Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A PRESENÇA DO CURRÍCULO OCULTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SUA RELEVÂNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR.
Francine Rocha Stobodzian

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo demonstrar como o currículo oculto funciona de maneira implícita por meio dos conteúdos sociais, culturais e políticos do dia-a-dia, através de interações e tarefas escolares, tendo em vista que produzem valores, comportamentos, conceitos e pré-conceitos que são compartilhados entre os sujeitos escolares e que terão uma grande participação na formação da identidade, da cultura e das relações de poder, ressaltando a importância do papel do currículo oculto na formação do educando. O currículo, muitas vezes, é compreendido como programa de conteúdo, matriz curricular ou como norteamento de disciplinas, mas o currículo deve ser percebido como processo dinâmico que envolve múltiplas relações abertas em variados âmbitos.

O currículo é um documento físico organizado, o seu conteúdo consiste em passar para o aluno as experiências e vivências necessárias para a o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Esse documento, deve abordar as áreas de conhecimento que devem ser estudadas, bem como, as suas diversas temáticas trazidas ao mesmo pelas instituições e o sistema de ensino. Afinal, “...consideramos o currículo como documento norteador que define o que é significativo ao processo de ensino-aprendizagem” (ENS, NAGEL e BUENO, 2018, p. 109).
O currículo escolar é considerado um documento tangível organizado, cujo conteúdo inclui o fornecimento da experiência que os alunos precisam para aprender. Este documento apresenta as áreas do conhecimento e vários tópicos que as instituições e sistema educacionais devem estudar. “Partindo desse pressuposto, precisamos refletir sobre o conceito de currículo e como o educador lida com as complexas dinâmicas de ação e concepções que envolvem esse conceito” (PERIM, et.al., 2019, p. 6).
De acordo com BRASIL (2013), podemos entender que currículo: “É o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes”. Os cidadãos tem direitos e deveres, devendo respeitar-se mutuamente em convívio na sociedade, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança,... ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,...” CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988 Art. 227. Pg. 156), tais valores são atribuídos as escolas para serem trabalhados com os alunos. Dentro do espaço escolar, a criança atribui para si esses valores, de maneira explícita ou implícita. Por exemplo, sabendo que na escola existem regras de convivência, assim como em outros lugares que ela possa frequentar, quando uma criança identifica que os seus direitos são os mesmos que os das outras crianças ela passa a internalizar o conceito de respeito. Essa socialização de maneira democrática favorece o desenvolvimento do aluno.
Faz-se importante conhecer o real significado e o sentido do poder que o currículo oculto exerce sobre a prática pedagógica, ao se materializar dentro e fora da sala de aula e como o educador lida com as complexas dinâmicas de ação e concepções que envolvem esse conceito.
De acordo com Schindhelm e Hora (2016, p. 378):
A potência do currículo oculto se revela em todos os espaços da prática educativa escolar. Localiza-se nos corredores, pátios, banheiros, bibliotecas, auditório. Enfim, tem por cenário o conjunto do fazer escolar. Assim, constata-se que o currículo é também constituído pelas lacunas, pelas ausências, ou seja, o que é negado também faz parte do currículo, pois constitui formas de viver, de valorar ou de perceber um determinado aspecto da vida e da própria cultura. A negação ou omissão é também uma opção política, ainda que não explícita, não verbalizada. Portanto, subjaz nas diversas práticas presentes no cotidiano escolar.
Acontecimentos diários compõem o currículo oculto, que não podem ser determinados de forma objetiva devido a impossibilidade de fazer frente aos imprevistos, portanto, é uma via em construção, mais do que documentos formais elaborados e concluídos, que podem ser obtidos no arquivo da escola. São associadas ao currículo escolar as atividades desenvolvidas intencionalmente para o processo de ensino e aprendizagem, ligadas à ideologia, estrutura social e cultural, conduzindo a educação e fornecendo atributos para o desenvolvimento pessoal.




Biografia:
Graduada em Pedagogia com Licenciatura Plena pela Universidade Adventista de São Paulo, Professora de Desenvolvimento Infantil pela Prefeitura do Município de Itapecerica da Serra.
Número de vezes que este texto foi lido: 70


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Estimulando a leitura nos primeiros anos escolares. Francine Rocha Stobodzian
Artigos A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES Francine Rocha Stobodzian
Artigos A PRESENÇA DO CURRÍCULO OCULTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Francine Rocha Stobodzian
Artigos A PRESENÇA DO CURRÍCULO OCULTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Francine Rocha Stobodzian


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O efeito Dunning-Kruger em algumas pessoas - Giulio Romeo 59 Visitas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA - Fernanda Pedreira Simas 57 Visitas
A Psicomotricidade e Desenvolvimento Motor nas aulas - PAULA SANTANA MOURA 57 Visitas
As aulas de Educação Física Escolar e diabetes infantil - PAULA SANTANA MOURA 56 Visitas
Estimulando a leitura nos primeiros anos escolares. - Francine Rocha Stobodzian 55 Visitas
Avaliação mediadora na Educação Infantil - Renata Aparecida Pereira Silva 53 Visitas
A recreação nas aulas de Educação Física - PAULA SANTANA MOURA 52 Visitas
Afetividade no processo de ensino aprendizagem - Vania da Luz Melo 52 Visitas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA - Fernanda Pedreira Simas 49 Visitas
A BORBOLETA AZUL. - ALEXANDRA CASTRO ALVES RODRIGUES 49 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última