Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O problema do lixo português
Vander Roberto

O problema da xenofobia portuguesa é um preconceito estrutural com raízes históricas. No fundo, Portugal nunca aceitou a Independência do Brasil e nem aceitará. Pessoas das ex-colônias sofrem problemas em Portugal e quando ouvimos de alguns portugueses que o Brasil é um lixo, fazem por impulso para insultar e humilhar. Esquecem do passado e sequer lembram que foi um português que declarou a Independência aqui e a ratificou dois anos depois com a Carta Constitucional de 1824.

Portugal é mal visto pelos povos europeus. Atualmente são considerados incultos e pouco letrados perante o resto da Europa. Camões deve estar revirando no túmulo. Este país ao qual precisamos de lupa para encontrar no globo, esquece das mazelas feitas no passado. Mulheres foram estupradas nas colônias, açoitaram pessoas por diferença de cor de pele, mataram, furtaram e roubaram. Se todo o território português fosse doado, não amenizaria a dor dos nossos antepassados aqui e em outros países colonizados por Portugal. Em nossos dias é ruim até para fazer negócios com aquele pedaço de terra na Europa.

Brasileiros(as) e outros povos colonizados que possuem cidadãos e cidadãs em Portugal não tem culpa por estarem lá trabalhando. Portugal deveria ficar calado. O passado distante reflete diretamente no presente. Não temos culpa se Portugal não formam pessoas capazes e suficientes para atender as necessidades populacionais. Seria incompetência ou falta de inteligência? Portugal pouco trabalhou durante o período colonial vivendo as custas das colônias.

Aprenderam a tomar banho com indígenas em solo brasileiro. Um rei covarde abandonou o território e deixou o povo português a ver navios. Ao chegar trouxe gente com piolhos e todos os males da longa viagem atlântica. O povo português não deve lembrar dos crimes cometidos em Angola, Moçambique e Timor-Leste. Caso saibam, são omissos. Consideram-se acima dos demais e somente a arrogância pode ser a explicação mais lógica para este problema.

Por fim, esquecem dos assassinatos cometidos no passado. Se somos lixos como dizem, temos Portugal como referência e estamos mudando. Portugal e seu povo arrogante não tem moral para chamar o Brasil de lixo. Sorte de Portugal que o Brasil ainda é diplomático e mantém reciprocidade. Quantas pessoas vindas de Portugal habitam o solo brasileiro? Quantas empresas portuguesas atuam aqui? Imagina se este pessoal tivesse que voltar? Pensem antes de falar bobagens! O passado de vocês diz muito quem foram e são. Omissos, não vi nenhum clube de origem portuguesa no Brasil repudiando as falas e se fizeram deveriam expor em sites com grande visitação. É isto.


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61765


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 163 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
As Quatro Estações em Mim - Pedro Trajano de Araujo 55 Visitas
O Próximo Segundo é Inédito - Pedro Trajano de Araujo 54 Visitas
Parada - Pedro Trajano de Araujo 50 Visitas
Todos os Dias de uma Vida - Pedro Trajano de Araujo 49 Visitas
Vale a Pena, Sim - Pedro Trajano de Araujo 43 Visitas
Brasileiro - Cláudio Thomás Bornstein 41 Visitas
O Valor de Sentir - Pedro Trajano de Araujo 39 Visitas
Andarilho que Sou - Pedro Trajano de Araujo 35 Visitas
E se a vida fosse um verdadeiro mar de rosas. - maria moreira do nascimento 25 Visitas
A vida é um desafio diário - maria moreira do nascimento 24 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última