Login
Editora
|
|
Texto selecionado
OS DESCAMINHOS DO CAMINHO VELHO DA ESTRADA REAL |
DESROTEIRIZAÇÃO |
NEWTON EMEDIATO FILHO |
Resumo: O artigo propõe a reflexão da questão da exploração de recursos minerais na região conhecida como o Quadrilátero ferrífero situado em Minas Gerais. A degradação ambiental está em exaustão colocando em risco a fauna, os potenciais genético, turístico, religioso, gastrônico, histórico e cultural de muitos municípios sem estrutura política. |
A região da serra do município de Belo Vale é de uma biodiversidade inigualável – vegetação de campos rupestres; Mata Atlântica em transição como o bioma Cerrado – em total desconhecimento pelas autoridades estadual e Federal. As espécies vegetais muitas das quais endêmicas em total ausência de conhecimento e construção de um viveiro que possa salvaguardar esse potencial genético.
E, além disso, às riquezas naturais incomensuráveis: imenso potencial turístico (natural, religioso, gastronômico, cultural e histórico); área da Historia Colonial do Brasil (resquícios da calçada que ligava estalagens e paragens estratégicas que conduziam os tropeiros paulistas e cariocas, passando pela famosa Passagem do Paraopeba à antiga Vila Rica). O transporte do ouro até Paraty (Rio de Janeiro) rumo a capital da Metrópole – Lisboa.
O Complexo da Serra do Espinhaço, reserva ambiental mundial atestada pela Unesco, que abrange vários municípios até o norte de Minas Gerais.
Montanhas de nascentes de água que funcionam com o Divisor de Águas entre as bacias do São Francisco e a do Leste.
Região mineral, conhecida como o Quadrilátero Ferrífero, rica em ouro, manganês, urânio, e outros raros minerais e não somente minério de ferro como vem a muito sendo divulgado pela mídia.
Há um Forte encravado na Serra de Belo Vale que esta se chama Serra da Bandeira ou dos Mascates, um sítio arqueológico, que é este Forte, sem estudos acadêmicos que a empresa transnacional além de torná-lo privado; mudou o próprio nome para Lagoa Casas Velhas? Descaracterizando-o e omitindo todo valor histórico, paisagístico e o eco-turismo da região, etc.
Nós cidadãos estamos sem maiores informações a respeito do que vem ocorrendo nesse cenário importante de Minas Gerais; o conhecido Mares de Morros que está sendo degradado a olhos vistos...
Devemos lutar para preservar de forma sustentável, uma vez que não podemos competir com o capital privado, o meio ambiente que se estende também no município de Belo Vale/MG - região que as autoridades se omitem por interesses desconhecidos. A Comissão Especial da Calçada e da Serra da Moeda que ocorreu na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e as comunidades locais têm tamanha responsabilidade pelo destino racional e à vida das gerações futuras.
|
Biografia: NEWTON EMEDIATO FILHO natural de Belo Vale, em Minas Gerais, filho de Newton Emediato e Virgilina Augusta Emediato. É formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduou-se em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Política). E se especializou na Faculdade de Direito, da mesma Universidade, em nível de Mestrado – Assessoria Técnico-Legislativa Avançada.
É autor de vários ensaios sobre a obra de um dos maiores escritores latino-americanos, João Guimarães Rosa, tendo participação ativa em seminários internacionais realizados pela PUC/Minas sobre Guimarães Rosa.
Um Carro de Bois que Transportava Logos é o seu primeiro romance com comentários (orelha) feitos por Luís Giffoni: [...] Já disseram que Minas são muitas. A literatura também. Um Carro de Bois que Transportava Logos viaja por algumas delas [...].
O conto Um Papagaio Palimpséstico foi selecionado no Festival Festivelhas, originado pelo Projeto Manuelzão/UFMG, realizado no Morro da Garça/MG – em Novembro de 2005.
Rio das Velhas em Verso e Prosa, Projeto Manuelzão, Instituto Guaicuy – SOS Rio das Velhas, primeira edição, dezembro – 2006.
O conto Um Papagaio Palimpséstico foi agraciado com Menção Honrosa no 5 Concurso Guemanisse de Contos – dezembro de 2007 –, que foi o mais concorrido concurso literário promovido pela editora.
Palavras mini-conto publicado no livro de coletânea Letras Mínimas pela Editora Guemanisse, Rio de Janeiro, 2007.
E-mail: newdiato@hotmail.com
|
Número de vezes que este texto foi lido: 59471 |
Outros títulos do mesmo autor
Publicações de número 11 até 18 de um total de 18.
|
|
|
Textos mais lidos
|