Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MANIPULADORES E MANIPULADOS
DIRCEU DETROZ

Enganam-se os crentes de que o poder está nas mãos das potências bélicas e atômicas. Essa é uma cortina de fumaça atrás da qual quem detém o verdadeiro poder mundial costuma se esconder. Os poderosos da informação e da mídia adoram viver manipulando ocultos nas sombras.

Enquanto o poder manipulador do nazismo esteve no auge, Hitler foi alargando seu sonhado império de raça superior. Quando a manipulação aliada destruiu a de Hitler seu império transformou-se em cinzas. Os filmes só mostram as batalhas. Se pudessem mostrar os movimentos das sombras, certamente nosso mundo seria diferente. Não necessariamente melhor.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido por duas ideias antagônicas. O Capitalismo e o Comunismo. Então uma nova guerra de manipuladores teve início. Hoje é sabido que os manipuladores do Capitalismo foram os vitoriosos. Na linha de frente do time vencedor estavam o papa João Paulo II e Mikhail Gorbachev.

É fácil explicar o motivo do poder mundial estar nas mãos dos poderosos da mídia e da informação. Seja por qualquer ótica que se olhe, sempre haverá manipulados. Pelas crenças religiosas, pelas ideologias políticas, ou no âmbito social. No DNA dos manipulados encontra-se a falta de convicção e de opinião própria. Foi esse poder manipulador quem criou a praga das redes sociais. As Fake news.

Um bom exemplo de que sempre haverá manipulados é a greve dos caminhoneiros. Em menor escala, a greve criou uma guerra de manipuladores. De um lado construiu-se a ideia de heróis nacionais “salvando” o Brasil. De outro, reportagens, artigos e editoriais com críticas aos “heróis”, que no fundo lutam por uma causa própria. Não pelo Brasil!

Neste ponto vamos inverter os papéis. Quando as reportagens, os artigos e os editoriais mostravam a corrupção petista. Quando eles defendiam abertamente o impeachment de Dilma Rousseff, nunca foram acusados de manipuladores pelos apoiadores da greve. Eram manipuladores apenas para as legiões de petistas.

Vamos imaginar que a greve dos caminhoneiros fosse um ato em prol de “Lula livre”. Eles continuariam “heróis nacionais”, ou seriam rapidamente transformados em inimigos do Brasil? E os manipuladores de hoje? Esses com certeza sem mudar uma única palavra ou virgula nas reportagens, artigos e editoriais seriam elogiados.

Engraçado que acusamos os manipuladores, e esquecemos que nossa capacidade de criar um herói por dia, também é uma espécie de manipulação. Os poderosos manipulam com ideias e informações. As redes sociais manipulam com mentiras. Se você for daqueles que não se deixa manipular, mesmo assim corre o risco de ser acusado de manipulador.





Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52845


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO DIRCEU DETROZ
Poesias VIVER DIRCEU DETROZ
Poesias ENCONTRO MARCADO DIRCEU DETROZ
Artigos FRACASSOS E NENHUMA PERSPECTIVA DIRCEU DETROZ
Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 1011 até 1020 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Eu te amo - Amauri Carius Ferreira 53102 Visitas
Autobiografia - J. Miguel 53102 Visitas
BRASIL - FICÇÃO OU REALIDADE? - Lailton Araújo 53102 Visitas
Refletir - Ivone Boechat 53101 Visitas
RELACIONAMENTOS NA QUINTA DIMENSÃO - Henrique Pompilio de Araujo 53101 Visitas
PRECE - sigmar montemor 53101 Visitas
Vozes - Valdir Rodrigues 53101 Visitas
O Arado - Luís Eduardo Fernandes Vieira 53101 Visitas
Exercício de Terracota - José Ernesto Kappel 53101 Visitas
Sonho na Lua - José Ernesto Kappel 53101 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última