Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Inclusão e a Eduação
MICHEL JORGE SOUSA SILVA

Resumo:
A educação inclusiva é resultado de um processo histórico ligado ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural da humanidade. Portanto, para compreendê-la plenamente, é necessário considerar suas origens históricas.

A Inclusão e a Educação
A educação inclusiva é resultado de um processo histórico ligado ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural da humanidade. Portanto, para compreendê-la plenamente, é necessário considerar suas origens históricas.
Segundo Merch (1999), a inclusão tem raízes em movimentos anteriores à década de 1960, baseando-se em quatro vertentes principais: o surgimento da psicanálise, a luta pelos direitos humanos, a pedagogia institucional e o movimento de desinstitucionalização manicomial.
A luta pelos direitos humanos tem como marco a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Esses princípios foram retomados nas décadas seguintes, especialmente nos anos 1960, com a emergência de movimentos em defesa dos direitos universais. Nesse contexto, surgiu na França a Pedagogia Institucional — também conhecida como Pedagogia Revolucionária — que propôs uma nova maneira de pensar a educação.
O processo de desinstitucionalização manicomial nas décadas de 1960 e 1970 também contribuiu para novas formas de atendimento às pessoas com transtornos mentais, marcando uma transformação cultural significativa.
Além disso, a inclusão está fortemente vinculada aos movimentos organizados por pais de crianças com deficiência. Na Europa, esses movimentos buscavam convencer as autoridades públicas a matricular seus filhos em escolas regulares, ao invés de instituições segregadas.
Assim citado na obra de (Voivodic 2008) ela reitera (cf.Masini, 2000:24) No Brasil é proveniente de diferentes influencias, tais como:
No Brasil o seguindo essa tendência pela educação integrada surgiu à classe especial para alunos com deficiência mental. Em nosso pais, a integração escolar, transplantando a filosofia da normalização, traduziu-se na colocação do aluno com deficiência em classe especial na escola regular.
Em concordância com o autor quando usa suas palavras: “a escola inclusiva requer a efetivação de currículos adequados (adaptados ou modificados, quando necessário) e uma pratica pedagógico flexível com arranjos e adaptações que favoreçam tanto o bom aproveitamento, quando o ajuste socioeducacional do individuo com necessidades educacionais especiais” (Mendes, 2002:77)


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 65859


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A importância do desenho na infância MICHEL JORGE SOUSA SILVA
Artigos A Arteterapia e a Escola MICHEL JORGE SOUSA SILVA
Artigos Arte e Educação MICHEL JORGE SOUSA SILVA
Artigos A Inclusão e a Eduação MICHEL JORGE SOUSA SILVA
Artigos A Inclusão e a Escola MICHEL JORGE SOUSA SILVA


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
A morte de Franz Beckenbauer - Vander Roberto 66544 Visitas
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66507 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66483 Visitas
eu sei quem sou - 66476 Visitas
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - ADRIANA CARVALHO DOS SANTOS 66473 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 66468 Visitas
Amores! - 66433 Visitas
Óh, Senhor! - katialimma 66427 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 66411 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66408 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última