Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O MURO DA "LAVA-JATO"
DIRCEU DETROZ

Da mesma maneira que não acreditamos em promessas de políticos, também não devemos acreditar no que eles falam sem prometer nada. Diante dos holofotes e dos microfones todos dizem apoiar a “Lava-Jato”. Que querem o fim da corrupção.

É mentira. Quando estão reunidos nos gabinetes com as portas fechadas, o conteúdo das conversas é outro. Todos buscam a “solução final”, para colocar um fim definitivo na operação. Se pudessem prenderiam Sérgio Moro e sua “quadrilha” por muitos anos.

Esses gabinetes estão nos três poderes. No legislativo, no executivo e no judiciário. Começa com deputados e senadores. Passa pelo Presidente da República. E termina com os ministros do STF.

Para os procuradores da Lava-Jato, uma rede de corrupção tão complexa, jamais poderia ser comandada por um subordinado qualquer. Só alguém na condição de “ser intocável” seria capaz. E neste aspecto, ele pode perfeitamente se comparar com Jesus Cristo.

Parece que os inquilinos dos gabinetes resolveram assinar uma medida protetiva, proibindo os procuradores de chegarem a uma certa distância deste “ser intocável”.

Nas duas vezes em que isto aconteceu, eles passaram de acusadores a acusados num piscar de olhos. Só faltou os inquilinos dos gabinetes saírem protestando pelas ruas, gritando palavras de ordem em defesa do “ser intocável”.

Lembram-se de quando o ex-presidente Lula, foi buscado em casa numa “condução coercitiva”? Os inquilinos dos gabinetes comparam aquela atitude a quase uma caminhada em via-crúcis do conduzido. Para todos foi um abuso de poder.

O mesmo aconteceu na semana passada, quando formalmente o ex-presidente foi acusado de comandar a corrupção no Brasil. De novo, os inquilinos dos gabinetes ficaram incrédulos. Todos tinham certeza de que existia um chefe. Um comandante. Mas Lula? O nosso “ser intocável”? Não, isto é impossível.

E para proteger o “ser intocável”, os inquilinos dos gabinetes trataram de levantar um pouco mais o muro. Ajudou muito o espetáculo de picadeiro da acusação e defesa. Muitos adoram promover palhaçadas no Brasil. Fato. Se palhaçadas têm chefes e comandantes, a corrupção também tem. Com maior probabilidade para os “intocáveis”.

Os juristas analisaram a acusação pouco técnica. Os adjetivos usados causaram perplexidade, e as denúncias soaram exageradas. “Espetaculoso” para o Supremo. Uau! Neste momento, o mundo político brasileiro deseja apenas uma coisa. Acabar com a “Lava-Jato”. Afinal, os gabinetes dos inquilinos poderão ficar vagos. Muitos deles temem o mesmo destino do comandante. E sabem que não são intocáveis.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61632


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62709 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62669 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62532 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62523 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62507 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62504 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62483 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62462 Visitas
Parada para Pensar - Nilton Salvador 62460 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 62460 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última