Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O estudo da História é vital para não ser escravizado
Vander Roberto

Eu sou um produto da História em constante aperfeiçoamento e evolução. Queira ou não, isto obriga-me ao entendimento das minhas origens, a busca pelo passado e o entendimento de todo o processo evolutivo ao qual sou. Não é simples entendimento da linha cronológica evolutiva incluindo as lições aprendidas e correções. Isto chamo de plus evolutivo, a capacidade de entender os erros e não cometê-los novamente ou ao menos minimizá-los.

Se sou um produto da História, portanto, nela estou inserido e estou partícipe enquanto vivo for para ajudar a construir uma sociedade mais justa e correta e se possível, inteligente. Neste sentido, oportunizar faz parte do coletivo visando o alcance social esperado, ao combate das mazelas já sabidas que o passado carrega pela não solução em seus devidos tempos. O ponto central aqui é carregar toda estrutura do passado individual e social, projetando um fecundo estudo, implementando a melhoria e corrigindo erros que não precisam mais existirem.

A desconexão do indivíduo com seu passado através do desvio de foco diante da sobrevivência de mundo coloca um ponto bem crítico na sua existência terrena. Compete adentrarmos outra importante arte chamada Filosofia que construirá o ser para nova etapa, capacitando-o para sua luta não só pelo básico e sim criando um repertório crítico de alternativas mediante ao mundo que o cerca.     

A Filosofia chama a História para que possamos entender o evolutivo e não travemos diante do já alcançado. Nesta seara de troca de informações entre tais ciências vemos o complexo sistema que se apresenta mostrando alternativas capazes para um presente mais dinâmico e questionador, afinal, o humano não contenta-se com o status quo. Somos o passado em constante construção que damos o nome de presente e projetamos um ponto cego chamado futuro através de lições aprendidas e justas correções amparados no já existente e construído. Somos, portanto, um passado com data de validade.

Ignorar o passado é o primeiro passo para a ruína. Percebe-se logo que as repetições do vivido, o modelo já conhecido e mal eliminado, continuará em seu devido uso. Isto impactará o todo social e sua vida terrena através de más decisões em diversas áreas especialmente a Política e a Economia. O autoritarismo entrará em campo de forma natural e o aceite deste modelo promoverá uma escravização invisível em nome da sobrevivência. Este é o resultado prático para quem assume o poder e o controla: a negação da História fará que o(a) outro(a) limite suas expectativas e continue nas condições impostas. A importância da História é vista como a semente que a Filosofia ajudará a crescer preparando evoluções. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 161 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
REFLEXOS ÍNTIMOS - Ivan de Oliveira Melo 59420 Visitas
TERRA SOLITÁRIA - orivaldo grandizoli 59420 Visitas
PALAVRA POR PALAVRA - orivaldo grandizoli 59420 Visitas
O PORTAL - DIRCEU DETROZ 59420 Visitas
Big Bang - Barbara Coelho 59420 Visitas
LONGO VERÃO - Sérgio Clos 59420 Visitas
ATRAVÉS DOS OLHOS DO TEMPO - nathiele machado 59420 Visitas
QUANDO... - orivaldo grandizoli 59420 Visitas
O PROBLEMA É A DISTÂNCIA... - Alexsandre Soares de Lima 59420 Visitas
CONTRADIÇÃO DOS JOVENS - Caliel Alves dos Santos 59420 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última