Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O COLECIONADOR DE FIGURINHAS
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ MUITOS GAROTOS QUE FORMAVAM UM GRANDE CÍRCULO NO CHÃO DE UMA CALÇADA, TODOS SENTADOS DE PÉS DESCALÇOS. ELES ESTAVAM NUMA DIVERTIDA E ANIMADA PARTIDA DE BAFO E A TRAVESSA DO BECO ERA O CAMPO DE BATALHA DO JOGO COMUM ENTRE OS COLECIONADORES APAIXONADOS POR FIGURINHAS PRINCIPALMENTE EM ANO DE COPA DO MUNDO. O NOME DESSE JOGO VEM DO VENTO QUE SAI DAS MÃOS DURANTE A BATIDA NO CHÃO PARA VIRAR O MONTE DE FIGURINHAS. O PREÇO DESSAS FIGURINHAS ERA MUITO CARO, ENTÃO, A MOLECADA COMPRAVA ALGUNS PACOTINHOS E COM AS REPETIDAS SE AVENTURAVA NA PARTIDA DE BAFO PARA ASSIM CONSEGUIR COMPLETAR O TÃO SONHADO ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA DO MUNDO, ALÉM DA JÁ TRADICIONAL FEIRINHA DE TROCAS, POIS, OS MOLEQUES DA TRAVESSA DO BECO ERAM MUITO POBRES. ELES COMEÇAVAM AS PARTIDAS DE BAFO DEPOIS DA ESCOLA E SÓ PARAVAM A NOITE. PEDRINHO ERA O LÍDER DA TURMINHA E O ORGANIZADOR DO TORNEIO DE BAFO. ASSIM, ACERTADA A ORDEM DE PARTICIPAÇÃO, UM JOGADOR POR VEZ ARRUMAVA O MONTE, COLOCANDO TODAS AS FIGURINHAS VIRADAS DE FRENTE E BATIAM COM A MÃO NO MONTE DE FIGURINHAS. AS FIGURINHAS QUE VIRASSEM DO AVESSO ERAM RECOLHIDAS PELO PARTICIPANTE QUE ACABAVA DE BATER. PEDRINHO TAMBÉM DETERMINAVA A QUANTIDADE DE FIGURINHAS A SEREM APOSTADAS POR RODADA. AS FIGURINHAS MAIS DESEJADAS ERAM AS DO NEYMAR, DO MESSI E DO CRISTIANO RONALDO. QUANTO UM DOS GAROTOS VIRAVA UM DESSAS FIGURINHAS MAIS DIFÍCEIS DA COLEÇÃO, ELE COMEMORAVA COMO SE TIVESSE FEITO UM GOL EM FINAL DE COPA DO MUNDO. O CAMPEONATO DE BAFO SEGUIA DE VENTO EM POUPA COM ISSO A GRANDE MAIORIA DA MOLECADA ESTAVA QUASE COMPLETANDO O SEUS ALGUNS, POIS, ERA GRANDE O NÚMERO DE PARTICIPANTES INSCRITOS NO TORNEIRO DE BAFO ORGANIZADO POR PEDRINHO. PORÉM, UM DIA ACONTECEU UM FATO INESPERADO QUE DEIXOU A TURMINHA MUITO ABALADA E COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA. UMA CARGA COM MAIS DE TREZENTAS MIL FIGURINHAS HAVIA SIDO ROUBADA E COM ISSO COMEÇOU A FALTAR FIGURINHAS NAS BANCAS. MAS PEDRINHO E SUA TURMINHA NÃO DESANIMARAM E RESOLVERAM INVESTIGAR PARA DESCOBRIR QUEM HAVIA ROUBADO ESSE MONTÃO DE FIGURINHAS E O SONHO DE MILHARES DE GAROTOS DE PODER COMPLETAR O ÁLBUM DA COPA, POIS, NÃO HAVENDO FIGURINHAS NAS BANCAS, O TORNEIO DE BAFO TAMBÉM SERIA PREJUDICADO, POIS, ATÉ AS FIGURINHAS REPETIDAS ACABARIAM EM POUCO TEMPO E ELES TERIAM QUE ACABAR COM O DISPUTADO TORNEIO DE BAFO.
