Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Caetano Veloso e Maria Bethânia São a Mesma Pessoa
Um é a cara do outra, já pensou?
silas C. Leite

Resumo:
Cae e Beth são uma só. Leia e creia

Caetano Veloso e Maria Bethânia São Uma Só Pessoa?



Caetano Bethânia Maria Veloso. Jogo de Estrelas. Jogo de Amarelinhas. Pulando de um pra outro. Céu e inferno? Ou muito pelo contrário? Tudo a ver.

Descobri o maior segredo guardado a sete chaves baianas do repertório lendário de nossa maravilhosa MPB: Caetano Veloso e Maria Bethânia são uma só pessoa. Calma, péra aí, explico. Bahia de todas as santas. Deus é mãe.

Aliás, como é que vocês nunca notaram a semelhança de circunstancia coincidente? Tá na cara, leãozinho. Caetano Veloso e Maria Bethânia são um só. Eles se revezam. Quando um lança um novo cedê, o outro some depressinha. E vice-versus. Quando um faz turnê pro sul-maravilha, o outro diz que está na Europa. Estranho, mas crível. É a cara de um e o astral de outro. Só que o Cae pra ser Bethânia usa peruca, entrelaçamento. Mas se fizeram dois, para ganharem mais dinheiro, trabalhando menos. A famosa preguiça baiana, sabem. Dorival Caymi deve ter sacado logo de cara a multiplicação de flashs.

A Grã Bethânia, a maior cantora do Brasil hoje em dia, lançou o belíssimo cedê Maricotinha. Caetano sumiu. Eles são um só, como os japoneses que são todos gêmeos, mais nasce um de cada vez. Mais ou menos assim, se é que vocês me entendem.

Claro, dizem que Cae nasceu primeiro. Dona Canô deve ter então inventado uma outra nova Bethânia, que é o outro lado qualquer coisa jóia odara do Caetano Vianna Telles Veloso. Que ele incorpora muitíssimo bem, nessa nossa latíndia afrobrasilis, e assim se sai muito bem, claro, pois eles, quero dizer, ele, o Cae, é o maior compositor brasileiro, que ele mesmo, também genial, facilmente compôs a Bethânia, como diz extra-oficialmente que foi ele que escolheu o nome da irmã - que se injeta de ser pra delírio e glamour geral. Mas ele a dubla, apenas, isto é, incorpora esse outro ser-se de si mesmo alegria alegria (sem lenço e sem documento) e assim são dupla de um só, de cada vez. E cada vez melhor, sempre.

Alguém já viu o documento-identidade do Cae e o da Bet Bet Bethânia? Aí tem a cara e a coragem, a outra face da mesma moeda. Cara e cara. São tão parecidos (uns são, uns não, uns hão), idênticos, vitelinos, que só podem ser um só. Faz sentido. Caetano, o homem, afina a foz. Bethânia, a mulher, engrossa. Pra disfarçar. Despiste, sabe.

Mas são um só, Se vocês o viram em dupla, pode crer que é montagem das boas. No show Doces Bárbaros, bem que tinha muita luz, um espetáculo e tanto. Jogo de espelhos. Ou é a Gal (que também é Maria das Graças) que, ora interpreta ora o Cae, ora a Bet, colaborando com o disfarce?. Pode apostar nisso. Maria Bethânia é Caetano, Caetano Veloso é Maria Bethânia. Sem tirar nem pôr.

Dizem que poucas vezes foram visto juntos no mesmo palco-íris. Ela diz que o adora. Ele merece. Ele diz que é sua irmã-alma. Tá vendo como eles se contradizem, se traem, porque tentam despistar o óbvio ululante?. Alô você, confesse, vá, já viu os dois lado a lado, pessoalmente? Alguém já viu? Claro que não. Só pode ser truque, montagem espetacular, em raras vezes que se apresentam juntos. Não é à toa que o show da Bethânia é caríssimo e raro. Diamante verdadeiro. Um é o álibi do outro? Vá saber.

O repertório dela é uma Caetanópolis por atacado. O jeitão dele no palco se controlando, segurando o tchan, é bem Caetano Bethânia. Caetanear, por que não? Vocês nunca sacaram as letras do Caetano Veloso? Enquanto Chico Buarque canta a alma feminina, Bethânia é o Id de Caetano, sua alma-germinal. Sacou o lance?

Como é que você vai querer que uma mulher vá viver sem mentir? Bethânia mente que não é Caetano. E Caetano é um esse cara, se consumindo. Um homem-mulher. Não sexualmente falando, sabe, mas artisticamente sendo uma espécie de dupla de um.   Ele, um dia, sacou que poderia inventar de inventar uma alma andaluz, e, cinema falado, representa bem a irmã baby. E sai-se muito bem, diga-se de passagem. Adoravelmente outra pessoa, mais exatamente iguais. Balaio sem tampax.

