Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Esquema-T de Tarski: linguagem e metalinguagem
Isadora Welzel

O esquema-T de Alfred Tarski consiste na seguinte construção: ( ) é verdadeiro se e somente se ( )

Sendo que: o primeiro par de parênteses abrange o nome da sentença que preenche o segundo par.

Portanto, a noção de metalinguagem se expressa no conteúdo do primeiro par de parênteses, visto que se trata do nome da sentença e afirma um conteúdo da linguagem, sendo que essa última se apresenta pela sentença que é enunciada no segundo par de parênteses.

Exemplo: (A neve é branca) - nome de sentença, metalinguagem - é verdadeiro se e somente se (a neve é branca) - é a sentença que torna a fórmula verdadeira, linguagem.

Em síntese, pode-se dizer que se trata de uma visão correspondentista, porque o que se diz tem certa reflexão no mundo ao apresentar um fato e uma afirmação sobre o mesmo pelo uso e menção. A partir dessa inferição, pode-se estabelecer uma relação com a visão aristotélica, uma vez que o pensador busca a verdade da correspondência entre a linguagem e os objetos no mundo, entendendo a mesma como um aparato que reflete como as coisas são. Outrossim, no capítulo destinado à leitura, da obra de Susan Haack: “Filosofia das lógicas”, a autora afirma ainda que a metalinguagem deve ser observada como método de resolução ao problema dos paradoxos semânticos. Ou seja, Tarski propôs a definição de condições para a verdade, sendo que a discussão sobre a metalinguagem e a linguagem se baseia no entendimento de que a metalinguagem é representada pelo nome da sentença e discorre sobre ela na medida em que fixa um critério de verdade para tal sentença, configurada como a linguagem a partir da qual a metalinguagem discursa ao nomeá-la.

Disciplina: Filosofia da Linguagem


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55556


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Resenha: Mitologias Jurídicas da Modernidade Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Direito Penal na Grécia Antiga Isadora Welzel
Artigos Positivismo jurídico: Hans Kelsen e Norberto Bobbio Isadora Welzel
Artigos Ciência do direito positivo e ciência do direito justo Isadora Welzel
Artigos O Direito conforme os pensadores contratualistas Isadora Welzel
Artigos A elaboração das leis e a liberdade em Kant Isadora Welzel
Artigos Diferenças entre Locke e Rousseau Isadora Welzel
Artigos A concepção hobbesiana do estado de natureza Isadora Welzel
Artigos Introdução ao direito, o nomos da terra e o contrato social Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 131 até 139 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 16 Visitas

Páginas: Primeira Anterior