Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
JOÃO MARIA: UM NOME POTIGUAR
Carlos Augusto de Medeiros Filho

Resumo:
Conheço diversas pessoas com o nome de João Maria, todos nascidos no Rio Grande do Norte ou com uma direta ligação com o nosso Estado. Esse nome parece ser, portanto, uma marca potiguar.

JOÃO MARIA: UM NOME POTIGUAR     Crônica Potiguar
Conheço diversas pessoas com o nome de João Maria, todos nascidos no Rio Grande do Norte ou com uma direta ligação com o nosso Estado. Sempre trabalhei fora do RN e, evidentemente, a maioria dos colegas de trabalho é de outros estados. Não me lembro de nenhum que se chamasse João Maria. Esse nome parece ser, portanto, uma marca potiguar.
A explicação para essa denominação particular é simples e compreende dois aspectos interligados. O primeiro vem combinação errônea dos nomes João + Maria. O comum seria José + Maria, pai e mãe de Jesus, tanto que a população dos José Maria é imensa e disseminada em todo território nacional. O segundo motivo é que a escolha dessa designação serve para homenagear o santo potiguar, Padre João Maria.
Padre João Maria nasceu em Jardim de Piranhas em 1848 e faleceu em 1905. Foi vigário de Jardim de Piranhas, Flores, Acari, Papari e Natal, assumindo a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral da capital potiguar, em 1881. Ficou conhecido pela dedicação e amor aos mais necessitados e por seu apoio à luta pela libertação dos escravos, fazendo com que fosse designado "Pai dos Negros Forros". Pe João Maria também combateu os malefícios das secas e epidemias de varíolas, chegando a contrair essa doença que o levaria à morte.
A praça atrás da Catedral Velha se tornou sítio de oração e de promesseiros desde que o busto de Padre João Maria foi ali depositado, em 1919. Como estudante fui, muitas vezes, pedir auxílio antes das provas mais difíceis e, posteriormente, rezei agradecendo a ajuda espiritual sempre presente. Naqueles tempos, a estátua de Padre João Maria estava sempre cercada de devotos, de velas acessas e de variados ex-votos. A maioria dos católicos que ia ao Grande Ponto sempre disponibilizava de um tempo para ir conversar com "O Apóstolo da Caridade", como ele é, também, conhecido.
Morei vinte e cinco anos fora de Natal. No retorno, tive a impressão, espero que falsa, de que a afluência de pessoas no entorno da estátua de Pe. João Maria tinha diminuído sensivelmente. Se esse sentimento refletir a realidade, quais seriam as causas? Estaria relacionada à própria decadência do Centro da Cidade, do nosso Grande Ponto? Ou os motivos seriam religiosos / espirituais, com a transferência de devoção para outros santos ou cultos?
Uma maneira indireta de medir essa possível queda de popularidade do Santo Potiguar, seria avaliar, estatisticamente e em relação ao tempo, a evolução da quantidade dos "João Maria" na população do Estado.
Esperando estar cometendo uma errônea avaliação, continuo visitando a estátua do Padre João Maria pelo respeito à personalidade histórica e pela admiração aos exemplos de vida e de santidade do Santo de Natal.


Biografia:
Nascido em 1955. Potiguar com experiência profissional principalmente na Amazônia.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas ANDANDO EM CÍRCULOS OU A VISITA 2 - Crônica Amazônica Carlos Augusto de Medeiros Filho
Crônicas Baixa a Mão Carlos Augusto de Medeiros Filho
Crônicas JOÃO MARIA: UM NOME POTIGUAR Carlos Augusto de Medeiros Filho
Crônicas PRIMEIRO TÍTULO E O GOL IMPROVÁVEL Carlos Augusto de Medeiros Filho
Crônicas A Visita Carlos Augusto de Medeiros Filho


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55830 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55103 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55051 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54800 Visitas

Páginas: Próxima Última