Se você pegar um programa de computador, um que tenha ilha de edição, e gravar um, esse cara, depois gravar outro, idem, interpondo as imagens, vai verificar que são idênticos como unha e acne. Iguaizinhos. Assim dá mais lucro. Pode ver que Caetano trabalha no primeiro semestre e Bethânia só no segundo. Pra vadiar. E assim vão levando a temporada, celebridades que são. Afinal, não podem se encontrar, claro, um corpo só não pode ocupar dois espaços físicos diferentes, a não ser que um assuma outra identidade-glamour. Mas não é psicótico, neurose, é amor em dobro, arte em dobro, como uma peça-dobradiça só se completa sendo macho-fêmea no sentido puramente estético-existencial de percurso e mais valia.

Caetano se disfarça de Bethânia, e canta Olhos nos Olhos, Cálice – aliás o Caetano Bethânia adora o Chico. Bethânia tira o entrelaçamento capilar, afina a voz (que é sua voz normal quando ele não recebe a santa Bet) e grava Peninha, Fernando Mendes. As canções que você fez pra mim mesmo. Pegou? Captou minha mensagem?

Como aço e imã. Irmanados. Todos os unos. E pode ver que tem uma música que Caetano entrega o ouro da bandida. Diz que adora palavras trabalhado em ã. Como imã, irmã. Ele é irmã dele mesmo. Sorte nossa. Isso é que é talento. Quando ele canta em falsete, então (eu sei que vou te amar), ele se completa como flor-fêmea, pássaro-flor, e sua baianidade de Subaé em jogos de amarelinhas. Quando é que Caetano é ele mesmo? Cinema calado? Noites do norte. Outras palavras. Pula. Quando é que Maria Bethânia é ela mesma? Quando canta Tigresa, Índio, Ciúmes, o lado Bobô de Caetano mandorová-camaleão. Eu que não caio nessa.

Quando for no show de um, vou pedir autógrafo do outro. E nem é dupla personalidade, pois tudo é muito claro. Quando for no show do outro – e existem outros? – vou pedir autógrafo dobrado pelo mesmo preço-ingresso. Como saquei essa, e adorei, não preciso fazer chantagem ou usar de extorsão, vou fazer uma promessinha: Caetano musica letras-mantras minhas, e Bethânia (os dois um só) interpreta, e eu os perdôo imensamente. Sem tirar nem pôr.

Aliás, com aquela cabeça, Caetano ser um só era mesmo desperdício corpóreo-sensorial. Então ele se empluma todo, parecendo uma penteadeira de cigana, e assim, sem precisar soltar qualquer dragão-rainha de sua sensibilidade-ninhal, fina flor da espécie que é avis rara, parece-se e é!.

O muso Caetano é esperto. Por isso é meu ídolo-mor. Tem as mil e uma noites dentro do ser-se de si., E como nunca toda arte lítero-musical é selfgrafia, ele se despacha ora um, ora outra. Pesquisem as letras dele, pra ver como ele se entrega. De maneira tácita confessa nas entrelinhas aqui e ali. Implicitamente. E dá um belo baião de dois num mesmo solo corpóreo, boleros-blues. Como é que eu não tinha pescado isso antes? É pura magna mágica. Coisa de Terra do Nunca. Você nunca foi à Bahia? Dizem que lá, toda mulher-bandeira determinada é cabra macho. E todo homem cheio de si é purpurina-talismã. Deve ser isso. Afinal, ninguém pode fugir de ser dupla quando pode ser tantos e timbres e tons e tais. Ora direis, ouvir estrelários.

Caetano Veloso e Maria Bethânia são uma só pessoa? Quem é a persona? Adoro os dois. Dose dupla de alto poder criativo. Deixa sangrar. Cenário e camarim. Com todas as letras, todas as músicas, todos os jogos de cena e interpretações. Palco iluminado num só diapasão. Sangue bom é fogo e fato.

A Dona Canô deve ser Santa. Ou isso é macumba das grossas, como Dorival Caymi e ACM que, aliás, podem ser mesma pessoa também, um no violão náutico e outro na violação do painel do congresso mar de lama neoliberal? Mas aí já seria exagerar. E eu não sou disso. Onde já se viu?

Falando sério. Gosto de sacar as coisas que, de tão claras, poucos enxergam, como o óbvio ululante que estranhamente ninguém nunca vê.

Maria Caetano e Bethânia Veloso são uma só pessoa.

