Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
D’OSGEMEOS
manoel serrão da silveira lacerda

Ó imortal “Poseidon” -, D’us, Amo e Dono do Mar -, Guardiã das Águas profundas, dos baixios e das marés rasas.

Ó vós que em fúria severa ao sal das vagas, e afeito um punho em brasais, esbateia-se contra o “Nautilus”, na perfeição de sua humanidade interior.

Ó vós que emerge das entranhas líquidas e desabas sobre o tombadilho; arremessa-o contra o tempo pelo eterno; desafia-o num só gesto à morte; atormenta-o nos interiores pelos seus contrários.

Ó inda que mal traçada a rota pelo azimute, acaso viste-os vencidos? Vês, são bravos “Vernes” rumo às “Ilhas” desérticas de suas almas etéricas. Vês, lá d’onde o homem-criança [os bons], reinventa o mundo, povoa-o, fecha-o e nele em clausura na caixa da Nau [o objeto possuído] se encerra, e a tornar-se retina viajante, é a mesma Nau que, de leve, afaga infinitos e causa, amiúdes, partidas.

Ó Bendcito! Não vês? São heróis mortais sem desonra -, Escutai e guardai-os, só para vós no coração: por que não poupais os bons e os maus mandai-os à purga de Hades? Se o “Celeste” outrora fora ao pique em cresta e brasa nem à cais do porto – o destino -, a Sagração o salvara? Se o “Bateau ivre” de Rimbaud, a exora nau que diz “eu”, e, liberto de seu banker, fez o Homem-pequeno homúnculo passar de sua caverna a uma sublimal alma poética?

Ó inda que suprima-se da matéria o homem e deixeis a nau à sós: nada escapará ao ectoplasma, mesmo o mais remoto esférico e liso dos Universos infinitos.

Então espia? De Gaia, o Ponto virá a ti...

Ó vós q’inda D’us de os teres consigo o “Eólio” em pés de vento a soprar-lhe as vê-las do vosso reino até vo-ar: o vento norte, o furacão, o temporal e o vento gélido, a tempestade e o vento cáustico às vossas erigidas ameias aos céus do Olimpo ruíra - o destino – virara estrelas encarnadas e a imortalidade quebrando as madrugadas o alcançara.

Então espia? De Gaia, Urano virá a ti...

Ó diz-me d’osgemeos”, que o indago e proclamo ser teu aliado: e que homem sem sonhos aos céus pode chegar? Por que não haveria de vagar pelos campos à colheita do sonho? Nossos sonhos são como um sopro dos ventos, mais que tudo precisão: a própria vida do Ser que se quer ser existido. Ó D’osgemeos”, como me vos desfizestes! Não vedes que nós, mortais são-nos destinos, e nossos dias de imortais são-nos contados.

Então, espia? De Zeus, o Olimpo virá a ti...

Ó d’osgemeos” fúria do vento e do mar, entre - humanos e divinos – os diferentes, urge-te do estro unguento. Da poesia virá a ti o sábio Gilgamesh o mais antigo que o Dilúvio – o épico do poema. Sim! Aquele que tudo viu, que singrou os mares, que soube todas as coisas, e fora aos céus pelos ventos.

Então, espia? De Gilgamesh, a Poesia virá a ti...

Dize-o tu, severo Mito? Por que acusas os mortais dos sonhares e do mal que há imortal no homem não vos dás a cura? Acaso vós sabeis dos mares vindo da corrente que os arrastam para longe, para sempre, a rota de voltar a morte para a vida, o caminho?

Acaso vós sabeis? Sabeis? Ó severo Mito, assustado, sabeis dos reveses que vos afliges quão o rito de mantê-lo à tona vivente no presente existido!

Então, espia? Do Rito, o Mito virá a ti...

Ó d’osgemeos dos mares e dos ventos, acaso procurareis vento no meio dos ventos? Água no meio dos mares? Ó se ali Deus imortal dela vos serás; morto ali o homem em vão dela não serás.
Ó D’us imortal “Poseidon”, agora que somos vida para amar. Ó D’us imortal “Eólio”, agora que somos sonhos para sonhar.

Então, espia? Ó dos Sonhos, a Vida no “Berçário da Evolução” virá a ti...






Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52853


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LOBSHOMEM manoel serrão da silveira lacerda
Poesias NEURA TRIBAL manoel serrão da silveira lacerda
Poesias ÁLIBIS manoel serrão da silveira lacerda
Poesias APRENDIZ manoel serrão da silveira lacerda
Poesias PÓSTUMO manoel serrão da silveira lacerda
Poesias AUSCHWITZ manoel serrão da silveira lacerda
Poesias O BELISCÃO manoel serrão da silveira lacerda
Poesias A TRINDADE manoel serrão da silveira lacerda
Poesias ANFÍBIOS manoel serrão da silveira lacerda
Poesias ALMA QUÂNTICA manoel serrão da silveira lacerda

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 64.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última