Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mais um
Ivone Boechat

Na organização social adotada pela grandiosa maioria das nações do mundo inteiro, quando o poderoso opressor tem o comando de tudo, ter títulos, diplomas, pós e doutorado e ainda ter competência, desempenho, saúde, disposição e vontade significa absolutamente que o oprimido é apenas MAIS UM.

MAIS UM chega com seu currículo, ganha a concorrência do emprego, estufa o peito de tanto elogio, toma posse e fica. Imagina-se importante, desdobra-se em horas extras, procura agradar em tudo e agrada mesmo. É campeão de honestidade, só que não enxerga que é e será sempre MAIS UM.

MAIS UM passa a vida inteira trabalhando como se estivesse conquistado amizade, consideração e simpatia do opressor e, justamente, na hora em que sente o frágil corpo dando os primeiros sinais de cansaço e não consegue mais corresponder ao desafio desumano que lhe impõem, ousa questionar atenção, mas descobre finalmente que é apenas MAIS UM.

Começa a dura batalha entre o ego ferido de sonhador retumbante com a dura realidade, porque aí vêm as chantagens:

- Não, você não pode nos deixar, você é importantíssimo para nós, jamais poderemos perdê-lo.

Imediatamente, providências são tomadas para que se melhorem as refeições servidas na empresa, mais ar refrigerado, poltrona macia e giratória, banheiros esplendorosos, vale transporte.

- Afinal de contas, um bom empregado dá lucro nos negócios, vamos investir no seu conforto. Assim ele passará anos e anos metido aqui dentro e nem vai lembrar de mais nada.

MAIS UM fica feliz, porque pensa que estão descobrindo seus valores e nem vê que a máquina morrível de seu corpo foi aquecida para produzir mais. O salário continua o mesmo, a cobrança é cada vez maior, entre sorrisos e abraços, no corredor. Comprometido com tantas “gentilezas”, afunda-se com a terrível carga, esgota-se.

O tempo passa e as riquezas amontoam-se. É poderio, “onipotência”, exploração e quem é pobre fica mais pobre. Nas reuniões esporádicas da diretoria, acumulam-se reclamações, reclamam de tudo e como ninguém é de ferro, partem os principais para a Europa, vão descansar do stress.

MAIS UM parte para o cemitério. Foi realmente descansar e nunca mais saber que, de agora em diante, ele é contado somente como MENOS UM.

Escola Comunitária 1ª edição CNEC DF 1992


Biografia:
Natural do Estado do Rio; Membro da Academis Munsial de Cultura e Literatura: Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes de Duque de Caxias-RJ; Autora de 16 livros, Consultora em Educação.
Número de vezes que este texto foi lido: 56273


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Homenagem às sogras Ivone Boechat
Crônicas Era uma vez...Espaço Ivone Boechat
Poesias Fingimento Ivone Boechat
Poesias Confissões de um menor abandonado Ivone Boechat
Crônicas Círculo Vicioso Ivone Boechat
Poesias Traição Ivone Boechat
Poesias Decisão Ivone Boechat
Poesias O operário Ivone Boechat
Poesias Amor Ivone Boechat
Poesias O mar Ivone Boechat

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 261 até 270 de um total de 301.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Conto da semelhança entre os seres - Aquiles Rapassi 56228 Visitas
Campeonato Paulista 2024 entra na reta final - Vander Roberto 56226 Visitas
Emilly - A Garota Sem Regras - Página Três - Wellington Almeida 56226 Visitas
5ª rodada do Paulista A2 em 2024 - Vander Roberto 56224 Visitas
La forma del mundo - Teódulo López Meléndez 56222 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 56219 Visitas
🔴 Agrixô - Rafael da Silva Claro 56218 Visitas
Erra não é erradu - gustavo 56216 Visitas
Vestido de Noiva das Casas Bahia - Carolina Assis 56215 Visitas
Dia do Professor e da Professora em 2023 - Vander Roberto 56214 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última