Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO
DIRCEU DETROZ

Henry Kissinger que foi Secretário de Estado americano entre 1973 e 1977, escreveu um longo artigo falando sobre a Inteligência Artificial. O ex-secretário diz que o assunto nunca foi uma de suas prioridades. Um dia, ouviu o palestrante falando sobre o “AlphaGo”. Então decidiu ficar para saber mais daquilo.

O “AlphaGo” é um programa de computador que joga o jogo de tabuleiro Go. Em maio de 2017 o programa derrotou por 2x0 numa melhor de três Ke Jie, o melhor jogador de Go do mundo. Kissinger termina seu artigo com uma pergunta: Os humanos estão preparados para a Inteligência Artificial? O documentário sobre o jogo pode ser assistido na Netflix.

Na revanche que aconteceu em 1997, o campeão de xadrez Garry Kasparov também perdeu para a máquina “Deep Blue”. Apenas um ano antes Kasparov tinha vencido a primeira versão da máquina por 4x2 numa melhor de seis. O “Deep Blue” foi alimentado por milhares de partidas jogadas pelos maiores enxadristas mundiais.

A pergunta de Henry Kissinger tem bons motivos. O programa de xadrez “AlphaZero” não foi alimentado com partidas, só com as regras do jogo. Então, em apenas quatro horas ele aprendeu jogar jogando contra si mesmo, superando o que o homem demorou um século para compreender.

Se a “IA” abalou os egos de Ke Jie e Kasparov, logo chegará a vez da classe dos artistas. A “IA” já está pintando quadros, escrevendo livros e compondo músicas. Agora em outubro um quadro produzido por uma “IA” batizada de “Portrait of Edmond de Belamy” será leiloado. O valor ficará entre sete e dez mil dólares.

É possível que uma “IA” jogadora e artista apesar de espantar não chegue a preocupar a raça humana. Que as mudanças estão chegando é um fato. Primeiro era só a ficção, agora a ciência endossa a ficção. O mundo como conhecemos deixará de existir a partir de 2050. Daqui apenas três décadas.

A “IA” deixará de ser um menino bonito quando for usada como máquinas de guerra. Coisas do tipo Skynet de o “Exterminador Do Futuro”, com toda a certeza serão trazidas da ficção para a realidade. Nosso mundo não terá como fugir de um outro Vietnã com milhares de “IA”. E, talvez, uma “IA” cantando “Aquarius” do musical “Hair”.

A “IA” ficará um menino horrendo quando for alimentado pelos livros de crenças “sagrados” da raça humana. Nossas carnificinas do passado promovidas pelas crenças em deuses e criadores provavelmente também se repetirão, desta vez, pelas máquinas.

Pena não poder estar aqui neste mundo novo comandado pelas máquinas. Espero estar num lugar com janelinha. Com a possibilidade de poder dar uma espiadinha.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54674 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54589 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54451 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54396 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54394 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54349 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54290 Visitas
Amores! - 54286 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54231 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última