Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nem tudo é pandemia
DIRCEU DETROZ

Com a pandemia do Covid-19 em curso e boa parte dos humanos confinados ao isolamento. Com a mídia mundial jogando seus holofotes diários nos acontecimentos causados por um vírus, podemos ter a falsa impressão de que o planeta Terra também entrou em modo quarentena.

Algumas reportagens pinçadas aqui e ali mostram que o planeta não saiu do seu trilhar de 4,5 bilhões de anos. Outras mostram como os humanos continuam degradando e destruindo o seu único habitat. Para o planeta, os seres humanos são uma das piores espécies de vírus.

Começando pelo que o nosso planeta certamente agradeceria. Não aos humanos, mas ao Covid-19. Hoje ele está respirando melhor. Com os habitantes presos em casa, a poluição nas maiores cidades retrocedeu de modo tão significativo que chamou a atenção de cientistas e especialistas em clima. As fotos do antes e depois de algumas cidades chinesas e de São Paulo dão a real dimensão desse retrocesso.

Das reportagens pinçadas aqui, uma fala sobre a autodestruição da Ilha de Páscoa, juntamente com suas gigantescas e lendárias estátuas. Os grandes Moais deixam duas reflexões aos humanos. A primeira é o que acontece quando as florestas são destruídas. A Ilha de Páscoa traz para um outro patamar as queimadas na Amazônia.

A segunda reflexão é que se continuarmos a destruir o nosso planeta, fatalmente chegará o dia em que não teremos para onde ir. Com um agravante. Eles estavam numa ilha. Nós estamos num planeta. Quando precisaram de ajuda os habitantes da Ilha de Páscoa sem sua floresta não tiveram a quem pedir. Os humanos terão? A extinção da humanidade poderá ocorrer pelo abuso de recursos naturais.

Das reportagens pinçadas ali, outra fala da Grande Barreira de Corais localizada na região Nordeste da Austrália. Grande parte do maior sistema de corais está morto. Jamais será o mesmo. O motivo é o branqueamento que a Grande Barreira vem sofrendo nos últimos cinco anos causado pelo aquecimento Global. Em 2016, o branqueamento matou 30% dos corais.

O aquecimento global torna os mares mais quentes. Isto aumenta as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera causando um estresse aos corais. Hoje, os oceanos estão aquecendo 40% mais rápido do que os cientistas estimavam há seis anos. O que também ajuda na elevação da temperatura dos oceanos é a radiação solar. A causa é a absorção de Dióxido de carbono lançado na atmosfera.

Para mostrar que o planeta não entrou em quarentena, durante a pandemia quinze vulcões entraram em erupção em 24 horas (11 e 12 de abril). É um aviso aos humanos. Além de outros tantos vírus que virão, vivemos num lugar perigoso para a vida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61759


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63810 Visitas
A reeleição de Maduro em 2024 - Vander Roberto 63784 Visitas
AMIZADE - Derlânio Alves de Sousa 63735 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63707 Visitas
Um bailarino diferente... - Amauri Carius Ferreira 63637 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 63604 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 63477 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 63377 Visitas
Faça alguém feliz - 63370 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 63340 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última