Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Turíbulo
LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS

O turíbulo
        A liturgia católica se não for a mais completa, chega perto, com seus ritos seculares. Principalmente em suas missas solenes quando o sacerdote se paramenta com sua melhor casula de cores variadas para a celebração eucarística. Lembro-me como se fosse hoje, eu, chefe dos coroinhas, organizando todo material litúrgico para santa missa. Eram 13 dias de celebração, e, enfim, chegava o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Nessas e outras celebrações eucarísticas especiais não podia faltar o rito com o turíbulo. O turíbulo é um objeto litúrgico, geralmente de cor prata ou dourado, com três hastes na qual o sacerdote segura e dentro dele é colocado a brasa. Com a brasa a todo vapor é adicionado o incenso, uma substância resinosa e aromática que ao primeiro contato com a brasa é queimado, e sua fumaça exala um cheiro agradável. Era como se fosse música para meus ouvidos, aquele rito. E o sacerdote dizia: Assim ó Deus, como sobe a fumaça desse incenso, suba até vós, as nossas preces. Tudo parecia caminhar para mais um missa solene; material litúrgico arrumado, toalha no altar, tudo no seu devido lugar. Quando a missa se inicia, percebi que havia me esquecido de algo, mas não lembrava o que. De repente já no altar, com bispo, sacerdotes, ministros da eucaristia e coroinhas reunidos. Percebi que havia me esquecido de queimar o carvão para o rito com o turíbulo. Faltava pouco para o início do rito. De repente me afastei do altar, deslocando-me até a sacristia; tirei minha túnica, e como não havia mais tempo hábil para fazer a brasa, introduzi carvão com pedaços de vela e ali mesmo tentei acender. A hora do rito é chegada, e o sacerdote me solicita o turíbulo. No entanto, algo de inusitado acontece, não sabia que o carvão adicionado a pedaços de vela, transforma-se num fumaceiro dos infernos. De repente, todo altar se encontra fumaçado, com um cheiro nada agradável, antes mesmo da colocação do incenso. Foi bispo tossindo, padre saindo, ministro perdendo a respiração, coroinhas correndo; um verdadeiro pandemônio. De repente o sacerdote com aquele olhar nada amigável, direciona-se para mim, e pergunta o que havia acontecido de errado. E eu, para não ficar sem resposta, disse que era carvão de péssima qualidade. Enfim, a aquele verdadeiro fumaceiro, com certeza nossas preces chegaram a Deus.
             Luiz Carlos Souza Santos


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52845


Outros títulos do mesmo autor

Contos A polícia e as mulheres LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos O famigerado gato da delegacia LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Turíbulo LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Cálice LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Vida de recruta LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Contos Amareuria LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS
Crônicas A sabedoria popular LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 37 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Está todo mundo preso - Rafael da Silva Claro 16 Visitas
🔴 Arquivos X - Rafael da Silva Claro 8 Visitas
Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS - Vander Roberto 7 Visitas

Páginas: Primeira Anterior