É por ter estado tão maravilhosamente (e divinalmente) oculto, que terá sido o óbvio?.
-0-
Silas Corrêa Leite – de Itararé-SP – Poeta, Educador
Membro da UBE-União Brasileira de Escritores
Site pessoal: www.itarare.com.br/silas.htm
Romance virtual ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS no site
www.itarare.com.br
Blogues: www.portas-lapsos.zip.net
Ou: www.campodetrigocomcorvos.zip.net





Biografia:
O Poeta e Ficcionista premiado Silas Corrêa Leite tem 53 anos, é de 19/08/52, da histórica e boêmia aldeia de Itararé-São Paulo, Brasil, terra de celebridades artísticas nacionais como o Maestro Gaya, Luiz Solda, Rogéria Holtz, Irmãs Pagãs, Carlos Casagrande, Regina Tatit, Jorge Chuéri, Luiz Barco, verdadeiro celeiro de artistas, portanto. Em Itararé foi bóia-fria, engraxate, vendedor de dolés de groselha preta, garçom, vendedor de jornais. Família pobre, seu pai descendente de judeu-português era acendedor de lampiões de gás e sua mãe mestiça de negro com índio. Com 16 anos ele escrevia pros jornais de Itararé (hoje é autor do Hino ao Itarareense), tinha programa na Rádio Clube de Itararé e, nos shows pratas da casa, imitava ídolos da Jovem Guarda. Por causa de uma paixão impossível, sem lenço e sem documentos em 1970 com apenas a quarta-série do primário migrou para Sampa. Sem dinheiro no bolso/Sem parentes importantes/Vindo do interior, como na balada do Belchior. Morou em pensões e repúblicas, passou fome, voltou a estudar, fez Direito, ganhou ficha nos podres porões da ditadura militar incompetente e corrupta. Sempre escrevendo, começou a participar de concursos e a ser premiado em verso e prosa, até no exterior. Ganhou alguns prêmios, (Prêmio Ignácio Loyola Brandão de Contos, Prêmio Paulo Leminski de Contos, Prêmio Mário de Andrade de Poesia, Prêmio Mário Quintana de Crônicas, Prêmio Ficção Científica e Fantástico em Portugal, Prêmio Salão Nacional de Causos de Pescadores (USP-SP), Prêmio Lígia Fagundes Telles Para Professor Escritor, etc.) Consta em dezenas de antologias literárias em verso e prosa até internacionais. Lançou um e-book (livro virtual) chamado O RINOCERONTE DE CLARICE com 11 contos fantásticos, cada ficção com três finais cada, um final feliz, um final de tragédia e um politicamente que foi um sucesso no site www.hotbook.com.br/int01scl.htm e destaque na mídia, inclusive televisa (Metrópolis, TV Band., Rede 21, Provocações). A obra, pioneira, de vanguarda e única no gênero, foi indicada como leitura obrigatória na matéria Linguagem Virtual, no Mestrado de Ciência da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Faz palestras e congressos, adora mais estudar e ler do que de existir (fez também Geografia, é especialista em Educação, fez várias extensões inclusive em Filosofia Para Crianças, Literatura na Comunicação, Direitos Humanos na USP, etc.) colabora atualmente com mais de 300 sites, inclusive no exterior e em países de língua espanhola. Tem três livros: Trilhas & Iluminuras, Poemas, 2000, Porta-Lapsos, Poemas 2005, e em 2006 lançará Os Picaretas do Brasil Real (Série Cantigas do Escárnio e Maldizer), estando com um livro de ficções premiadas para ser avaliado pela Travessa dos Editores de Curitiba-Pr. Antimilitarista, pela não violência, acredita na arte como libertação, como Manuel Bandeira. É considerado um humanista de resultados, sendo professor, jornalista comunitário e relator de uma ONG de Direitos Sociais. Seu site é: www.itarare.com.br;/silas.htm Sua poesia de apresentação é: Ser poeta é a minha maneira De chorar escondido Nessa existência estrangeira Que me tenho havido E-mail para contatos: poesilas@terra.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 59426


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios DEUS DE CAIM, Um Grande Romance de Ricardo Guilherme Dicke silas C. Leite
Poesias Dez Poemas de Silas Correa Leite silas C. Leite
Poesias Dez Poemas de Silas Correa Leite silas C. Leite
Poesias Dez Poemas de Silas Correa Leite silas C. Leite
Crônicas EU DE MIM MESMO silas C. Leite
Poesias Caetano Veloso e Maria Bethânia São a Mesma Pessoa silas C. Leite
Ensaios Quem Sou EU? Prosa Poética silas C. Leite
Resenhas Critica Literária Tony Beloto silas C. Leite

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 18 de um total de 18.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59755 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59668 Visitas
🔴 A volta do ébrio - Rafael da Silva Claro 59651 Visitas
Os Construtores de Templos - Cesóstre Guimarães de Oliveira 59587 Visitas
Saturnino - José Ernesto Kappel 59570 Visitas
Ave Ferida - Maria 59568 Visitas
Trilhas da fazenda - Maria 59554 Visitas
Amor Cego - José Ernesto Kappel 59552 Visitas
Mulher do Vento - José Ernesto Kappel 59551 Visitas
Foi Uma Vez - José Ernesto Kappel 59550 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última