Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
FOLCLORE - CHUPA-CABRA: O NASCER DE UM MITO
Orlando Batista dos Santos



Na segunda metade da década de 1990 os noticiários da imprensa em todo o Brasil começam a se ocupar de casos inusitados. De várias partes do território surgiam informações de que animais de pequeno porte estariam sendo atacados e mortos por uma estranha criatura, sem que ninguém conseguisse descrevê-la. Seria um ET, um vampiro, um lobisomem, ou um ente surgido das profundezas da terra? Inúteis as tentativas para explicar aquelas ocorrências. Enquanto isso, cabras, carneiros, porcos, patos, galinhas e bezerros eram descobertos mortos e com sinais peculiares pelo corpo, como resultante dos ataques: pequenos orifícios por onde as vítimas tinham seu sangue escoado, ou cortes muitos precisos, por onde as vísceras das presas eram extraídas, o que levava os investigadores do assunto a afirmarem não se tratar de ações de predadores conhecidos.
NO MUNDO
Dizem que o Chupa-Cabra – nome que foi dado ao bicho desconhecido - apareceu pela primeira vez em Porto Rico, país da América Central que tem uma grande criação de cabras. O país ficou alarmado com a ação de um ser misterioso na década de 1980, que atacava os animais, sem que se pudesse sequer dar ao bicho uma caracterização adequada.
Mas, há muitos relatos de ataques dessa criatura em outros países das Américas, como Estados Unidos, México e a região do Caribe. Em Portugal, na Espanha, na Índia e até mesmo na Turquia se têm notícias de ataques com características semelhantes.
CRIPTOLOGIA
Afirmação de um criptólogo, profissional do ramo da ciência que estuda espécies de animais ainda desconhecidas, ou redescobertas após serem consideradas extintas – a criptologia – existem três possibilidades para justificar a existência do Chupa-Cabra:
1. Trata-se de predadores conhecidos que, estando passando por mutação genética natural, agem de forma diferente da costumeira, razão pela qual as vítimas são vistas com mutilações difíceis de serem caracterizadas como sendo de um predador comum.
2. São predadores produzidos por mutação genética artificial em laboratórios, os chamados organismos geneticamente modificados (OGMs), e que teriam escapados dos locais onde essas experiências ocorrem, fugindo assim, a criatura, do controle de seu criador.
3. Predadores extra-terrestre.
RELIGIÃO
Há quem diga que, à luz da Bíblia, as manifestações do Chupa-Cabra são plenamente compreensíveis. É o começo do fim, dizem, referindo-se ao fim dos tempos, ou fim do mundo, preconizado por visões de caráter apocalípticas. Satanás e seus demônios estariam se utilizando de uma gama de bestas para espalhar o terror entre os humanos, desviando nossa atenção de assuntos mais elevados, especialmente os relacionados à salvação. Afinal, afirma-se, não é coincidência demais que os ataques se dirijam preferencialmente a ovelhas, cordeiros e cabras, animais utilizados nos sacrifícios na Idade Antiga? Satanás pode muito bem estar se utilizando desse expediente para provocar dúvidas quanto à bondade do Criador, e aprendeu os segredos da natureza para melhor exercer seu poder, assim como o faz nos grandes acidentes e calamidades no mar e em terra.
UFOLOGIA
Certos ufólogos afirmam que o Chupa-Cabra só pode ser um extra-terrestre. Objetos voadores não identificados (OVNIs), estariam trasladando seres de outro planeta para povoarem a terra. Esses novos habitantes estariam então realizando intensos estudos em animais que se encontram na superfície da terra, o que explica a retirada de órgãos vitais e o escoamento do sangue de suas presas.
FOLCLORE
CHUPA-CABRA: ser misterioso que ataca animais de pequeno porte no campo e na cidade.
Tem preferência por fêmeas prenhes.
Ataca cabras e ovelhas, mas também bezerros, porcos, patos e galinhas.
Extrai o sangue e as vísceras de suas vítimas.
Existem relatos de ataques a seres humanos.
Muitos têm visto o Chupa-Cabra, mas não conseguem fazer uma descrição precisa.
Os cães de guarda não conseguem detectar a presença do Chupa-Cabras na propriedade que está sendo atacada.
Nunca ninguém fotografou um chupa-cabra.

No calor das especulações sobre a orígem e descrição dessa entidade, eis que surge no mercado um concorrido bonequinho de aspecto bizarro, meio gente, meio animal, conhecido como Chupinha, nome “carinhoso” dado ao filho do Chupa-Cabra. A procura era tanta que em certos locais de venda elaboravam-se extensas listas de espera para atender os interessados.
No Brasil, certo dispositivo eletrônico usado para clonar senhas de computadores tem o sugestivo nome de “chupa-cabra”.
Pessoa de aspectos fora do normal são potenciais candidatas a receberem um apelido cada vez mais comum, o de Chupa-Cabra.
Certas mortes em circunstâncias misteriosas, têm grandes chances de terem o Chupa-Cabra no centro das especulações sobre a questão da autoria.
Sabe-se de pelo menos um caso envolvendo uma mulher, que atribuiu ao Chupa-Cabra a responsabilidade por uma “agressão constrangedora”. O fato foi noticiado por um grande jornal de São Paulo.

Assim nascem os mitos e as lendas, resultantes, muitas vezes, de elementos factuais, nem sempre bem compreendidos, quase sempre mal interpretados, normalmente envolto em mistérios, e assim são inconscientemente transportados pelo imaginário popular de maneira expontânea à categoria de Folclore. Quando os entes míticos adquirem atributos específicos e características peculiares, são acolhidos pelo imaginário popular, e dessa forma “eternizados” na cultura do povo.


Biografia:
Estudioso do Folclore e da Cultura Popular de raízes caipiras. Autor do livro Heróis Caipiras. http://www.clubedeautores.com.br/book/119026--HEROIS_CAIPIRAS Presidente da Associação de Produtores da Agricultura Urbana de Campinas e Região. Blog: http://aproagriup.blogspot.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 59483


Outros títulos do mesmo autor

Contos BATICO Orlando Batista dos Santos
Crônicas PROBLEMAS, PROBLEMAS... Orlando Batista dos Santos
Crônicas CAMPINAS, GIBRAN E GALEANO Orlando Batista dos Santos
Crônicas UM GENERAL EM MEU QUARTO Orlando Batista dos Santos
Artigos PRA LÁ DE CAIPIRA Orlando Batista dos Santos
Teatro A GUERRA DA ÁGUA Orlando Batista dos Santos
Cartas SIGA TEU CORAÇÃO, MARIANE Orlando Batista dos Santos

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59831 Visitas
Jogada de menino - Ana Maria de Souza Mello 59830 Visitas
A ùltima Fronteira - José Ernesto Kappel 59829 Visitas
Um coroa no Atacama - Rodrigo Nascimento 59828 Visitas
O espírito busca a paz interior - Maria 59828 Visitas
Rosas de Ocasião - José Ernesto Kappel 59827 Visitas
Dança Sem Corpo - José Ernesto Kappel 59826 Visitas
A verdade está nas unhas - Ana Mello 59825 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 59820 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 59818 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última