Acordou às sete e 35 da manhã. Deu um grito de desgraça. Já estava atrasado para a primeira aula. Entrava às sete e meia no colégio. Fez somente o indispensável e saiu voando de casa.
Mas, na rua, enquanto caminhava para o ponto de ônibus, reparou que quase todos o encaravam e de uma maneira esquisita: o padeiro, a empregada, o garotinho, a mãe desse garotinho, o motorista de ônibus ... Não devia ser o cabelo despenteado, pois ele nunca penteava mesmo. Tão bonito também não era.
Meia hora depois, cada vez mais intrigado, chegou ao colégio. O porteiro olhou embasbacadamente para ele. Não perdeu tempo: jogou a carteirinha e foi logo entrando, já que queria assistir a segunda aula. Uma faxineira, que andava por perto com uma bandeja de copinhos cheios de café, deu um berro assim que o viu e jogou tudo pra cima. Ele ficou mais preocupado ainda. O que seria?
Subiu as escadas correndo e, quando ia entrar na sala de aula, sua caneta caiu no chão. Ao se abaixar para apanhá-la, descobriu porque todo mundo olhava para ele: estava só de cuecas na parte de baixo. Tinha se esquecido de colocar as calças! Apavorado, correu para o banheiro dos homens.
E agora, o que fazer? - perguntou a si mesmo. Segundos depois, deu um grito - não muito alto - de alegria. Era dia de Educação Física e ele tinha um "short" na mochila. Colocou-o e foi para a sala.
A turma praticamente inteira riu quando viu entrar no recinto aquela figura estranha, de camisa branca (com o emblema do colégio costurado no bolso), "short", sapatos (sem as meias, pois não dera tempo de calçar) e mochila. A calça fazia parte do uniforme e certamente seria repreendido pelo professor.
Alguém disse:
- O Fluminense deixou ele maluco! ... Com essa nova derrota, ele pirou de vez! Ah, ah, ah ...
- Eu sabia que o Olaria ia ganhar! O Flu não tem time nem pra ganhar do Madureira! - gritou outro aluno.
- Renato! Toma tua prova!
A voz grave e soberana do mestre calou o resto da classe.
Oito! Havia tirado oito! Quase não acreditou.
- Perguntem pra ele se ele estudou! ... Me falaram que o desgraçado não abre o livro nem no dia da prova! - intrometeu-se mais um.
- O que você tá falando? Você é pior que ele!
A turma outra vez explodiu em gargalhada.
- Renato! - impôs-se novamente o professor - Agora que você já recebeu sua prova, se manda, porque aqui é proibido assistir aula de "short".
- Tá legal! - limitou-se a responder.
- Tchau, tricolor! - ainda ouviu alguém falar.
...
Renato esmurrava o travesseiro quando a mãe o sacudiu, dizendo autoritariamente:
- Acorda, menino! São seis e 20! Vai lavar esse rosto que você já está atrasado!
Antes de sair de casa, conferiu se vestira mesmo as calças. Quanto à nota de matemática, já sabia. E não era oito ...
Nota do autor: Fluminense, Olaria e Madureira são times de futebol da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro tem sua sede na zona sul e é bem popular; os outros dois ficam na zona norte e não têm grandes torcidas. Tricolor é quem torce pelo Fluminense.
|