Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AO VENCEDOR, AS BATATAS!
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UM REI CHAMADO FREDERICO QUE REINAVA O REINO DA BAVIERA, O REI FREDERICO DECIDIU ORGANIZAR UM TORNEIO DE CORRIDA PARA COMEMORAR MAIS UM ANIVERSÁRIO DO REINO DA BAVIERA, ENTÃO, TODOS OS NOBRES E PLEBEUS DO REINO FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DESSE GRANDIOSO EVENTO. O REI ESTABELECEU QUE QUEM CHEGASSE PRIMEIRO A CIDADE DE KOLBERG SERIA O GRANDE VENCEDOR DO TORNEIO E OS PRÊMIOS AOS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS SERIA UM CAMPO PARA O PLANTIO DE BETERRABAS, UM CAMPO PARA O PLANTIO DE BERINJELAS E UM CAMPO PARA O PLANTIO DE BATATAS. SÓ QUE O ESPERTO E SÁBIO FREDERICO NÃO REVELOU QUAL DELES SERIA O PRÊMIO PARA O VENCEDOR DA CORRIDA COMEMORATIVA. MAS, ALGUNS HOMENS COMEÇARAM A RECLAMAR DO QUE HAVIA SIDO OFERECIDO COMO PRÊMIO DIZENDO QUE CAMPOS DE BETERRABAS E BERINJELAS ESTAVAM BEM OFERTADOS, MAS, QUE UM CAMPO PARA O PLANTIO DE BATATAS NÃO IRIA LHE SERVIR PARA NADA, POIS, PARA ELES, AS BATATAS NÃO TINHAM CHEIRO E NEM SABOR. MAS, O REI FREDERICO NÃO QUIS NEM SABER DE CONVERSA E ORDENOU QUE A CORRIDA SE INICIASSE. ENTÃO, LÁ FORAM NOBRES E PLEBEUS COMPETIR PARA VER QUEM GANHARIA OS PRÊMIOS MAIS ESTRANHOS JÁ OFERECIDOS POR UM REI D BAVIERA. A CORRIDA ESTAVA MUITO DISPUTADA E ESTAVAM NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES DOIS NOBRES E UM HUMILDE PLEBEU. OS DOIS NOBRES SE ACHANDO MAIS ESPERTOS DO QUE O PLEBEU E ACHAVAM QUE O PRÊMIO DE MAIOR VALOR QUE SERIA DADO AO VENCEDOR SERIA OS CAMPOS DAS BETERRABAS OU O CAMPO DAS BERINJELAS, POIS, COMO UM ERA DUQUE E OUTRO ERA CONDE, PARA ELES. BATATAS ERA COMIDA PARA PLEBEUS, POIS, ERA TÃO SEM GRAÇA, QUE NEM OS CACHORRINHOS COMIAM. JÁ O PLEBEU ACREDITAVA QUE O PRÊMIO DE MAIOR VALOR SERIA O CAMPO DE BATATAS, POIS, COM AS BATATAS PODERIA SE FAZER VÁRIOS PRATOS DELICIOSOS E O AGRICULTOR PLEBEU QUE ERA MUITO POBRE VIU NAQUELA CORRIDA A OPORTUNIDADE DE ENRIQUECER E MUDAR COMPLETAMENTE A VIDA DE SUA FAMÍLIA, ENTÃO, ELE QUE ESTAVA BEM ATRÁS DO DUQUE E DO CONDE, COMEÇOU A ACELERAR O PASSO MONTADO NO SEU BURRINHO, ENQUANTO QUE O DUQUE MONTADO NUM CAVALO PURO SANGUE E O CONDE MONTADO NUM CORCEL NEGRO FICARAM DEBOCHANDO DO PLEBEU, POIS, JÁ TINHAM ABERTO MUITO DISTÂNCIA DO PLEBEU QUE MONTADO NAQUELE BURRINHO QUE CAMINHAVA LENTO E PARAVA DE VEZ EM QUANDO. ASSIM, O CONDE E O DUQUE SE REVEZAVAM NA PRIMEIRA COLOCAÇÃO. O PLEBEU ACELERAVA O QUANTO PODIA, MAS O BURRINHO DENTRO DO SEU LIMITE NÃO ESTAVA