Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA HUMANIDADE IRRACIONAL
DIRCEU DETROZ

Não sei se ainda escrevem, mas há algum tempo li astrólogos escrevendo sobre o fim da Era de Aquário, e o início da Era de Peixes. Diziam eles, que então a Humanidade despertaria para uma nova consciência.

No século XVIII, tivemos o Iluminismo, também conhecido como “Século das Luzes. Uma cultura da elite europeia que na época, tentava mobilizar a sociedade pela razão. O Iluminismo combatia tanto a igreja como o estado.

Com esses preâmbulos, chegamos aos dois acontecimentos que a mídia mundial cobriu com exaustão. No Brasil, outra vez, repetiu-se um estupro coletivo. Que não será o último. Infelizmente esta é a única certeza.

Em Orlando (Flórida EUA), um matador entrou numa boate gay, e se “divertiu” matando dezenas de pessoas da sua raça que pensavam e eram “diferentes” dele.

Que os astrólogos estavam errados é um fato. Na verdade eles sempre estão. O destino da Humanidade nunca esteve, está e nem estará escrito nas estrelas Isto não impede, entretanto, que ele possa chegar “vindo das estrelas”.

Já o Iluminismo perdeu sua “guerra”. O que provocou um abalo sísmico na Humanidade. Chegamos ao século XXI ainda com duas pedras atrapalhando a nossa caminhada. A religião e o estado.

É um erro olhar para os estupradores e o matador como fatos isolados. Quando eles são inseridos no contexto do todo, o movimento retrógrado da Humanidade só não fica escancarado, porque criou-se a indústria da cegueira e do hipnotismo.

Eu diria que a tecnologia é um iluminismo no sentido contrário. Os avanços tecnológicos mascaram a evolução da Humanidade. E escondem ainda mais nossos instintos selvagens. Só que uma parte cada vez maior não consegue escondê-los.

O pensar fez a Raça Humana dominante. Foi neste ponto que cometemos o maior dos nossos pecados. Confundir pensar com razão. A razão não deixa os medos e receios ocultos aflorarem. Ela não precisa de deuses para nos salvarem, levando-nos ao paraíso.

O pensar revelou ainda, outro dos nossos segredos mais horripilantes. A nossa imbecilidade animalesca. E nos transformou no predador com as garras mais afiadas que já caminhou neste planeta. O paradoxo é que somos nossas próprias vítimas.

Permito-me afirmar que a Raça Humana não foi agraciada com a dádiva do gene da razão. Ele também, não está no horizonte do nosso caminho evolutivo. Nunca estará. Na nossa essência vive o gene do instinto animal. E não existe a opção de transplante.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59424


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Lançamento livro Japão: Memórias da Era Showa - Terezinha Tarcitano 59443 Visitas
O perigo de ignorar a energia do ambiente de trabalho - Isnar Amaral 59442 Visitas
Eu e Você Estivemos Tão Distantes - Riz de Ferelas 59441 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 59441 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59441 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59441 Visitas
Amores! - 59440 Visitas
Desabafo - 59440 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59440 Visitas
CORAJUDO - Vadevino 59440 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última