Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Estupro é crime e não opção!
Vander Roberto

A questão do aborto é garantida pela lei via Código Penal Brasileiro em seu artigo 128, incisos I e II e também pela ADPF 54 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) de 12/04/2012 do STF. Isto garante à mulher o direito ao aborto em 3 situações já conhecidas: a vida da gestante esteja em risco (artigo 128, I), resultante de estupro (artigo 128, II) e anencefalia (ADPF 54 do STF). São as 3 vias legais garantidas pela lei.

O Projeto de Lei 1904 (PL), propõe que após 22 semanas de gestação, a mulher poderá ser considerada uma homicida caso faça o aborto. Atualmente, a lei não determina prazo para abortar. Polêmico e irracional, o PL defende o estuprador, limitando à mulher o período para abortar e pune após as 22 semanas completas com pena maior ao crime do estupro. Isto mostra a faceta de membros do Legislativo que desejam que a mulher garanta o nascimento de forma forçada mesmo em caso de estupro. Insano isto. Ouviu-se nos debates até a possibilidade de deixar nascer e depois mandar para adoção. Outro absurdo.

É preciso deixar claro que o estupro é um crime tipificado no Código Penal Brasileiro conforme artigo 213 com reclusão de 6 até 10 anos pela alteração da Lei nº 12.015 de 07/08/2009. A pena amplia nos §1º e §2º. Na prática, o PL citado dará mais visibilidade à atividade criminosa ao invés da proteção ao direito da mulher e fere diretamente a Constituição.

O ponto central é o estupro e não o prazo para abortar. É desta forma que deveriam pensar a questão. Houve estupro? Sim. No caso, a lei deve ser aplicada em qualquer prazo para o aborto e ponto final. Quando estabelece um prazo para abortar, há um desvio claro do ponto central. Tipificar criminalmente a mulher por abortar após 22 semanas é um regresso legal que nem deveria ser colocado em discussão. A lei brasileira é claríssima no caso do aborto e justa.

Legisladores(as) deveriam empenhar esforços em políticas para redução de estupro, aumento da pena, ampliação preventiva via polícia e delegacias especializadas, orientação escolar preventiva e medidas que combatam definitivamente tal crime. Fica bem claro que o PL acima colocado em discussão é questão política e transforma a mulher numa criminosa, ou seja, a vítima é punida duas vezes: no estupro e após 22 semanas de gestação por não fazer o aborto em prazo hábil. Projeto de Lei insano.

O PL 1904 reforça aquilo que já sabemos: um país machista e altamente criminoso em diversos aspectos. Assusta bastante o fato do Legislativo permitir debater sobre direito garantido legalmente e justo. Estupro é crime! Parte-se desta premissa para analisar a questão. A impressão que se passa via este PL é que a mulher consente com o estupro e ela pensará se deve ou não abortar no tempo futuro. Só pensar nisto já dá arrepios e mostra que certos(as) legisladores(as) nada entendem do assunto ou desdenham das mulheres brasileiras.

Há problemas psicológicos que o(a) legislador não vê como depressão após o crime cometido contra a mulher, impedimento por falta de recursos para o aborto, possíveis problemas de saúde física que impeça de imediato abortar e etc. Na outra ponta, homens devem manifestar e apoiar as mulheres para que o PL seja jogado no lixo. Não é só uma luta da mulher e toda nossa sociedade. Minha posição é que a lei atual seja mantida do jeito que está garantindo legalmente seu cumprimento. Somente um país atrasado e desumano permite abrir tais questionamentos. Absurdo. Saiam às ruas e impeçam que este PL avance.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59450 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59439 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59438 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59436 Visitas
CARETA - sigmar montemor 59436 Visitas
A Cidade - Luciano Machado Tomaz 59436 Visitas
DECEPÇÃO - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59436 Visitas

Páginas: Próxima Última