Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (1)
SALETI HARTMANN

Resumo:
Às vezes, pensar dói um pouco mais do que imaginamos...mas, é melhor este tipo de dor, do que sentir na carne o suplício de uma morte ainda em vida!!!

PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE
Saleti Hartmann
Poetisa e Escritora
Cândido Godói-RS

Pressupostos: aquilo que se busca alcançar; desígnio, objetivo, meta. (Dicionário)

     A História da Humanidade nos conta que os indivíduos, os Povos, só sentem o valor da LIBERDADE, quando a perdem.
     Infelizmente, estamos novamente na mesma encruzilhada, quando o que temos de mais precioso, a LIBERDADE, está sob o risco de sucumbir, cobrando o preço do sangue e dor dos Povos do mundo inteiro, que sempre sonharam com a paz e a dignidade.
     A Civilização, em pleno Terceiro Milênio, já deveria ter aprendido as lições que o passado ensinou, mas, enquanto a grande maioria dos cidadãos constroem o futuro, com paz e liberdade, mentes ignorantes do amor fraterno fazem de tudo para destruir estes sonhos pacíficos.
     Quando pessoas amigas começam a ver nos seus concidadãos o fascismo, e o mal que deve ser eliminado, este é um momento de parar, refletir e buscar a origem e os motivos de tanto ódio exalado contra indivíduos que, durante uma vida inteira construíram caminhos para o progresso, tanto da mente e da inteligência, como da vida material que traz consigo a dignidade e a segurança de estar cumprindo uma Missão de Liberdade e de Respeito a todas as diferenças que Deus permitiu existirem no Planeta Terra.
     Se, numa cidade pequena, amigos se estranham e não se olham mais nos olhos uns dos outros, algo está muito errado. Algumas pessoas se desgarraram do sorriso franco e sincero, trocando a tolerância pela discriminação ideológica, trazendo de volta à cena mundial ódios antigos, que, a História conta, sem desvios, sem paixões, mas que são uma prova de que não estamos no caminho certo.
     Assim começa a destruição da LIBERDADE!!!
     E, somente quem muito sofreu pela intolerância ideológica, sabe o quanto custa viver sem a livre expressão dos pensamentos e ideias que buscam uma unidade de objetivos na direção da Paz e de um futuro pleno de sonhos e de alegrias.
     Parece-me estar andando sobre todo o sangue e sofrimento de tantos Povos de um passado recente, quando reflito para onde estamos indo, com essa bagagem maldita de grupos minoritários tecendo amargura para a grande maioria, que creem num Deus de amor e de Paz, com Liberdade e com o direito de sonhar.
     A Liberdade pressupõe escolher um futuro próspero, não apenas para certos grupos, mas para todas as expressões de vida e de pensamentos que produzem uma Civilização de ouro, onde cada etnia, credo e raça vai se desvencilhando da linguagem do ódio, até chegar à excelência de uma Vida regrada pelo Respeito e pela Liberdade, principalmente...
     Que tal começarmos a ver o mal na sua origem, não em pessoas que cresceram juntas, viveram grandes alegrias, numa comunhão de convivência sempre abençoada por Deus!!!!
     Não sejamos aquele tipo de ser humano que vai compreender o valor da Liberdade somente quando ela for perdida...esse é um caminho sem volta...
     Às vezes, pensar dói um pouco mais do que imaginamos...mas, é melhor este tipo de dor, do que sentir na carne o suplício de uma morte ainda em vida!!!
     As crianças que nascem aos milhares ao redor do Planeta não merecem ser doutrinadas nas leis do ódio.
     Por elas... lutemos pela LIBERDADE!


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 53078


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MÃE VIDA! SALETI HARTMANN
Poesias QUANDO ESTOU TRISTE SALETI HARTMANN
Artigos A EDUCAÇÃO TRADICIONAL VISTA POR OUTRO ÂNGULO (1) SALETI HARTMANN
Artigos A EDUCAÇÃO TRADICIONAL VISTA POR OUTRO ÂNGULO (2) SALETI HARTMANN
Poesias CORAÇÃO DE LEÃO SALETI HARTMANN
Crônicas MEU MELHOR POEMA SALETI HARTMANN
Crônicas PANDEMIA E CARIDADE SALETI HARTMANN
Poesias FALTA UM TOM NA ORQUESTRA DA VIDA SALETI HARTMANN
Poesias INFÂNCIA SALETI HARTMANN
Crônicas SOBRE O COVID-19 SALETI HARTMANN

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 86.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53906 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53872 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 53796 Visitas
FLORES E ESPINHOS - Tércio Sthal 53768 Visitas
Escuridão - Anitteli Poestista 53764 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 53757 Visitas
Amores! - 53737 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53730 Visitas
Desabafo - 53726 Visitas
O Movimento - Marco Mendes 53716 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última