Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Parentes pelo sangue e Parentes pelo coração
ROZILDA EUZEBIO COSTA

Eu amo as pessoas que são puramente amor e puramente flor na vida daqueles que fazem parte de seu convívio.

Como é bom ter amigos de verdade, amigos que se tornam familiares, e familiares que se tornam amigos, ou que se tornam amores e até companheiros de uma vida inteira! Porque é bom estar do lado de quem tem uma boa energia, de quem procura sempre um motivo para sorrir e encantar-se.

Como é gratificante conviver com pessoas de alma boa, que traz serenidade para nossa vida! A gente acaba fazendo de alguns amigos, eternos familiares!

Há parentes pelo sangue que corre nas veias, que se comportam de forma estranha e malvada, a gente tem até medo de imaginar o que se passa pela cabeça deles, porque suas atitudes refletem profundos ataques gratuitos de maldade!

Eu cheguei a uma fase em que só quero perto de mim pessoas que tem a alma perfumada com aroma de carinho, de amor e de bondade.

Tenho elegido pessoas que não possuem o mesmo sangue que o meu para serem minha família, porque são pessoas que tenho amado e desejado a aproximação pelo bem que me fazem.

Tenho escutado tantas histórias sobre a proximidade entre as pessoas e sobre o afastamento. Às vezes nós nos afastamos de algumas pessoas ou de alguns parentes porque eles nos fazem muito mal, e nem tentamos explicar o nosso afastamento para estas pessoas porque certamente não nos compreenderiam, não entenderiam que elas foram prejudiciais para a nossa estabilidade emocional e psicológica.

Existem familiares tóxicos, assim como existem amigos tóxicos que nos fazem muito mal, são pessoas que prejudicam a nossa saúde emocional e nos deixam para baixo, de ânimo abatido.

Quando se fala em entendimento de linguagem, refere-se a uma linha de pensamento que se difere de uma mentalidade à outra. As pessoas falam e comungam do que experimentam, se elas não têm o conhecimento de determinada coisa, não adiantará falar com elas sobre tal coisa. Como você vai falar sobre o voo de uma espaçonave rumo a Marte com uma pessoa que só conhece um carro de passeio e no máximo a divisa do Estado em que ela vive! Como você pode esperar compreensão e comunhão de ideias sobre a vida em outros planetas e em outras galáxias com uma pessoa que não acredita nem mesmo que a Terra seja redonda! Certamente, se você for tentar explicar ou falar para esta pessoa sobre uma viagem espacial que você intenta fazer para Marte ela, incrédula, irá te chamar de louco varrido e irá criticar as suas ideias. Astronauta troca ideias com astronauta, e ambos se entenderão, porque estão falando uma mesma linguagem. Um poeta fala sobre poesia para almas poéticas, e ambos se entenderão.
Um coração cheio de amor, fala de amor a outro coração que sabe identificar o amor, pois quem não sabe o que é o amor, jamais o reconhecerá em qualquer pessoa ou qualquer coisa que veja em sua vida, porque tal coração é duro como as pedras e seco como os desertos da terra.

Eu gosto das pessoas doces, daquelas que provocam em mim sorrisos de felicidade. Não existe coisa mais linda do que estar rodeado de pessoas iluminadas que dividem a luz delas com você e te ajuda a sair das trevas da tristeza.

Ás vezes nos agarramos a sonhos muito altos para sairmos de um pântano depressivo e solitário, porque a gente precisa se agarrar ao que nos faz bem para podermos ver a luz e voltar a ter a alegria de viver. É triste ver pessoas que varrem a vida dos outros com críticas e pensamentos negativos. Há pessoas que buscam o tempo todo em você alguma coisa que elas possam usar para te fazer se sentir inferior e humilhado, são pessoas extremamente más que não conseguem amar nem a si mesmas, de suas bocas escorre veneno de áspide.

Eu gosto de pessoas que me fazem bem, e eu as elejo sim, como minha família, e isso é uma escolha minha, sou eu quem escolho quem eu quero do meu lado.

Como diz um velho dito popular "quem tem um amigo tem um tesouro", esta é a mais pura verdade, existem amigos que são mais amáveis e dóceis do que alguns parentes de sangue.

Diz também o Provérbio 17:17 "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." Eu sempre tenho dito: é melhor ter por perto um amigo que te considera e te estende a mão para te ajudar, do que ter por perto um parente cheios de dentes para te morder e te ferir.

