Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Meu Amigo Dourado
ROZILDA EUZEBIO COSTA

Resumo:
Este texto é baseado em uma história real, cujo tema principal é, a amizade entre uma menininha e o seu cachorro de estimação.

O tempo passou para mim, eu cresci, mas nunca me esqueci do meu cachorro Dourado. Este era o nome dele, Dourado. Mas acreditem; ele era mesmo um cachorro quase dourado! Os seus pelos eram da cor do sol. Era comprido e roliço como uma salsicha. Tinha canelas grandes e muito ágeis, e patas largas que pisavam firmes no chão. As orelhas não eram tão pequenas, e pendiam levemente. Seus olhos eram marrons e brilhosos. Às vezes eu olhava para o Dourado e tinha a impressão de que ele estava sorrindo para mim. E ele foi o meu melhor amiguinho.

Eu me lembro bem que, nem sempre eu estava disposta para brincadeiras, mas o Dourado sempre estava! E ele nunca se cansava de insistir para brincarmos. Mesmo que eu não quisesse ir, ele acabava me convencendo porque, ele ficava dando pulinhos e breves latidos na minha frente o tempo todo, como se dissesse: - vamos brincar! Vamos brincar, por favor! – era uma insistência quase infinita que somente parava quando eu aceitava ir brincar com ele.

Eu e o Dourado brincávamos de muitas brincadeiras, entre elas, a de pique esconde. Mas acreditem; ele sempre me achava primeiro, porque ele era muito esperto! Ele tinha um ótimo faro!

Eram muitas as nossas brincadeiras, mas tinha uma que a gente brincava sempre, que era de apostar corrida. Eu apostava com ele, que ele não me alcançaria porque eu seria mais veloz que ele para correr. Mas eu sempre perdia a corrida para ele! Porque ele acabava passando na minha frente velozmente com seu rabinho empinado, e chegava em primeiro lugar onde eu havia imaginado como ponto de chegada.

Cachorro inteligente era o Dourado! Ele parecia adivinhar os meus pensamentos!!

E entre tantas brincadeiras tinha uma que enlouquecia o meu cachorro Dourado; era quando eu pegava uma cordinha e saia correndo arrastando ela pelo chão. O Dourado me seguia tentando agarrar e me tomar aquela corda. Acho que ele pensava que a corda era uma cobrinha! Sei lá! Nem imagino o que se passava pela cabeça do meu amiguinho cachorro.

Sabe outra coisa que o meu amiguinho Dourado fazia? Ele me acompanhava no caminho da Escola todos os dias.

Eu vivia com meus pais no campo e estudava em uma pequena escola criada para as crianças da região.

Eu tinha uns 5 ou 6 anos, não me lembro bem, mas me recordo com muita clareza os caminhos que eu e o meu Dourado tínhamos que caminhar para irmos a escola. Ele não era apenas um cachorro, era um grande amigo.

O Dourado, além de ser o meu amigo, era o meu cachorro da guarda. Quem nunca teve um cachorro da guarda? Ou qualquer outro animal que se tornara como anjo guardião em sua vida? O meu Dourado foi esse anjo guardião durante um bom tempo da minha vida. Ele me protegia de outros animais bravos que viviam no campo. Animais que a gente encontrava pelos caminhos da escola, como; as vacas, os bois, os cavalos, e também raposas e cobras! Além de outros bichos mais. Sim, porque existem animais bravos também! Animais que não são domesticados e a gente precisa se proteger.

Nos dias de aula eu levantava bem cedo, e o Dourado também! Ele se levantava primeiro do que eu! Ficava me esperando acocorado na porta. Então eu pegava minha pequena bolsa com a cartilha, caderno e lápis, e seguia pra escola em companhia do Dourado.

Quando o Dourado percebia a presença de alguns bichos em nosso caminho, ele se tornava um gigante muito bravo, me defendia com unhas e dentes! Ele foi muitas vezes o meu herói! Quantas boas lembranças eu tenho dele! Dourado dourou a minha vida e me ensinou o valor de uma grande amizade.

E como Deus dá a homens e bichos uma estimativa diferente de vida, Dourado voltou para o seu mundo antes que eu me tornasse gente adulta.

Hoje aquele anjo de pelos dourados ainda vive em minhas mais belas recordações de infância. Ele deixou para mim um grande ensinamento sobe a amizade; a de que não importa de que espécie nós somos, todos nós somos filhos de uma mesma natureza e podemos conviver pacificamente, e amigavelmente uns com os outros. Diante da criação, animais e humanos vivem de um mesmo sopro de vida.


Biografia:
Biografia ROZILDA EUZEBIO COSTA, nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata. Autora das obras (romances), "Lágrimas Cristalinas" e "A Musa e o Poeta", publicados pela Editora Veloso, Gurupi-TO. Atualmente, colaboradora na Faculdade Católica Dom Orione (Araguaína-TO), trabalhando como Assistente de Coordenação do NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Autora das obras (publicação em formato e-book), "O Diário de Lia", "Despertando com os Pássaros", "Lucius", "Três Teresas", "Sandoval e Margarete (Um celular entre nós)", "O homem com um bigode na bochecha", "Um Cão apaixonado", "Por los Caminos, Flores y Espinas (coletânea de mensagens em espanhol)", "Bulindo com a mulher do próximo", "A Mulher do Texas" e "Do lixo ao glamour". Autora do e-book "Historinhas de Mãe Natureza", livro que traz uma coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente, enfatizando a importância do cuidado com a natureza. Autora das poesias "Cenários Sociais", e "Poema da Administração", ambas com índices bastante satisfatórios nas buscas para trabalhos escolares, e com grande destaque em trabalhos acadêmicos. Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019. Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.
Número de vezes que este texto foi lido: 52889


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Ogni bambino è una stella ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Al mio Amore lontano ROZILDA EUZEBIO COSTA
Discursos Cosa aspetti di questo nuovo giorno? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos IL VOLO DELL'ANGELO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos Parentes pelo sangue e Parentes pelo coração ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Sandoval e Margarete (Um celular entre nós) ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos DEPRESSÃO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos O amadurecimento da personalidade humana ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Do lixo ao glamour ROZILDA EUZEBIO COSTA

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54946 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54818 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54725 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última