Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A "IA" e o xadrez
DIRCEU DETROZ

Já não é mais apenas na ficção. Muito se tem falado, escrito e discutido sobre a Inteligência Artificial. O script de vários cenários descreve o nosso planeta dominado por máquinas. Qual papel sobrará para os seres humanos neste mundo. Há consenso de que a dominação acontecerá ainda no século em que estamos.

No final de outubro a mídia estampou reportagens sobre o computador quântico desenvolvido pelo Google. Algumas manchetes vieram como “Supremacia Quântica”. A palavra supremacia é perigosa. Em minutos este computador executa cálculos que os computadores mais velozes até então levariam 10 mil anos para calcular.

Sem entrar no mérito do novo mundo que a computação quântica será capaz de criar, ficaremos apenas na nova palavra que entrou em nosso vocabulário. Os bits 0 e 1 agora tornaram-se obsoletos. Com os “Qubits”, temos o que foi chamado de “Superposição”. Pode assumir diversos estados entre o 0 e 1.

Chega de falar no futuro da Inteligência Artificial. Vamos retornar ao seu passado quando no script, na mídia e nos documentários que ainda hoje podem ser assistidos estiveram o jogo de xadrez e Gary Kasparov. Um russo que foi campeão mundial de xadrez em 1985, 1992, 1993 e 2000.

Em 1985, acontecerem os primeiros jogos entre um campeão mundial e o computador. Na ocasião Kasparov venceu 32 máquinas simultaneamente. Desafiado pela IBM que tinha criado o “Deep Blue”, um ano depois Kasparov venceu o match por 4x2. Foi a primeira vez que computador venceu partidas de um campeão humano.

Com o “Deep Blue” aperfeiçoado, no ano seguinte por pequena margem 3,5 a 2,5, a máquina venceria o campeão. O famoso lance 44 do jogo dois fez Kasparov suspeitar que a IBM estava trapaceando. De que houve a intervenção humana. O que pelas regras estava proibido. Não houve trapaça, mas o “Deep Blue” precisou dos humanos para jogar xadrez. Ele foi programado com milhares de jogos de grandes jogadores humanos.

Do “Deep Blue” da IBM para o “AlphaGo” do Google a evolução da Inteligência Artificial foi assustadora. O “AlphaGo” só precisou da ajuda humana com as regras do xadrez. Quatro horas depois tinha aprendido a jogar xadrez sozinho. Isto também é possível para um ser humano? A resposta certamente é sim. Impossível seria vencer ou empatar todas as partidas desde então. O “AlphaGo” nunca foi derrotado, e não apenas no xadrez. Em outros dois jogos de tabuleiro, no “Go” e no “Shogi” também.

A evolução do “AlphaGo” foi além. Sabe-se que o xadrez possui 10⁵⁰ posições possíveis. No match contra o programa de xadrez “Stockfish”, o “AlphaGo” precisou consultar apenas 80 mil posições por segundo para vencer. O adversário foi derrotado consultando 70 milhões de possibilidades. No xadrez já somos obsoletos e descartáveis.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52850


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO DIRCEU DETROZ
Poesias VIVER DIRCEU DETROZ
Poesias ENCONTRO MARCADO DIRCEU DETROZ
Artigos FRACASSOS E NENHUMA PERSPECTIVA DIRCEU DETROZ
Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 1011 até 1020 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Vida, um epelho de costas - Condorcet Aranha 53090 Visitas
POLÍTICA BRASILEIRA - sigmar montemor 53090 Visitas
FOGO - Maria Julia pontes 53090 Visitas
Entrevista com Bruno Vieira – CEO da Craftcomicbook - Caliel Alves dos Santos 53089 Visitas
VIAGEM AO ENCONTRO DE DEUS - Jonas B. Vasconcelos 53089 Visitas
Dolorosa tarefa - Flora Fernweh 53089 Visitas
Amar - Aldo Moraes 53089 Visitas
DEMOCRACIA E POLÍTICA NO BRASIL - Tércio Sthal 53089 Visitas
Forma - Flora Fernweh 53089 Visitas
Feliz fortaleza - Flora Fernweh 53089 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última