AGUENTANDO AQUELE RITMO ACELERADO E PAROU NO MEIO DO CAMINHO. QUANDO O CONDE E O DUQUE VIRAM A CENA DO BURRINHO PARADO FEITO UMA ESTÁTUA E COMEÇARAM A ZOMBAR MAIS AINDA DO AGRICULTOR HUMILDE. DISSE QUE AGORA SÓ RESTARIA FICAR COM O PRÊMIO MENOS VALIOSO QUE NA CABEÇA DELES SERIA O CAMPO DAS BATATAS. MAS,  COMO NUMA COMPETIÇÃO TUDO PODE ACONTECER E NÃO SE GANHA NADA ATÉ O FINAL DA COMPETIÇÃO, DO NADA, COMEÇOU A CHOVER E EM DETERMINADO TRECHO DO CAMINHO JÁ BEM PRÓXIMO DA LINHA DE CHEGADA NA ENTRADA DA CIDADE DE KOLBERG QUE PERTENCIA AO REINO DA BAVIERA, OS CAVALOS PODEROSOS DO DUQUE E DO CONDE NUM CURVA ESCORREGARAM NUMA POÇA DE ÁGUA E TROMBARAM DERRUBANDO O DUQUE E O CONDE QUE CAÍRAM DE CARA NA LAMA. ASSIM, O AGRICULTOR TOMOU A FRENTE E MONTADO NO SEU BURRINHO QUE JÁ ESTAVA BUFANDO DE TÃO CANSADO E DE TROTE EM TROTE COM UMAS PARADAS TEIMOSAS CRUZOU LENTAMENTE A LINHA DE CHEGADA PARA A ALEGRIA DE TODOS OS ALDEÕES E PLEBEUS DO REINO DA BAVIERA. O CONDE CONSEGUIU SE RECUPERAR E CHEGOU NA SEGUNDA POSIÇÃO E O CONDE VEIO LOGO ATRÁS NA TERCEIRA POSIÇÃO. MAS, O CONDE E O DUQUE MESMO TENDO AS MELHORES MONTARIAS E PERDENDO PARA UM AGRICULTOR COM SEU BURRINHO HUMILDE NÃO PERDERAM A POSE E ZOMBARAM MAIS UMA VEZ. DIZENDO  QUE ESTAVAM TRANQUILOS, POIS, O PLEBEU SÓ HAVIA CONQUISTADO A CORRIDA POR UM MERO ACASO. O REI FREDERICO SE APROXIMOU DO PÓDIO PARA FAZER A SOLENIDADE DE ENTREGA DOS PRÊMIOS AOS VENCEDORES DO TORNEIO COMEMORATIVO DE MAIS UM ANIVERSÁRIO DO REINO DA BAVIERA. O REI FREDERICO ENTREGOU AO DUQUE O CERTIFICADO DO CAMPO DE BERINJELAS, DEPOIS PASSOU ÁS MÃOS DO CONDE O CERTIFICADO DO CAMPO DE BETERRABAS. E OUTRAS VEZ ELES RIRAM DA CARA DO AGRICULTOR QUE RECEBEU DAS MÃOS DO REI O PRÊMIO PELA CONQUISTA DO TORNEIO DIZENDO AO VENCEDOR, AS BATATAS. ASSIM O TEMPO PASSOU E AS BATATAS DO AGRICULTOR SE TORNARAM AS MELHORES BATATAS DA REGIÃO DO REINO DA BAVIERA FAZENDO DO AGRICULTOR HUMILDE, UM DOS COMERCIANTES DE BATATAS MAIS RICO DE TODA A REGIÃO DO REINO DO REI FREDERICO. JÁ O CONDE E O DUQUE NÃO SOUBERAM ADMINISTRAR OS CAMPOS DE BETERRABAS E BERINJELAS QUE GANHARAM DO REI E ACABARAM PERDENDO TUDO E FICARAM SEM UM TOSTÃO.  NA VIDA É ASSIM, ELE NOS ENSINA TODOS OS DIAS, QUEM SE ACHA GRANDIOSO SERÁ PEQUENO E QUEM SE ACHA PEQUENO, GRANDIOSO SERÁ UM DIA!


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52841


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55021 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54797 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54698 Visitas

Páginas: Próxima Última