Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Noções de questão interna e externa em Carnap
Isadora Welzel

Rudolf Carnap não busca ser um nominalista nem um realista, mas sim um autor nesse entremeio, com uma abordagem acerca da semântica, da teoria do significado e da verdade com base em sistemas de referência linguísticos, chamados de frameworks (F-sistema de referência). É nesse âmbito que despertam as questões internas ao sistema de referência e as externas em relação a ele. Assim, visualiza a existência de entidades como internas ao sistema de referência, estando essas submetidas a regras de confirmação. As questões em debate podem também se vincular à discussão da realidade de tais entidades. Por exemplo: ao questionar “o número 5 é uma entidade real?”, estamos diante de uma indagação acerca da realidade. Para Carnap, esse tipo de construção é considerado uma pseudo-questão que não possui um significado por si só, pois indaga sobre o real e está para além do formalismo, o que a define como uma questão externa ao sistema de referência, por se referir à realidade. Já as questões internas ao sistema são possíveis de resposta, uma vez que tratam da possibilidade de existência de uma dada entidade em um sistema de referência que lhe transfere um significado. Exemplificando: “o número 5 existe?” - é uma questão interna e passível de ser respondida em razão de sua natureza ontológica. Em relação à ontologia, é válida a associação entre sistema linguístico e existência, posto que é por meio do sistema de referência que se pode falar em existência da sentença, ou seja, em sua ontologia. Cabe mencionar ainda a cientificidade de seu posicionamento empirista, ao negar a existência de entidades abstratas. Para além disso, Carnap categoriza as questões internas sob domínio da epistemologia pura, enquanto as questões externas são alçadas no campo da psicologia empírica, por exigirem contextos exteriores ao F-sistema.

Disciplina: Filosofia da Linguagem


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55547


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Resenha: Mitologias Jurídicas da Modernidade Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Direito Penal na Grécia Antiga Isadora Welzel
Artigos Positivismo jurídico: Hans Kelsen e Norberto Bobbio Isadora Welzel
Artigos Ciência do direito positivo e ciência do direito justo Isadora Welzel
Artigos O Direito conforme os pensadores contratualistas Isadora Welzel
Artigos A elaboração das leis e a liberdade em Kant Isadora Welzel
Artigos Diferenças entre Locke e Rousseau Isadora Welzel
Artigos A concepção hobbesiana do estado de natureza Isadora Welzel
Artigos Introdução ao direito, o nomos da terra e o contrato social Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 131 até 139 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 16 Visitas

Páginas: Primeira Anterior