yuval Noah Harari. A leitura de ambas será minha próxima empreitada depois que terminar de saborear “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway. Principalmente depois de ler seu relato a BBC no UOL. O que o velho Santiago diria do mundo futuro de Yuval Harari?

Yuval Harari tenta responder sua própria pergunta. Se os avanços em tecnologia, genética e inteligência artificial podem transformar a desigualdade econômica em desigualdade biológica? Seu longo relato pinta um mundo futuro tecnologicamente pouco atraente e assustador. No momento, todos somos cobaias.

Yuval começa narrando que a desigualdade existe “há no mínimo 30 mil anos”. Com a ascensão de ideologias como humanismo, liberalismo e socialismo, a igualdade adquiriu um “valor dominante”. O que não impediu de as tecnologias dominarem as ideologias.

A elite precisou de pessoas saudáveis para soldados, ou trabalhando na produção em fábricas. Yuval foi feliz cunhando uma frase que continua atualíssima: “Os governos não forneciam educação e vacinação porque eram bondosos. Eles precisavam de massas saudáveis”.

Agora os exércitos usam mais tecnologia e menos soldados. As fábricas menos empregados e mais automação. As “massas de saudáveis” foram perdendo espaço, e aumentando a desigualdade. Exatamente a nossa época atual.

É neste ponto que Yuval começa a pintar o futuro de negro com a ajuda da tecnologia. Ele enxerga a possibilidade e eu concordo, de a desigualdade econômica ser engolida pela desigualdade biológica.

Imaginem quando os ricos como diz Yuval, conseguirem alterar pelo DNA sua estrutura biológica. Serão mais inteligentes e saudáveis. Viverão mais. E pior. Controlarão todos os algoritmos. Desde os transportes que daqui há trinta anos viajarão sem motoristas, até medicamentos e alimentos. Quem sabe, com o poder de decidir quem deve viver ou morrer. Um novo Holocausto com novas tecnologias biológicas. Essas duas últimas pinceladas na pintura, foram intromissões minhas. Yuval não chegou a tanto.

Na visão de Yuval a tecnologia criará uma “massa de inúteis dependente da bondade de uma pequena elite, que também não estará totalmente salva. A explicação de Yuval apesar de assustadora é simples. “Quando a inteligência artificial for mais inteligente que nós, toda a humanidade poderá se tornar inútil”. E descartável.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54706 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54614 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54570 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54404 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54360 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54343 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54301 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54218 Visitas
Amores! - 54197 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54152 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última