Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O primeiro ambientalista
DIRCEU DETROZ

Lançado no Brasil pela editora Crítica, o livro “A Invenção da Natureza” escrito pela historiadora britânica Andrea Wulf em 2015, foi considerado o melhor livro de não ficção pelo New York Time, The Guardian e Time. O século é o 19. O início do que seria conhecido como “movimento ambientalista”. O livro conta a vida de Alexander von Humboldt. Nascido na Prússia, Humboldt é considerado o primeiro ambientalista do nosso planeta.

O “Mar sem Fim” dentro do jornal “O estadão”, traz uma belíssima reportagem sobre os feitos de Humboldt. Partiu dele o alerta de que os “humanos estavam interferindo no clima”. Que essa interferência “teria impacto imprevisível para as futuras gerações”.

Humboldt foi o primeiro a explicar como as florestas enriqueciam a atmosfera com umidade produzindo o efeito resfriador. Ainda chamou a atenção para a importância da água e a proteção contra a erosão do solo.

Nascido em 1769, Humboldt foi o maior cientista do seu tempo. Considerado uma celebridade internacional. Amigo de Goethe, colega de Símon Bolivar, guru de Darwin, O Parque Nacional de Yellowstone inaugurado em 1872, obra de John Muir considerado o pai dos parques nacionais norte-americanos foi influenciado por Humboldt.

Foi na Amazônia que Humboldt percebeu as consequências da ação humana do desmatamento e sua influência no clima. Goethe disse sobre o genial Humboldt: “Em oito dias lendo livros uma pessoa não aprende tanto quanto em uma hora de conversa com Humboldt”.

Os livros e as ideias de Humboldt criticando o colonialismo europeu e a escravidão fomentaram a libertação dos povos da América Latina. “O dominador colonial explorava as colônias para extrair matérias-primas e, no processo, destruía o meio ambiente. Foi a barbárie europeia que criou esse mundo injusto”.

Segundo a reportagem, o livro de Andrea Wulf narra de maneira brilhante as três viagens do primeiro ambientalista entre 1799 e 1829. Na primeira viagem saiu da Europa rumando para a Venezuela. Escalou vulcões e encantou-se com a floresta tropical. Tentou convencer norte-americanos e sul-americanos, que um canal através do istmo do Panamá seria uma importante rota comercial.

A segunda viagem também teve como destino a Venezuela. A terceira em 1829 foi para a Rússia. Fez incríveis descobertas percorrendo mais de 16 mil quilômetros atravessando o país de Leste para Oeste; e de volta ao Leste. Com “A Invenção da Natureza”, um dos objetivos de Andrea Wulf é recolocar Alexander von Humboldt no papel de herói ambientalista. Como diz na capa, “um herói esquecido da ciência”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61407


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
SILHUETA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61504 Visitas
Sacra analogia do drama - Flora Fernweh 61499 Visitas
CORDEL DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Manoel Messias Belizario Neto 61498 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 61498 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 61496 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 61495 Visitas
sei quem sou? - 61492 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 61492 Visitas
A ELA - Machado de Assis 61492 Visitas
Tirem-me daqui! - Cláudio Thomás Bornstein 61491 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última