Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DESGLOBALIZAÇÃO
DIRCEU DETROZ

O termo globalização começou a ser usado em meados de 1980, ganhando maior ênfase a partir de 1990. Com o mundo navegando na onda do liberalismo, a globalização visava aprofundar a integração econômica, social, cultural e política entre as nações. Havia a ideia utópica de um mundo sem fronteiras.

Dentro deste pacote é possível destacar alguns outros aspectos da globalização. Abriram-se discussões sobre os desafios ambientais. Os especialistas em mudanças climáticas ganharam a atenção dos governantes. E novamente como ideias utópicas esperava-se um freio na destruição do planeta, e a disseminação do conhecimento.

Mesmo não tendo o papel de protagonista, é possível dizer que a globalização ajudou na derrubada do Muro de Berlim em 1989, e no fim da Guerra Fria em 1991. Ela chegou ao front e viu de perto a ruína do império soviético pelas mãos de Mikhail Gorbachev com a ajuda do papa polonês João Paulo II. Gorbachev foi um dos maiores discípulos da globalização.

Então veio o 11 de setembro de 2001. Neste dia pela primeira vez, a globalização ganhou contornos de um bicho-papão horrendo. O mundo de ideias liberais descobriu que o terrorismo também fazia parte deste planeta que se desenhava globalizado.

Outra das maldades da globalização ocorreu na crise financeira entre os anos de 2008 e 2009. O impensável aconteceu. Hipotecas quebraram bancos no Primeiro Mundo. Investidores ficaram à beira da falência. A globalização colocou todo o sistema capitalista em xeque.

Ventos da globalização sopraram também durante a “Primavera Árabe”. Num primeiro momento, o Ocidente comemorou a queda dos ditadores do Oriente Médio. Ajudou a derrubar alguns outros. Os milhares de imigrantes que a “Primavera Árabe” produziu está fazendo a União Europeia nascida com a globalização repensar seus ideais de mundo livre sem fronteiras.

A globalização sepultou o liberalismo e parece ter decidido caminhar em outra direção. O grande advento desta mudança foi a eleição de Donald Trump. Em todos os continentes uma nova onda desta vez nacionalista está em gestação. A globalização corre o risco de ser desglobalizada e sepultada pelo novo nacionalismo.

Donald Trump está ganhando muito mais discípulos do que se imaginava. Ele não está sozinho no que pensa e diz sobre as mudanças climáticas, imigração e guerra.

O nacionalismo é um fértil semeador de conflitos. Quando esses conflitos acontecem nas selvas do Terceiro Mundo não causam pavor. Por experiência a Europa sabe dos perigos que significa um nacionalista comandando a maior potência nuclear do planeta.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52842


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54785 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54780 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54639 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54540 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54497 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54487 Visitas
Amores! - 54483 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54444 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54375 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54366 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última