Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CHATICE DO MOMENTO
DIRCEU DETROZ

Mesmo quando um filme é bom, se for longo demais acaba ficando chato. Hoje quando exibidos na TV, não parece porque geralmente muitas partes são cortadas. Só quem assistiu no cinema, é capaz de perceber esse detalhe.

Para o meu gosto de filme bom e chato por ser longo, cito três exemplos. “... E o Vento Levou”, “2001 - Uma Odisseia no Espaço” e “Os Dez Mandamentos”. Deste último, estou falando do original de 1957, com três horas e quarenta minutos de duração.

Se as peripécias de Scarlett O’Hara, o monólito negro interferindo na civilização humana desde sua Pré-história e o maná caindo do céu acabaram chatos pelo tempo de duração, o que dizer se fosse para assistir o vídeo com o depoimento do ex-presidente Lula, que durou mais de cinco horas na íntegra.

Tem uma particularidade que deixam esses vídeos ainda mais chatos. O quanto a mídia se dedica a martelar sobre eles. A mídia tem um papel perigoso na fabricação de “heróis e bandidos”. Sem esquecer que muitas vezes, a plateia opta torcer pelo bandido.

À exceção das cinco horas com Lula que se tratou de um depoimento, os outros vídeos dos chamados “delatores”, traz para o presente o capítulo da nossa História conhecido por Conjuração Mineira. E não custa fazer uma pergunta que nada tem de premonitória. Não fossem os delatores, Tiradentes seria um herói nacional?

Não interessa aos brasileiros, saber que a ex-presidente Dilma criou um e-mail falso com o nome de Iolanda porque era esse o nome da esposa de Costa e Silva, um general presidente durante a ditadura. Interessa saber o que acontecerá com a “Iolanda” falsa.

É hora de acabar com a chatice das delações e dar um passo adiante. Teremos prisões? Teremos penas duras aplicadas? Todos serão julgados com igualdade? Quanto tempo se passará até que os julgamentos aconteçam?

Na sua coluna desta segunda-feira na Folha de São Paulo, Mônica Bergamo trouxe uma informação importante. Mesmo que Lula seja condenado na segunda instância, o STF poderá evitar que o ex-presidente seja preso de imediato. Esse poderá significa “vai”.

Muitos afirmam que a Operação Lava Jato trouxe o Brasil para um de seus momentos históricos. Discordo totalmente. O momento é de vergonha nacional. E os bons manipulares sabem se aproveitar dessa vergonha construindo carreiras de heróis.

Ontem, delatores e delatados dividiam o dinheiro roubado. Hoje, os delatores são mentirosos, e os delatados continuam exibindo uma honestidade exemplar. Histórico e trágico será ver legiões de candidatos delatados eleitos em 2018. E não duvidem que a “Iolanda”, e seu “criador” estarão entre eles.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61712


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62673 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62653 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62507 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62471 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62471 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62447 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62445 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62430 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62423 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62422 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última