PEDRINHO E SUA TURMA ORGANIZARAM UM PLANO DE INVESTIGAÇÃO, O SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO DO BECO. ELES FORAM ATÉ A EDITORA QUE FABRICAVA AS FIGURINHAS E FIZERAM VÁRIAS PERGUNTAS SOBRE O ROUBO DAS FIGURINHAS MAIS DESEJADAS DO BRASIL E CHEGARAM À CONCLUSÃO DE QUE SÓ PODERIA SER ALGUÉM QUE TRABALHAVA NA PRÓPRIA EDITORA QUE HAVIA ROUBADO AS FIGURINHAS. ENTÃO, TODOS OS DIAS, OS GAROTOS METIDOS A DETETIVES COMO SE FOSSE O PRÓPRIO SHERLOCK HOLMES, FICAVAM NA ENTRADA DO PRÉDIO DA EDITORA SEMPRE ALERTA NA ESPERANÇA DE PEGAR O CULPADO DE INTERROMPER O MAIOR TORNEIO DE BAFO DO MUNDO.
NO OUTRO DIA PELA MANHÃ, ELES VIRAM DOIS HOMENS SAINDO DA EDITORA, CONVERSANDO SOBRE O ROUBO DAS FIGURINHAS. OS GAROTOS ACHARAM A CONVERSA DAQUELES HOMENS MUITO ESTRANHA, ENTÃO, PEDRINHO ORDENOU QUE JOSELITO E BENEDITO FOSSEM ATRÁS DELES E ASSIM FOI FEITO E PARA A SURPRESA DOS GAROTOS, OS DOIS HOMENS E CHEGARAM NA TRAVESSA DO BECO E ENTRARAM NUM GALPÃO ABANDONADO. ASSIM, JOSELITO E BENEDITO FAZENDO O PAPEL DE SHERLOCK E SEU ASSISTENTE WATSON COLARAM SEUS OUVIDOS NA JANELA E ESCUTARAM A CONVERSA DOS DOIS SUSPEITOS.
- E AGORA O QUE VAMOS FAZER COM ESSE MONTÃO DE FIGURINHAS, MÃO GRANDE.
- MEU CARO MÃO INVISÍVEL, VAMOS REVENDÊ-LAS PELO DOBRO DO PREÇO E ASSIM FICARMOS RICOS, POIS, ESSAS FIGURINHAS VALEM OURO PORQUE COM A VENDAS DOS PACOTINHOS LÁ NA MINHA BANCA, EU ESTOU TENDO MAIS PREJUÍZO DO QUE LUCRO, POIS, ESSA MOLECADA PREFERE CONSEGUIR AS FIGURINHAS ATRAVÉS DO JOGO BAFO.
- EU NUNCA VI CRIANÇAS TÃO MÃOS DE VACA QUE NEM ESSAS AQUI DA TRAVESSA DO BECO.
- NEM ME FALE, MÃO GRANDE!
- AGORA, GUARDE ESSAS MALAS COM ESSE MONTÃO DE FIGURINHAS QUE EU PRECISO VOLTAR PARA A BANCA DE JORNAL PARA NÃO LEVANTAR NENHUM TIPO DE SUSPEITA E QUANDO EU VOLTAR VAMOS TIRAR TODAS AS FIGURINHAS DO NEYMAR, DO MESSI E DO CRISTIANO RONALDO DA CARGA QUE PEGAMOS FAZENDO COM QUE ESSA MOLECADA DEMORE MAIS TEMPO PARA COMPLETAR A COLEÇÃO DAS FIGURINHAS DA COPA, POIS, SÃO AS FIGURINHAS MAIS DIFÍCEIS DO ÁLBUM.
JOSELITO E BENEDITO NÃO ESTAVAM ACREDITANDO NO QUE ACABARAM DE VER E OUVIR.
