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Meritocracia: uma análise sociológica
Flora Fernweh

O conceito de meritocracia relaciona-se à possibilidade de ascensão social do indivíduo por meio de suas competências que envolvem o trabalho, o esforço e a intelectualidade, desvencilhando-se da ideia de que a classe social é o fator determinante de seu sucesso ou de seu fracasso. Contudo, há muitas controvérsias que permeiam a discussão sobre a proposta do sistema meritocrático, como: seu funcionamento prático e a repercussão nos âmbitos que este engloba, como por exemplo, o discurso acerca dos privilégios oferecido a um determinado grupo e a relação destes com as oportunidades e até mesmo com a indagação sobre até que ponto tais privilégios não ultrapassariam os limites daquilo que pode ser considerado justo. Partindo da análise do assunto por um viés sociológico, pode-se associar o pensamento de Max Weber. O teórico, diante de um contexto de efervescência industrial abriu as portas da sociologia moderna, e apesar de ter entrado em contato com ideais positivistas de Comte, centralizou seus estudos na relação entre os indivíduos e o papel que a interação exercia no fenômeno de composição de uma sociedade. Diferentemente de seu contemporâneo Karl Marx, que explorou o estudo a relação entre classes com um olhar coletivista, a concepção de Weber se pautava no estudo do sujeito de modo individual, o que denota uma semelhança com as características observadas em uma meritocracia, visto que Weber reconhecia que a esfera social não se encontraria acima do próprio sujeito, do mesmo modo, os ideais meritocráticos da contemporaneidade levam em consideração o desempenho individual e o reconhecimento por parte do indivíduo que é o seu esforço aliado às habilidades a serem desenvolvidas que farão com que este ascenda socialmente. As circunstâncias históricas nas quais Weber sustentou suas ideias, contavam com uma sociedade europeia estamental, e com um período que retratava o anseio por mudanças das classes menos favorecidas, como o proletariado, que ainda se encontrava distante da possibilidade de mobilização social proposta pelo fenômeno da meritocracia. Sendo a meritocracia uma definição inerente ao modo de vida capitalista, já que este modelo econômico exige a inovação e a competição, é possível ainda, relacionar a busca pelo lucro e a propensão ao trabalho com a visão religiosa de Weber. Em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, publicada no início do século XX, o teórico compara a lógica protestante, amplamente compatível com o acúmulo de bens, e a visão católica diante da vida material, esta, voltada ao sacrifício e à renúncia da praticidade. Através da análise histórica de compreensão do indivíduo, das relações que são estabelecidas com os outros a sua volta, e ainda daquilo que faz visando sua ascensão por mérito, percebemos as raízes de uma visão de mundo que torna racional a mobilização, a perspectiva de inovação e a melhoria não apenas das condições em que se vive, mas também de sua própria condição como ser humano, e de tudo o que é intrínseco a ela.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
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