Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Antropologia de Claude Lévi-Strauss
Giulio Romeo

Claude Lévi-Strauss foi um dos antropólogos mais influentes do século XX, conhecido por ser o principal expoente do estruturalismo na antropologia. Suas ideias transformaram a forma como compreendemos as culturas humanas, os mitos, a linguagem e as estruturas sociais. Aqui estão os principais conceitos e contribuições de sua obra:

1. Estruturalismo

Lévi-Strauss aplicou o método estruturalista, inicialmente desenvolvido na linguística, para a antropologia. O estruturalismo parte da ideia de que as culturas humanas compartilham padrões subjacentes universais que podem ser revelados por meio da análise de suas estruturas. Ele acreditava que, assim como na linguagem, as culturas são compostas por sistemas de sinais e símbolos que podem ser organizados e analisados para se revelar padrões de pensamento comuns.

Para Lévi-Strauss, a estrutura dessas relações era mais importante do que os elementos individuais. Ele via a cultura como um sistema de comunicação, e a antropologia deveria estudar as relações entre os elementos da cultura (como mitos, rituais, parentesco) para revelar a estrutura profunda que as organiza.

2. O conceito de "estrutura"

Lévi-Strauss argumentava que, por trás da diversidade superficial das culturas humanas, existem estruturas universais que governam o pensamento humano. Ele via essas estruturas como subconscientes e sugeria que todas as culturas humanas operam com base em oposições binárias (ex.: vida/morte, natureza/cultura, cru/cozido). Essas oposições estão presentes em mitos, rituais e organizações sociais, e é por meio da análise dessas estruturas que se pode entender o funcionamento de uma cultura.

3. O Estudo dos Mitos

Uma das contribuições mais importantes de Lévi-Strauss foi sua análise dos mitos. Ele argumentou que os mitos, embora variem de uma cultura para outra, compartilham estruturas subjacentes universais. Em sua obra "Mitológicas", Lévi-Strauss estudou mitos de várias culturas indígenas das Américas, mostrando que, por mais diferentes que pareçam à primeira vista, todos os mitos seguem uma lógica estrutural semelhante.

Para ele, os mitos servem como uma forma de resolver contradições fundamentais na experiência humana, como as oposições entre natureza e cultura, vida e morte, masculino e feminino. Os mitos ajudam as sociedades a lidar com essas tensões e, por meio de sua análise, podemos entender os princípios estruturais que guiam o pensamento humano.

4. Natureza e Cultura

Lévi-Strauss também explorou a relação entre natureza e cultura. Ele argumentou que a cultura é uma forma de domesticar ou organizar a natureza. A oposição entre natureza e cultura aparece em muitos aspectos da vida humana, como a transição entre o "cru" (algo natural) e o "cozido" (algo cultural). Essa ideia está bem expressa em sua famosa obra "O Cru e o Cozido", onde ele explora como os sistemas alimentares refletem essa transição da natureza para a cultura.

5. Sistemas de Parentesco

Lévi-Strauss foi pioneiro na análise estrutural dos sistemas de parentesco. Em sua obra "As Estruturas Elementares do Parentesco", ele argumentou que os sistemas de parentesco, mesmo que variem enormemente ao redor do mundo, compartilham uma lógica estrutural comum. Ele mostrou que o casamento e as relações de parentesco não são apenas questões biológicas, mas sistemas culturais que seguem regras complexas que organizam as relações sociais. Ele destacou a importância da troca de mulheres entre grupos familiares como uma forma de criar alianças e coesão social.

6. A Crítica ao Etnocentrismo

Lévi-Strauss foi um crítico contundente do etnocentrismo, a tendência de julgar outras culturas com base nos valores e padrões da própria cultura. Ele acreditava que todas as culturas são igualmente válidas e que é necessário entendê-las em seus próprios termos. Essa postura levou ao desenvolvimento de uma abordagem mais relativista e menos hierárquica no estudo das culturas humanas.

7. A Antropologia como Ciência

Lévi-Strauss acreditava que a antropologia deveria se aproximar das ciências naturais. Ele via o estudo das estruturas culturais como uma forma de ciência, em que o antropólogo deve buscar as leis subjacentes que governam as culturas humanas. Para ele, a antropologia deveria revelar as regularidades inconscientes que estruturam o pensamento humano, assim como as ciências naturais buscam entender as leis que governam o mundo físico.

8. A Crítica à Noção de Progresso

Lévi-Strauss também questionou a ideia de que as sociedades humanas seguem uma trajetória de progresso linear. Ele argumentava que as sociedades ditas "primitivas" não são inferiores às "civilizadas"; ao contrário, elas possuem complexidades e sabedorias que as sociedades modernas muitas vezes ignoram. Ele desafiou a visão de que as culturas ocidentais representam o ápice do desenvolvimento humano, promovendo uma visão mais horizontal da diversidade cultural.

Principais Obras:
"Tristes Trópicos" (1955): Uma de suas obras mais conhecidas, é uma mistura de autobiografia, etnografia e reflexão filosófica, na qual ele narra suas viagens pelo Brasil e suas experiências com povos indígenas.

"O Pensamento Selvagem" (1962): Nesta obra, Lévi-Strauss argumenta que o pensamento das sociedades "primitivas" não é inferior ao das sociedades modernas, mas segue uma lógica própria, que é igualmente válida e complexa.

"As Estruturas Elementares do Parentesco" (1949): Livro fundamental no estudo das relações de parentesco, no qual ele propõe sua análise estrutural dos sistemas familiares.

"Mitológicas" (1964-1971): Série de quatro volumes na qual Lévi-Strauss desenvolve sua análise estrutural dos mitos ameríndios.

A antropologia de Claude Lévi-Strauss revolucionou a forma como entendemos as culturas humanas. Seu enfoque estruturalista revelou que, por trás da diversidade cultural, existem padrões e estruturas comuns que podem ser analisados e compreendidos.

Suas contribuições continuam a influenciar não apenas a antropologia, mas também a filosofia, a sociologia, a linguística e outras disciplinas. Ele nos legou uma visão mais profunda da condição humana, destacando tanto nossa diversidade quanto nossas semelhanças universais.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 44


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Contradições Giulio Romeo
Artigos Pensamentos Insólitos Giulio Romeo
Artigos Lembrar de Você Giulio Romeo
Artigos Crisálida da Vida Giulio Romeo
Artigos Luar Sereno Giulio Romeo
Artigos O Som do Silêncio Giulio Romeo
Artigos Os Signos da Escuridão Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 71 até 77 de um total de 77.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 De Cabral a Cabral - Rafael da Silva Claro 57135 Visitas
I see dead people voting - Rafael da Silva Claro 57131 Visitas
Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits - Vander Roberto 57128 Visitas
AMIZADE - Derlânio Alves de Sousa 57121 Visitas
A morte de Franz Beckenbauer - Vander Roberto 57103 Visitas
A verdade está nas unhas - Ana Mello 57097 Visitas
🔵 O segredo - Rafael da Silva Claro 57096 Visitas
POEMINHAS, DAVI, BBB24, ENFIM.... - paulo ricardo azmbuja fogaça 57083 Visitas
Soneto Sofrido - Poeta do Amor 57064 Visitas
A minha missão na terra - Henrique Pompilio de Araujo 57041 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última