Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AO CAPITAL TUDO
DIRCEU DETROZ

Numa entrevista ao canal Globonews, um economista americano fazendo duras críticas, disse que o governo de Donald Trump, fala em nome dos trabalhadores, mas age para agradar e recompensar o capital. Explicitamente os mercados financeiros.

A atitude de Trump não é isolada, nem exclusiva. A parte capitalista do mundo age da mesma maneira. Não existe fuga. Todos são reféns dos mercados. O emprego e a produção foram substituídos pelas ações e os lucros. De dia aqui. À noite lá.

Foi a globalização que acelerou o processo. O nascimento do agiota e da agiotagem modernos. Quando o agiota comum não recebe uma dívida vencida, ele usa seus métodos. O mesmo acontece a nível de nações. Os agiotas criam as crises apenas quando sabem como lucrar com elas.

Se as maiores e mais ricas economias mundiais estão nas mãos desses agiotas, o que dizer das economias pobres de terceiro mundo. Que elevam seus juros às alturas, na tentativa de atrair capital especulativo e financiar seu crescimento. Literalmente para torná-los governáveis os países se vendem.

Foi a partir do governo de FHC, que a agiotagem decidiu sair das sombras. Alguns já se esqueceram, e muitos nem sabem que antes de assumir, Lula obrigou-se assinar uma carta prometendo aos mercados financeiros, não mexer nos princípios econômicos deixados pelo seu antecessor.

É provável que, por ser quem é Lula passou incólume pelo seu mandato, porém não sem sobressaltos. Já Dilma não teve a mesma sorte. É um erro crer que a queda de Dilma deveu-se a pressões políticas, ou das ruas. Se os mercados financeiros não abandonassem seu navio, Dilma ainda seria presidente do Brasil.

Quando Michel Temer assumiu, o primeiro presente que recebeu foi a cartilha editada pelos mercados financeiros. Tudo o que já foi aprovado, e o que se tenta aprovar, incluindo a reforma da previdência não farão o Brasil crescer. O capital especulativo não tem o mínimo interesse no crescimento. Apenas nos lucros.

O Brasil é um exemplo bem ilustrativo. Com treze milhões de desempregados, o governo comemora a queda da inflação. Nem a ortodoxia econômica é capaz de mentir. Quando os trabalhadores perdem seus empregos e poder aquisitivo, a tendência inflacionaria é ceder. Mesmo em tempos de hiperinflação havia empregos e salários.

Apesar de agir em favor dos mercados financeiros, Trump pensa nos trabalhadores. Michel Temer nem isso faz. Para Temer o importante não é o Brasil. É o mandato. A necessidade de mantê-lo passa pelos agiotas especuladores. São eles que controlam a mídia. Inclusive alguns formadores de opinião. Principalmente os economistas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52875


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54746 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54707 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54604 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54480 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54428 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54423 Visitas
Amores! - 54379 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54371 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54314 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54283 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última