- ENTÃO, O DESTRUIDOR DE SONHOS É O SEU DECO, O JORNALEIRO DA BANCA DE JORNAL DA PRACINHA. SE NÃO FOSSE A NOSSA TURMA INVESTIGAR NINGUÉM JAMAIS IRIA DESCOBRIR QUEM ROUBOU AS TREZENTAS MIL FIGURINHAS E TEM MAIS AINDA VÃO TIRAR AS FIGURINHAS MAIS DESEJADAS PELA MOLECADA E EXPLORAR AINDA MAIS O BOLSO DE NOSSOS PAIS.
ENTÃO, BENEDITO PEGOU O SEU CELULAR E LIGOU IMEDIATAMENTE PARA O PEDRINHO QUE ERA O LÍDER DA TURMA DA TRAVESSA DO BECO. E LOGO, ELE SE REUNIU COM TODA A TURMA E ASSIM ELES PARTIRAM PARA A SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DAS FIGURINHAS.
- ESSE JORNALEIRO NÃO SABE O TAMANHO DA ENCRENCA QUE ARRUMOU PARA ELE E SEU AJUDANTE.
- MENINOS, VOCÊS PEGARAM AS LATAS DE TINTA?
- SIM. PEDRINHO, JÁ ESTÃO TODAS AQUI NO NOSSO QUARTEL GENERAL.
- MUITO BEM, SOLDADOS! AGORA É SÓ AGUARDAR A NOITE CHEGAR E CONCLUIR A NOSSA MISSÃO DE RESGATE DAS FIGURINHAS.
ENTÃO, QUANDO A NOITE TOMOU CONTA DO SEU PEDRINHO E SUA TURMINHA RUMARAM NA DIREÇÃO DO ESCONDERIJO DO LADRÃO DAS COBIÇADAS FIGURINHAS E COM AS SUAS LANTERNINHAS LIGADAS ESCALARAM O TELHADO E COLARAM AS LATAS DE TINTAS DE CABEÇA PARA BAIXO, ENQUANTO LÁ DENTRO DO ESCONDERIJO.
- PEDRINHO ORDENOU E O ATAQUE AOS CULPADOS PELO ROUBO DAS FIGURINHAS COMEÇOU. AS TINTAS COMEÇARAM A CAIR SOBRE O DECO, O MÃO INVISÍVEL E TÃO SOBRE MÃO GRANDE, O IRMÃO DO DECO E À MEDIDA QUE AS TINTAS IAM CAINDO, OS DOIS HOMENS FICAVAM COM OS OLHOS TOTALMENTE COBERTOS E SEM RESPIRAÇÃO. ENTÃO, PEDRINHO E SUA TURMA INVADIRAM O ESCONDERIJO E AMARRARAM O JORNALEIRO E O SEU IRMÃO.
- É O FIM DA DUPLA MÃO INVISÍVEL E MÃO GRANDE.
- QUE FALTA DE SORTE! NÃO FOSSE ESSA MOLECADA ABELHUDA. NÓS ESTARÍAMOS RICOS A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO, POIS NOSSO PLANO ERA PERFEITO, POIS, NINGUÉM IRIA DESCONFIAR DE UM VELHO JORNALEIRO QUE TINHA UMA PEQUENA BANQUINHA DE JORNAL NA TRAVESSA DO BECO.
POUCO TEMPO DEPOIS, OS DOIS FORAM PRESOS PELOS POLICIAIS QUE CHEGARAM AO GALPÃO ABANDONADO.
E NA SAÍDA DO GALPÃO, PEDRINHO DISSE PARA DECO.
-O ÚNICO PLANO PERFEITO É O PLANO DE DEUS, O PLANO DOS HOMENS É IMPERFEITO. O MAL PODE DURAR ALGUMAS HORAS, MAS, O BEM SEMPRE TRIUNFA POR TODA A ETERNIDADE.
ASSIM, A TRANQUILIDADE VOLTOU A REINAR NA ALEGRE TRAVESSA DO BECO E A MOLECADA CONTINUAVA ALI NA RUA FORMANDO UMA GRANDE CÍRCULO NA CALÇADA COM SEUS PÉS DESCALÇOS DISPUTANDO BAFO A BAFO, AS VALIOSAS FIGURINHAS PARA COMPLETAR O TÃO SONHADO ÁLBUM DE UMA COPA DO MUNDO.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52862


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54629 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última