Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Anteu, Rosnan & Caveiras
Lasana Lukata



Disseram que esse ano de 2007 seria regido por Ogum e Iansã; outros disseram que por Iemanjá; outros, por Obaluaiê; outros, por Exu. Note-se que não há uma harmonia nas afirmações.
Eu cá por mim, olhando os jornais, creio que esse ano está sendo regido por Exu, Exu Caveira: a palavra Caveirão e Caveirinha não saem da mídia; Bush que pertence a Sociedade secreta Caveira e Ossos tem deixado muitas caveiras no Iraque e trazido algumas para a América.
Você que veste rosa ou azul não vai gostar dessa crônica porque pesada, mas essa crônica é leve. Um esqueleto adulto tem 206 ossos e, sem o peso da barriga que você tem ou dos 500 ml de silicone no teu peito, filha, juntos pensam apenas 9 quilos. É leve ou não é? O problema é a progressão geométrica de caveiras no planeta: 9 x 9 x 9... Mulheres passam fome até ficar umas caveirinhas,eu prefiro as carnudinhas. Sai pra lá, Mulher Caveira! E há os que aplaudem a produção de caveiras no mundo e é certo que o coveiro precisa comer, comer e não se empanturrar. Foi tempo em que quem esperava sapato de defunto morria descalço. Hoje há sapatos de defuntos à vontade para se calçar. Só pega resfriado quem quiser. É uma caveirada espalhada pelo mundo que sei não! Esse mundo parece que tem caveira de burro. Falando em caveiras lembrei de Anteu. Anteu era um gigante que vivia na Líbia e matava todos os viajantes que passavam por suas terras com a finalidade apenas de ficar com as caveiras, mas não era como o filme O Predador que colecionava caveiras por esporte e também não era nenhum texano produzindo caveiras no Oriente Médio até lhe tomar o petróleo. Suas caveiras eram para cumprir a promessa feita a seu pai de erguer um templo com crânios humanos. Hércules enfrentou Anteu, mas cada vez que o arremessava no solo, o gigante recuperava as forças e erguia-se mais feroz. Percebendo, Hércules, que a força de Anteu vinha da terra, ergueu-o no ar e o matou por asfixia. Assim, não foi preciso Hércules passar o gigante pelos quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Fogo, Água.
As enciclopédias não dizem, mas concluo por mim mesmo que se Hércules em vez de suspender o gigante no ar, o arremessasse no mar, também seria inútil porque o gigante Anteu era filho da Terra e de Netuno, o rei dos mares (Gaia e Poseidon para os gregos). Ora, um pai que comanda as águas jamais deixaria seu filho morrer afogado, pelo contrário, a exemplo da Terra, daria força a Anteu que recuperaria as forças e emergiria mais feroz. Acredito que Hércules também deu sorte de o Ar não ser padrinho do gigante Anteu. Se fosse, o Ar não permitiria que Anteu morresse asfixiado.
A verdade é que Hércules foi feliz na primeira tentativa, mas aqui no Brasil, os nossos Hércules já estão na segunda tentativa, querendo ver a caveira de Rosnan, nosso Anteu, gigante do Senado, que recentemente foi arremessado, mas já recuperou as forças, erguendo-se mais feroz.
E não adianta nada ter a percepção de um Hércules, tentar achar um ponto fraco, não que não exista, mas porque Rosnan parece ser filho da Terra e do Mar, afilhado do Ar, amigo do Fogo e patrão dos “sucos de Laranjas”.
Veja-se como ele é protegido: “O PMDB precisava desses votos, e os senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon vinham votando sistematicamente contra as decisões da bancada. São ossos do ofício”. Palavras do líder do PMDB no Senado. Opa! Olha o Exu Caveira aí de novo! Só pensa em ossos. Estão desossando a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. O Brasil é transformado num país invertebrado.
E Rosnan pode não erguer, em Brasília, um templo com crânios humanos, mas nessa era de Caveirões e Caveirinhas, pode fazer a caveira de muita gente.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 55577


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas Revolução Rabo de Cavalo Lasana Lukata
Crônicas A penteadeira de Sarkozy Lasana Lukata
Crônicas O DELEGADO DO MEC Lasana Lukata
Crônicas Elogio da Chuva Lasana Lukata
Cartas Dilma Roussef sabe de fígado Lasana Lukata
Crônicas Carnaval no Português Lasana Lukata
Crônicas TRINDADES DA VIDA Lasana Lukata
Crônicas EXU BRADESCO Lasana Lukata
Crônicas HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57388 Visitas
ALEGORIA DA CAVERNA - Sandra Soares Sarmento 57383 Visitas
Use a Linguagem Simples! - Vander Roberto 57374 Visitas
Sociedade etarista - Vander Roberto 57322 Visitas
pra ser feliz - aurora yoshioto 57292 Visitas
A FELICIDADE - CAPÍTULO I - EFRAIM MARQUES 57292 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 57277 Visitas
"Os dias metais balançam entre folhas" - Darwin Ferraretto 57275 Visitas
Capitalismo e a catástrofe gaúcha - Vander Roberto 57274 Visitas
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA - Simone Viçoza 57241 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última