Há pessoas que vivem buscando armas para ferir o próximo, e na maioria das vezes esse "próximo" tem o mesmo sangue seu correndo nas veias.

Tenho visto famílias inteiras formadas não pelo sangue, mas sim pela comunhão de ideias, pessoas que se ligam pelas cordas harmoniosas e sensíveis do coração.

Eu amo pessoas felizes que ajudam a fazer outras pessoas felizes, e não vivem procurando a fraqueza dos outros para fazer suas maldades.

Eu amo pessoas que sabem aconselhar com sensibilidade, sem fazer o uso destrutivo das críticas, ou fazer uso de palavras que ferem como uma espada de dois gumes.

Amo aquelas pessoas que passam pela minha vida e deixam uma história que vale a pena ser recontada, porque tem um conteúdo repleto de memórias gratificantes.

Amo as pessoas que falam comigo com os olhos da bondade e do amor fraternal, sem agredir ou ferir a minha dignidade.

Existem pessoas que vivem procurando meios de ler o livro da nossa vida, acompanhando na surdina todos os nossos passos e o nosso comportamento, em nossas casas, em nossas redes sociais, e a gente nem sabe que está sendo monitorado! Literalmente elas vão vigiando bem de perto com seus olhos maliciosos, porque pessoas assim não se manifestam diretamente para nós, elas passam por nós sem deixar rastros, e o passatempo preferido delas é fazer um raio X completo e silencioso da nossa vida, para então jogar o veneno delas em nós, como serpentes malignas. É necessário identificá-las e afastar-se delas, porque são pessoas espinhosas e amargas, de suas bocas escorrem o fel amargo da insensibilidade.

Com o passar do tempo vamos aprendendo a reconhecer as pessoas tóxicas que estão em meio ao nosso convívio, esperando para puxar o nosso tapete e dar-nos uma rasteira.

Existem pessoas que são muito infelizes consigo mesmas, e não conseguem conviver sozinhas com as suas infelicidades, por isso vivem tentando fazer infeliz outras pessoas também.

Eu amo as pessoas que me olham com um olhar doce e sensível, sem as mazelas da crítica destrutiva.

Eu tenho bons parentes de sangue e parentes eleitos pelo meu coração, e os amo com toda a minha admiração e respeito, porque eles merecem, eles merecem a minha presença e toda a minha atenção. Sinto orgulho imenso e gratidão por tê-los em minha vida, e também por fazer parte da vida deles. Eu espero merecer o amor deles por toda a minha vida e fazê-los felizes como eles merecem, quero fazê-los sorrir de contentamento. Eu espero ajudá-los a ver o lado mais belo da vida.

Rozilda Euzebio Costa



Biografia:
Biografia ROZILDA EUZEBIO COSTA, nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata. Autora das obras (romances), "Lágrimas Cristalinas" e "A Musa e o Poeta", publicados pela Editora Veloso, Gurupi-TO. Atualmente, colaboradora na Faculdade Católica Dom Orione (Araguaína-TO), trabalhando como Assistente de Coordenação do NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Autora das obras (publicação em formato e-book), "O Diário de Lia", "Despertando com os Pássaros", "Lucius", "Três Teresas", "Sandoval e Margarete (Um celular entre nós)", "O homem com um bigode na bochecha", "Um Cão apaixonado", "Por los Caminos, Flores y Espinas (coletânea de mensagens em espanhol)", "Bulindo com a mulher do próximo", "A Mulher do Texas" e "Do lixo ao glamour". Autora do e-book "Historinhas de Mãe Natureza", livro que traz uma coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente, enfatizando a importância do cuidado com a natureza. Autora das poesias "Cenários Sociais", e "Poema da Administração", ambas com índices bastante satisfatórios nas buscas para trabalhos escolares, e com grande destaque em trabalhos acadêmicos. Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019. Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.
Número de vezes que este texto foi lido: 52895


Outros títulos do mesmo autor

Contos A Mulher do Texas ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias DIVERSIDADE ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias A LIBERDADE DO OUTONO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias CENÁRIOS SOCIAIS ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias CANTAR ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias È sempre tempo ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Busca ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos A história de Miniava ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos O Meu Amigo Dourado ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Nas Águas deste Mar ROZILDA EUZEBIO COSTA

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54568 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54556 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54354 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54305 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54286 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54257 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54183 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54048 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54007 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última