Conversando com um empresário supermercadista em uma cidade do interior do RS, alguns meses atrás, ele me relatou que não sabia mais o que fazer para mudar as atitudes dos seus colaboradores. Citou que, recentemente, havia promovido uma palestra motivacional para a equipe, mas, alguns dias depois, tudo estava como anteriormente. Observou que, quando um colaborador ingressa no emprego, mostra-se motivado, mas que, pouco tempo depois, entra no mesmo padrão dos demais.
Curioso, resolvi constatar pessoalmente esta situação. Entrei neste estabelecimento, coloquei alguns produtos no carrinho e me dirigi a um dos caixas, operado por uma senhora. Realmente, ele tinha razão: se eu tivesse dito “boa tarde” para um poste, a resposta teria sido a mesma. “Pra puxar conversa” como fala o gaúcho, comentei sobre o preço de um produto e ela ainda permaneceu em silêncio, me ignorando totalmente. Então, em mais uma última tentativa de conexão, comentei sobre o total da compra e ela me respondeu meio com palavras atiradas, “tá tudo virado numa coisa”. Pois é, o duro é que este caso é real.
Após descrever a este empresário o que possivelmente ocorria no seu ambiente de trabalho, foi implantado lá um sistema de Reprogramação Quântica do Ambiente Básico. Após algumas demissões voluntárias, o fator “clima” do ambiente de trabalho atualmente está excelente, inclusive recebendo elogios dos clientes. Os resultados financeiros do negócio melhoraram consideravelmente.
Motivação, motivo para a ação, está atrelada à energia do ambiente. O clima do ambiente de trabalho exerce influência sobre as pessoas.
A motivação imposta pelo ambiente, motivação extrínseca, prevalece sobre a automotivação, e este é um dos principais fatores que transforma as pessoas. O padrão de energia mais forte é o que predomina, assim, como, por exemplo, o som mais alto predomina.
Portanto, o efeito da automotivação tende a diminuir se a pessoa permanecer em um ambiente desequilibrado. O padrão de energia do ambiente prevalece sobre as energias individuais, justificando por que pessoas normalmente motivadas perdem o entusiasmo ao permanecerem em um local ruim, ou seja, com baixa energia. A Reprogramação Quântica do Ambiente Básico interfere de forma constante no fator ambiental que promove a motivação extrínseca.
Isnar Amaral
Consultor Ambiental
Especialista em Qualidade do Ambiente
www.ambientebasico.com.br
|