Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A VERDADE EM XEQUE
DIRCEU DETROZ

Se quando morrêssemos o caixão mostrasse numa telinha o número de vezes em que falamos mentiras e verdades durante toda a vida, o resultado assustador só não seria pior do que a morte. E falei de números. Imaginem se junto aparecessem também, todas as mentiras que falamos.

Pobre do Ser Humano que nascesse sem o gene da mentira. Seria um excluído. Temos mentiras para todas as circunstâncias. Que vão de inocentes a trágicas. É empírico na evolução humana. A mentira sempre teve mais importância do que a verdade.

E por que isto acontece? Talvez, a resposta seja mais simples do que parece. A mentira só tem um lado. O nosso. A verdade tem dois lados. Tem o nosso e do outro. Isto fará, querendo ou não, a História contada ser sempre mentirosa. É neste fato que reside todo o poder da mentira.

Os livros só nos contam da perspectiva dos heróis navegantes que aportaram no Continente Americano. A verdade do holocausto que eles provocaram aqui, só poderia ser contada pelos milhões de nativos que foram dizimados pelas torturas mais cruéis imagináveis. Muito piores do que as praticadas pelo Estado Islâmico.

A verdade nunca esteve tão em xeque como agora, depois do advento das redes sociais. A aliada perfeita das mentiras. Ressaltando porém, que aquilo que você conta para uma criança dormir, é tão mentira quanto tentar mudar o resultado de uma eleição com postagens mentirosas.

Isto foi tentado na chamada maior democracia do mundo. Ainda não existe um consenso se conseguiram. De qualquer modo, serviu para colocar a internet em alerta contra a criação de sites especializados em notícias falsas. O jornal O Globo acaba de criar o seu serviço chamado “É isso mesmo”?

É desalentador pensar que as melhores mentiras serão capazes de decidir as eleições de 2018. Infelizmente, neste momento, é a única verdade do jogo que está começando.

Partindo do princípio que a índole humana é ser mentirosa, e isto é verdade, ainda podemos trazer para a discussão a fé baseada nos chamados livros sagrados. Todos eles escritos unicamente por humanos, portanto mentirosos. Quanto desta fé que não deixa de ser uma virtude, é baseada em mentiras.

Cabe dar um exemplo. A Igreja Católica teimou durante séculos ser a Terra o centro do Sistema Solar. Até ser desmentida pela ciência, torturou e possivelmente fez coisa pior para que a mentira prevalecesse. A disseminação de mentiras é o alimento de todas as religiões. Elas desmoronariam diante das verdades. Não sobraria pedra sobre pedra. Claro que a ciência jamais estará imune a mentiras. Só que a ciência contesta. A fé não.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54739 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54666 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54588 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54449 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54391 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54382 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54341 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54283 Visitas
Amores! - 54278 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54226 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última