Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A HERANÇA DA PRIMAVERA ÁRABE
DIRCEU DETROZ

As notícias e imagens de Aleppo, indignando o mundo são, talvez, o maior exemplo da herança trágica que deixou rastros em vários países árabes. E ficou conhecida como “Primavera Árabe”. Mais triste é saber que indignação tem prazo de validade curto.

A “Primavera Árabe” levou o povo às ruas. Ao todo, os eventos ocorreram em 22 países. As consequências tiveram escalas variáveis. Em alguns os protestos duravam dias. Em outros, meses. Uns foram pacíficos. A maioria transformou-se em revoltas sangrentas.

A “Primavera Árabe” trouxe outra variável para a equação. Foi uma espécie de batismo de fogo das redes sociais. Que depois seriam usadas da mesma maneira nos protestos brasileiros. E nem é preciso lupa para admitir que o barulho tanto aqui, como lá, só aumentou porque a mídia entrou em cena. Na verdade nada mudou lá, e nem aqui.

Outra coisa é importante ressaltar. Antes da “Primavera Árabe” explodir, aqueles países permaneciam nas mãos das grandes potências mundiais. Que até entenderem o que acontecia, ficaram em cima do muro. Depois apoiaram os protestos. Armamentos foram enviados. Meia década depois, permanecem nas mãos das grandes potências mundiais.

A não ser por três países, não conto Iêmen e Tunísia, o capítulo “Primavera Árabe não ganharia mais que uma página na História.

No Egito o ditador Hosni Mubarak, apoiado por décadas pelo Ocidente foi derrubado. O governo que se formou na sequência também foi. Hoje é governado por um “Conselho Supremo das Forças Armadas” Reparem no “Supremo”. E que surpresa. Apoiado pelo ocidente. O que mudou no Egito desde então?

Na Líbia, o ditador Muammar Gaddafi não teve a mesma sorte de Mubarak. Foi preso e assassinado pelos rebeldes. Gaddafi era aquele tipo de ditador que fazia biquinho para o Ocidente. Quando todos estavam olhando os biquinhos eram retribuídos. Sem ninguém olhando viviam de “tititi”. O que mudou na Líbia desde então?

É na Síria que a herança da Primavera Árabe” continua viva e manchada de sangue. Uma guerra sem fim. É aqui que aparece toda a vergonha promovida pelo Ocidente. A ajuda humanitária precisa de um acordo entre Estados Unidos e Rússia para chegar. Inocentes mortos? Um país destruído? E daí? O que importa é manter o poder sobre a região. A mão asfixiando e também suja de sangue. O que mudará na Síria?

E se diretamente não podemos culpá-la, da “Primavera Árabe” emergiu o Estado Islâmico. Terra arrasada é um cenário perfeito para que o pior predador mostre todas suas habilidades sanguinárias. E neste quesito, eu diria que o Ocidente e o Estado Islâmico têm poucas diferenças. É predador contra predador. O resultado? Carnificina!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69004 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54913 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54797 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54772 Visitas

Páginas: Próxima Última