Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O imediatismo na sociedade contemporânea
Flora Fernweh

Em uma célebre passagem do livro “Alice no país das maravilhas”, a personagem principal depara-se com um coelho branco apressado enquanto afirmava seu atraso. De modo análogo à obra de Lewis Carroll, verifica-se na sociedade contemporânea, o predomínio de atitudes imediatistas diante de um mundo cada vez mais ágil e superficial, com seus respectivos efeitos negativos. Nesse sentido, pode-se inferir que a urgência de informações e a busca por relações humanas mais práticas e rápidas, vinculam-se às atuais dinâmicas sociais, gerando consequências nos diversos âmbitos da vida coletiva e individual.

Em primeiro plano, convém ressaltar que o advento da globalização modificou profundamente os significados de trabalho, modo de vida e produtividade, uma vez que as demandas se intensificaram e impactaram a visão sobre o tempo e seu emprego nas atividades humanas. Tal evento proporcionou um esgotamento, discutido na obra “Sociedade do Cansaço”, de Byung Chul-Han, na qual o autor descreve os efeitos colaterais de um mundo exausto, marcado pela velocidade e pelas novas demandas. A partir disso, observa-se que a busca por soluções fáceis e inteligentes a curto prazo, configura-se como um produto da hiperatividade informacional, aliada ao discurso de competitividade capitalista.

Ademais, nota-se que as mídias, tendo um papel de extensão do tecido social, são ao mesmo tempo influenciadas pelas novas tendências, ao passo que as inspiram. Sua função constitui, portanto, um acesso àquilo que o mundo pensa. Desse modo, pode-se afirmar que o uso recorrente de tais meios de comunicação afeta o cotidiano dos indivíduos, ao facilitar comparações de diversas naturezas entre as pessoas, estimular a concorrência e demandar a agilidade em todas as tarefas, tendo em vista uma melhor oportunidade de emprego ou uma vaga na universidade, por exemplo, e uma consequente visibilidade. Percebe-se inclusive, que a obsoletização é um processo comum, acompanhado de descartes e novidades.

Portanto, diante da supervalorização do imediatismo na sociedade, e dos devidos efeitos da agilidade e da imposição de metas, não basta aceitar tal fenômeno como um resultado do século XXI. É, por outro lado, imprescindível que a Mídia, aliada ao setor público, forneça verbas para projetos de educação emocional frente à realidade imediatista que permeia as relações, por meio de investimentos em programas de viés explicativo, elaborados por profissionais como psicólogos e especialistas. Assim, com o intuito de alcançar a totalidade da população, e de atenuar os resultados danosos do imediatismo, na mentalidade e no dia a dia das pessoas, será possível garantir melhorias em diferentes esferas da vida humana.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61693


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Companhias de viagem Flora Fernweh
Poesias Línguas sem saudade Flora Fernweh
Crônicas O menino que virou borboleta Flora Fernweh
Crônicas José e Pilar, conversas inéditas - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Conclave - impressões pessoais Flora Fernweh
Crônicas Não há mérito Flora Fernweh
Crônicas A perda da escrita manual Flora Fernweh
Resenhas Anora - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Dermafrost Flora Fernweh
Crônicas Em janeiro escrevi Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 447.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62689 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62661 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62516 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62498 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62481 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62456 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62456 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62454 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62451 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62439 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última