Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pantanal
Rafael da Silva Claro

A Vênus Platinada, Poderosa, Plim-plim, Rede Globo irá fazer uma refilmagem da novela Pantanal. Qualquer semelhança com a realidade não será mera coincidência.

O folhetim foi um sucesso surpreendente da extinta rede Manchete. A audiência foi tanta, que suplantou as, até então, novelas globais. O enredo arrastado e o ritmo lento não espantaram o público porque a trilha sonora era muito boa e as imagens eram de uma beleza rara. O clima bucólico dava uma nostalgia até para quem só conhecia prédios.

O que a Globo não conta, é que ela não vai sucumbir ao algoz de outrora (novela Pantanal) à toa. A emissora e o estamento burocrático não conseguiram eleger quem faria o papel de presidente dessa vez. Antes, a “estratégia das tesouras” garantia que o PT e PSDB alternassem no poder. A quebra desse teatro trouxe a mesma instabilidade e revolta que o fim da escravidão gerou nos oligarcas e a quebra do pacto da República do Café com Leite trouxe a Minas Gerais e grupos de interesses.

Atualmente, a Globo é, talvez, o principal grupo de interesse. Antes, o governo federal repassava muito dinheiro; agora, a fonte secou. Resultado: jornalismo militante, todos os programas (exemplos: humor, esportes e programas de auditório) descendo a lenha no governo. O elenco não podia emitir opinião política; agora pode, contra.

A covid-19 arrefeceu, não atrai mais tanto o interesse da população, então o Pantanal será retratado em chamas. Lógico que assim ele está, mas o fato será antropogênico. Não tenho medo de elucubrar: vão politizar o Pantanal.

Com a patrulha do politicamente correto de olho nos limites permitidos, o diretor terá que produzir uma novela menos rústica que a de 1990. Menos, por assim dizer, pantaneira. A produção original era autêntica, roots, porque abusava de machismo (e outros “ismos”), homofobia (e outras “fobias”) e um portfólio extenso de grosserias e insultos, maior que a população de tuiuiús.

O remake têm toda atmosfera para ser uma versão nutella, um Pantanal meio “apartamento da Zona Sul do Rio de Janeiro”, “comercial de margarina”.

O Silvio Santos pode jogar terra no tererê da Globo, exibindo novamente a Pantanal “de raiz”. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52926


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Ódio do bem Rafael da Silva Claro
Poesias Você tá lúcido? Rafael da Silva Claro
Crônicas O general e sua esteira Rafael da Silva Claro
Artigos Coragem! Rafael da Silva Claro
Artigos Felipe Neto no Roda Viva?! Rafael da Silva Claro
Crônicas Especialista de Sofá Rafael da Silva Claro
Artigos Rodízio I Rafael da Silva Claro
Artigos Rodízio II Rafael da Silva Claro
Crônicas Pesca Mortal Rafael da Silva Claro
Artigos Brasil, mostra a sua cara! Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 391 até 400 de um total de 415.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Piscar d'olhos - jbcampos 53189 Visitas
CONTENTE EM TODO LUGAR E EM QUALQUER SITUAÇÃO - Juarez Fragata 53189 Visitas
ZORATRIX - Saulo Piva Romero 53189 Visitas
Crime organizado - Bhall Marcos 53189 Visitas
Apelo - Ivone Boechat 53189 Visitas
TRAVESSA DA LAPA - DESTERRO - R.N.Rodrigues 53189 Visitas
Camuflagem - Keiti Matsubara 53189 Visitas
Infeliz, Assim - José Ernesto Kappel 53189 Visitas
Início e Sem Fim - José Ernesto Kappel 53189 Visitas
EXTREMO - Conrad Rose 53189 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última