Ser jovem hoje em dia é diferente de ser jovem na década de oitenta, ou até mesmo na de noventa, tudo mudou, e não foi só a moda ou as músicas, os pensamentos também mudaram, o que um dia foi novo hoje pode ser um clássico.
Constantemente os jovens hoje são contestados sobre o que eles são, ou até mesmo, sobre o que ainda serão, de um lado a família, com todas as suas expectativas depositadas no jovem que é a última carta do jogo a ser apostada, do outro, uma sociedade que exige grandes esforços para se manter dentro de um patamar padrão que nos obriga a executar.
Constantemente o jovem ouve ´´esses jovens de hoje em dia estão perdidos``, ou então o famoso ´´no meu tempo as coisas não eram assim``, como se o fato do mundo ter mudado se aplicasse ao próprio jovem. De um lado o jovem que se preocupa com vestibulares, porque desde quando ainda são pequeninos crescem ouvindo que esse é o caminho certo, do outro os jovens que sentem em sua pele a violência e lutam contra tantos preconceito que ainda existem, é talvez algumas coisas ainda não tenham mudado, o mundo ainda fecha seus olhos para alguns assuntos, que por acaso, o jovem de hoje tenta mudar.
Então é claro que os jovens hoje não são como antes, hoje o jovem luta para calar os preconceitos da geração anterior, e é por isso que são diferentes, o jovem hoje já não quer mais ouvir um ´´ isso é coisa dessa geração`` o jovem hoje quer que entenda que certas coisas sempre existiram, hoje o jovem despertou para os problemas sociais da nação.
Ainda sim, algumas coisas sobre ser jovem não mudaram nada, ser jovem hoje ainda é viver como se não houvesse o amanhã, ser jovem é querer correr contra o vento de cabelos soltos, ser jovem hoje ainda é deitar a cabeça no travesseiro e imaginar mil e umas histórias bizarras que podem ou não acontecer, sabendo que a maioria delas são impossíveis,ser jovem é se apaixonar pelo ídolo que toca na sua banda favorita, ser jovem hoje, ainda é viver mil paixões platônicas como se cada uma delas fosse única em sua vida.
Todas essas coisas são o os clássicos da juventude, que de forma tão doce preenchem nossas histórias de vida, fazendo com que sejam parte do que somos e um dia seremos, ainda sim, ser jovem é um clássico, já que ser jovem não sai de moda.
|