Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
FOCA NOS ESTUDOS
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA FOCA QUE VIVEU NUM LUGAR CHAMADO DE ILHAS FAROE. NESSE ARQUIPÉLAGO, VIVIA UMA GRANDE POPULAÇÃO DE FOCAS E DENTRE ELAS, ENCONTRAVA-SE TRICA, UMA FOCA MUITO INTELIGENTE E ESTUDIOSA.
ELA TINHA UM SONHO QUE ERA ENTRAR NA MAIOR UNIVERSIDADE ONDE ESTAVAM ESTUDANDO AS FOCAS MAIS INTELIGENTES DO PLANETA TERRA. MAS, NÃO ERA NADA FÁCIL ENTRAR PARA A MAIS FAMOSA UNIVERSIDADE DE ESTUDOS PARA FOCA EM TODO O MUNDO. LÁ, SÓ CONSEGUIAM ENTRAR OS GRANDES GÊNIOS QUE JÁ NASCEM COM GRANDES HABILIDADES E QUE SE AFUNDAM DE CABEÇA NOS ESTUDOS MAIS OU MENOS UMAS DOZE HORAS POR DIA.
TRICA TINHA ESSE DESEJO DE FAZER PARTE DESSA UNIVERSIDADE DESDE OS TEMPOS DE ADOLESCENTE E SEM DÚVIDA NENHUMA ESSE ERA O GRANDE SONHO DE SUA VIDA.
A FOCA DESDE QUE SAÍRA DA ESCOLA PASSOU A SE DEDICAR DE CABEÇA AOS ESTUDOS PARA REALIZAR O VESTIBULAR E GANHAR O DIREITO DE ESTUDAR GRATUITAMENTE NA FAMOSA UNIFOCA.
ELA NÃO TINHA TEMPO PARA MAIS NADA, A NÃO SER PARA OS ESTUDOS PRÉ-VESTIBULAR. ELA PASSOU PRATICAMENTE A FICAR TRANCAFIADA NO SEU QUARTO EM GRANDE PARTE DOS DIAS.
TRICA SE UNIU AO SEU NOTEBOOK DEFINITIVAMENTE PARA FAZER AS ANOTAÇÕES DE SEUS ESTUDOS E ASSISTIR VIDEOS COM OS CONTEÚDOS QUE IRIAM FAZER PARTE DA REDAÇÃO E DAS QUESTÕES QUE FARIAM PARTE DO VESTIBILAR PARA O ENGRESSO NA UNIVERSIDADE DAS FOCAS.
MAS, NEM TUDO NA VIDA DE TRICA. ERA UM MAR DE ROSAS, POIS, NO ÁQUARIO EM QUE ELA VIVIA. HAVIA MUITAS FOCAS INVEJOSAS E A FIM DE ATORMENTAR A VIDA DA TRICA QUE ESTAVA MUITO FOCADA NOS ESTUDOS PARA QUE UM DIA PUDESSE REALIZAR O SEU SONHO DOURADO E ENTRAR DE CABEÇA ERGUIDA E SE FORMAR NA PROFISSÃO QUE HAVIA ESCOLHIDO ABRAÇAR.
CERTO DIA, ENQUANTO, A FOCA TRICA QUE ESTAVA FOCADA NOS ESTUDOS MUITO CONCENTRADA. UM OUTRO GRUPO DE FOCAS INVEJOSAS, LIDERADAS POR MATRACA E BICUDO ESTAVAM ARMANDO UM PLANO PARA TIRAR O FOCO DE TRICA.
ENTÃO, MATRACA FOI SE APROXIMANDO DE MANSINHO PARA O LADO DE TRICA QUE
ESTAVA SENTADA SOBRE UMA PEDRA, USANDO UM ÓCULOS ESCURO PARA PROTEGER SUA VISÃO DOS RAIOS DE SOL E OLHANDO FIXAMENTE PARA A TELINHA DO SEU NOTEBOOK.
ASSIM QUE SE APROXIMOU DE TRICA, MATRACA, A FOCA INVEJOSA COMEÇOU A SOLTAR SEU VENENO NOS OUVIDOS DELA COM SUA FALA MANSA E AO MESMO TEMPO ADOCICADA.
- OLÁ, QUERIDA! QUANTO TEMPO NÓS NÃO NOS FALAMOS?
- SIM, MINHA AMIGA! É QUE TENHO DEDICADO TODO O MEU DIA AOS ESTUDOS, POIS, COMO VOCÊ SABE. EU ESTOU FOCADA NOS ESTUDOS, QUERO FAZER PARTE DA UNIFOCA E ENTRAR PARA O MARAVILHOSO GRUPO DAS FOCAS INTELIGENTES.
- SIM, EU SEI DISSO! MAS, VOCÊ NÃO PODE FICAR O DIA TODO AFUNDADA NOS LIVROS E NAS PESQUISAS, POIS, VAI ACABAR FICANDO DOENTE POR CAUSA DE TANTO QUEIMAR OS MIOLOS COM SEUS ESTUDOS, POIS, SUA PELE ESTÁ FICANDO RESSECADA DE TANTO FICA PRESSA NO SEU QUARTO E MESMO TE OBSERVANDO DE LONGE, VI VOCÊ FALANDO SOZINHA.
- TRICA, EU LHE PEÇO, VENHA COMIGO TOMAR UM BANHO DE SOL A BEIRA DO MAR, POIS, VEJO QUE ESTÁ EXAUSTA DE TANTO FOCAR NESSES ESTUDOS.
SIM, MATRACA! EU TENHO ESTUDADO MUITO NESSES ÚLTIMOS DIAS, POIS, O VESTIBULAR É DAQUI A TRÊS DIAS E EU QUERO ESTAR COM TUDO FRESQUINHO NA CABEÇA E NA PONTA DA LÍNGUA, POIS, QUERO SER UMA GRANDE ASTRONAUTA, MAS PARA ESTUDAR NESSA GRANDE UNIVERSIDADE PRECISO CONSEGUIR UMA NOTA BEM ALTA, POIS, NELA, SÓ PERMANECEM OS INTELIGENTÍSSIMOS.
