Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Diferenças entre Stuart Mill e John Locke
Teoria do significado
Isadora Welzel

Em sua teoria dos nomes, o filósofo empirista Stuart Mill questiona a concepção lockeana de significado ao dirigir críticas à ideia de que os nomes fazem referência aos nossos conceitos. Para Mill, os nomes condizem com os nomes das coisas em si, não de nossas ideias sobre as coisas. O pensador acrescenta ainda que os nomes próprios denotam os indivíduos aos quais o nome é conferido, mas não acarretam um atributo como pertencente a esses, ou seja, não promovem conotação. Como lido no primeiro capítulo do livro “Filosofia da Linguagem”, C.R Braida afirma que Mill mantém uma ideia instrumental da linguagem e busca alçar entendimentos mais amplos para além dos tecnicismos, rompendo com a noção de que o significado é mental. A diferença entre as duas teorias é que Locke se fundamenta no princípio da imanência ao afirmar que só se pode ter acesso às próprias ideias ou representações, posto que o olhar para o mundo reflete aquilo que há no interior da mente. Nisso consiste um princípio do psicologismo, aludido por John Locke e criticado por Stuart Mill, que o compreendeu comoum reducionismo dos eventos às explicações da psicologia em um contexto de efervescência científica, o que se demonstrou insuficiente. Esse fenômeno afetou o tema da linguagem e a forma como a mesma será tratada adiante por pensadores, com destaque para Edmund Husserl, que também busca se distanciar da ascensão do psicologismo frente às demandas mais complexas. Outro ponto de diferenciação entre as duas teorias supracitadas diz respeito ao entendimento de linguagem para Locke, tratando-se de um meio de comunicação exterior em que as ideias são independentes da linguagem, o que diverge do pensamento de Mill e distancia-se deste de forma a garantir que o significado imediato e apropriado das palavras são ideias na mente daquele que se expressa pela linguagem. Sintetiza-se assim a preocupação milleana com a enunciação proposicional pautada em verdades objetivas, emergindo de um entendimento de linguagem para além da transmissão de um conteúdo do pensamento, em detrimento de uma autopercepção defendida por Locke.

Disciplina: Filosofia da Linguagem


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55535


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Resenha: Mitologias Jurídicas da Modernidade Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Direito Penal na Grécia Antiga Isadora Welzel
Artigos Positivismo jurídico: Hans Kelsen e Norberto Bobbio Isadora Welzel
Artigos Ciência do direito positivo e ciência do direito justo Isadora Welzel
Artigos O Direito conforme os pensadores contratualistas Isadora Welzel
Artigos A elaboração das leis e a liberdade em Kant Isadora Welzel
Artigos Diferenças entre Locke e Rousseau Isadora Welzel
Artigos A concepção hobbesiana do estado de natureza Isadora Welzel
Artigos Introdução ao direito, o nomos da terra e o contrato social Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 131 até 139 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 18 Visitas

Páginas: Primeira Anterior