Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Problemas técnicos
DIRCEU DETROZ

Confesso que ficaria espantado e desapontado se uma pandemia global fizesse o autor de “Homo Deus — Uma Breve História do Amanhã”, rever seus princípios que escreve no livro. Felizmente Yuval Noah Harari não faz isso. Na sua visão, o Coronavírus não mudará a crença de que é possível vencer a morte.

Num extenso artigo publicado no domingo pelo jornal A Folha de São Paulo, o israelense que é o autor de três Best-sellers mundiais, todos aparecendo também na lista dos mais vendidos no Brasil da revista Veja escreve sobre essa sua crença. Resumi-lo numa página de PDF, em sete ou oito parágrafos, agora cinco ou seis, é uma tarefa quase impossível, mas é isso que me é permitido semanalmente.

Podemos dividir o artigo de Harari em duas partes. A visão da vida e da morte no antes e no depois da Idade Moderna. No antes, para a maioria das religiões e ideologias a morte não significava algo inevitável, mas a vida eterna. Os principais momentos da existência humana ocorriam após o último suspiro. A viagem para o céu ou o inferno.

Pensemos num mundo sem mortes. O céu, o inferno, as religiões e os livros sagrados deixariam de fazer qualquer sentido. Todos esses livros tentam fazer os humanos acreditarem que morremos porque Deus, o Cosmos ou a Mãe Natureza assim decretaram. O melhor a se fazer é aceitar esse destino. Afinal, é de graça.

Então a Idade Moderna chegou trazendo a ciência que deu um chute no traseiro da metafísica. Para a ciência a morte não é um decreto divino. É o resultado de um problema técnico. Uma das crenças da ciência é a de que para cada problema técnico haverá sempre uma solução técnica.

Não é Deus quem faz o coração parar de bombear sangue porque o músculo cardíaco não recebeu oxigênio suficiente. Não faz as células cancerosas se multiplicarem devido alguma mutação genética aleatória. A ciência vê nisso problemas técnicos e está sempre buscando soluções técnicas para resolvê-los. No antes, a morte era especialidade dos que usavam batinas pretas nas igrejas. No depois, os especialistas estão nos laboratórios e usam aventais brancos.

Os que usam aventais brancos estão cientes de ainda não haver soluções para todos os problemas técnicos. Entretanto, a aumento brutal na expectativa de vida dos humanos ocorrida nos últimos dois séculos mostra que eles estão no caminho certo na busca pela imortalidade. Muitas das ideologias com as quais convivemos atualmente já perderam o interesse pelos acontecimentos do além-túmulo. Não há mais qualquer interesse em saber o que acontece quando um comunista ou um capitalista morre.

Harari acredita que a pandemia atual será um marco não necessariamente ruim. A ciência usará a tragédia redobrando esforços para proteger e prolongar a vida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52902


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54556 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54352 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54300 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54278 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54251 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54035 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54003 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última