MAS, VOCÊ ME CONVENCEU, EU VOU TOMAR UM POUCO DE SOL JUNTO COM VOCÊ
. ASSIM, LÁ FORAM AS DUAS PARA O BANHO DE SOL. MAS, TRICA NÃO HAVIA PERCEBIDO QUE TINHA CAÍDO NUMA ARMADILHA.
QUANDO CHEGARAM A BEIRADA DA PISCINA, MATRACA, LOGO OFERECEU UM SUCO PARA A FOCA ESTUDIOSA E MINUTOS DEPOIS, TRICA ADORMECEU.
ENTÃO, MATRACA, A FOCA INVEJOSA CHAMOU O GRUPO DAS FOCAS QUE ODIAVAM ESTUDAR E ELAS COM A AJUDA DE BICUDO, COLOCARAM A TRICA NUM CAIXOTE DE MADEIRA E A LANÇARAM NO MAR.
DEPOIS DE SE LIVRAREM DA FOCA ESTUDIOSA, FORAM CADA UMA PARA UM CANTO DO AQUÁRIO COM UMA PONTINHA DE SATISFAÇÃO NOS LÁBIOS.
NO DIA SEGUINTE, DEPOIS DE TANTO CHACOALHAR EM ALTO MAR, O CAIXOTE DE MADEIRA EM QUE ESTAVA TRICA, A FOCA, BATEU CONTRA UMA ROCHA E SE QUEBROU LIBERTANDO A FOCA., QUE NADOU CONTRA A MARÉ E DE TÃO CANSADA ADORMECEU PROFUNDAMENTE E COMEÇOU A TER UM SONHO ESQUISITO.
NO SONHO, ELA ESTAVA FAZENDO O TÃO SONHADO VESTIBULAR, MAS, ELA NÃO SE LEMBRAVA DE NADA DO QUE TINHA ESTUDADO E COMO CONSEQUÊNCIA DESSE APAGÃO DE MEMÓRIA, ELA ACABOU ERRANDO TODAS AS QUESTÕES, SENDO EXPULSA DA UNIVERSIDADE PELAS FOCAS INTELIGENTES. TRICA, DEPOIS DE SE DEBATER MUITAS VEZES DURANTE SEU PESADELO, FINALMENTE ACORDOU E PERCEBEU QUE TUDO QUE HAVIA PASSADO NAQUELA NOITE TINHA SIDO APENAS UM SONHO DELIRANTE POR CAUSA DA ROTINA DIARIA DE ESTUDOS PESADOS.
ENTÃO, A FOCA SE LEVANTOU, ESCOVOU OS SEUS DENTES, TOMOU UM BANHO BEM QUENTINHO, TOMOU UM GOLE DE CAFÉ, COLOCOU SEU MELHOR CASACO COMBINANDO COM SEU CACHECOL VERMELHO E ASSIM PARTIU PARA REALIZAR O SONHO MAIS LINDO DA SUA VIDA. POIS, TODO O SEU ESFORÇO VALEU A PENA, TODOS AQUELES DIAS, TRANCAFIAVA NO SEU QUARTO FOCADA NOS ESTUDOS LHE DERAM O PRIMEIRO LUGAR NO VESTIBULAR DA MAIS IMPORTANTE UNIVERSIDADE DE FOCAS INTELIGENTÍSSIMAS DO PLANETA TERRA, POIS, TRICA, AGORA ERA UMA UNIVERSITÁRIA E FUTURA ASTRONAUTA. ELA SURPREENDEU A TODOS E AO FIM DE CINCO ANOS RECEBEU O TÃO SONHADO CANUDO.
TRICA FOI A PRIMEIRA FOCA A VIAJAR PELO ESPAÇO SIDERAL, ALIÁS MERECIDAMENTE, POIS, QUEM FOCA NOS ESTUDOS TEM O MUNDO AOS SEUS PÉS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 94


Outros títulos do mesmo autor

Contos A ORQUESTRA DOS ANÕES DA FLORESTA DE CHILLON Saulo Piva Romero
Contos BOM DIA! Saulo Piva Romero
Contos KINU E O BICHO- DA- SEDA Saulo Piva Romero
Poesias A ZEBRA E O MACACO Saulo Piva Romero
Contos O SHOW VAI COMEÇAR Saulo Piva Romero
Contos COF! COF! COF! Saulo Piva Romero
Contos UM SARUÊ NA MINHA ESCOLA Saulo Piva Romero
Contos NA TEIA DA ARANHA Saulo Piva Romero
Contos SOFIA, A AVELÃ E O ESQUILO Saulo Piva Romero
Contos SOZINHA NO MUNDO Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 138.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 47310 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 38831 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 31913 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 31290 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31177 Visitas
Amores! - 30930 Visitas
Desabafo - 30651 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30613 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29899 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29892 Visitas

Páginas: Próxima Última